Quando Jesus disse: “Vós, deste mundo, não sois”, deve ter imaginado a dificuldade que seus ouvintes teriam em captar o sentido disso! Isto porque a suposta mente humana acredita que estamos no mundo visto por ela, enquanto o oposto é verdadeiro, ou seja, estamos no REINO DE DEUS, invisível para ela. Quando num cinema percebemos o início da projeção do filme sobre a tela, não nos achamos tão envolvidos com o seu enredo como nos sentiremos logo depois! Isto devido ao seguinte: a mente humana é iludível por imagens! Vendo o desdobrar do filme na tela, acaba por nos arrastar em sua direção, a ponto de nem mesmo nos lembrarmos de estarmos no cinema, e não no filme projetado!
O aviso de Jesus, “vós, deste mundo, não sois”, equivale, em nossa ilustração, a chamarmos a atenção de alguém, envolvido com o filme, para o fato de que ele está fora dele, no cinema, numa realidade totalmente autônoma em relação à “realidade” das imagens filmadas.
Habitue-se ao seguinte treinamento: de olhos abertos, observe as imagens que a mente humana diz ser o “seu mundo”; e então, ponha sua atenção inteira à frase de Jesus: “EU, deste mundo, não sou”; se persistir, verá que, de fato, você está numa dimensão absoluta de Existência, sem vínculo nenhum com as imagens à sua frente, todas elas hipnóticas, sem substância, sem, portanto, realidade ou existência. É como ver o filme se encerrar, no cinema, enquanto a tela continua permanente ou mimtável como antes, sem ter tido participação alguma na sequência de imagens sobre ela projetadas!