“Nascer de novo” é cada Filho de Deus enxergar a SI MESMO como DEUS o concebe, desfazendo-se de todos os “conceitos errôneos” emitidos pela suposta “mente humana”. Ao revelar quem somos, Paulo não o fez “por pedaços”, ou seja, declarou o FATO ETERNO de que “CRISTO É TUDO EM TODOS” (Col. 3: 11).
O enfoque absoluto respeita unicamente esta Verdade Absoluta: CRISTO É TUDO EM VOCÊ! Por isso, prega o “renascimento espiritual” não como “meta”, mas como VERDADE JÁ EXPRESSA! Não há nenhum cabimento em recebermos uma revelação absoluta e a transformarmos em “meta humana temporal”! Mas é o que muitos fazem, por aceitarem ensinamentos dualistas que falam em “Eu superior” e em “eu inferior”. Por que aceitam naturalmente esta negação da Verdade Absoluta? POR SE JULGAREM PELAS APARÊNCIAS! É deste “juízo”, condenado por Jesus, que provém o absurdo de cada um endossar a ILUSÃO!
O ensinamento absoluto é radical em aceitar unicamente o JUÍZO JUSTO, pregado e utilizado por Jesus. Ao suposto leproso, que a ele se dirigiu dizendo:: “Se quiseres, serei limpo!”, Jesus não recomendou que “ele nascesse de novo”! Simplesmente disse: “EU QUERO! SÊ LIMPO!”.
Teria curado um “Filho de Deus”? NÃO! ENXERGOU O CRISTO SENDO TUDO NELE! SEM DEIXAR ESPAÇO PARA A “IMAGEM HIPNÓTICA” SE MANIFESTAR!
Inúmeras vezes eu testemunhei os chamados “milagres” e, também, a “ausência deles” como “sinais visíveis”! POR QUÊ? Pela presença ou ausência de “RECEPTIVIDADE” NO ACOLHIMENTO DA VERDADE DECLARADA! Não se dá a percepção da UNIDADE CONSCIENCIAL, ocorrendo unicamente a CRENÇA em “dois seres separados”: um declarando a Verdade, com a Cristo Consciência, e, o suposto “outro” apenas ouvindo-a com a ilusória “mente carnal”! Por isso, em sua terra, Jesus não realizava os “milagres”! De um lado estava ele com a Mente de Cristo; do outro, estava a “mente carnal”, julgando-o pelas aparências! NÃO PODERIA OCORRER A MANIFESTAÇÃO DA UNIDADE PERFEITA!
AQUI E AGORA, O CRISTO É TUDO EM TODOS! ESTA VERDADE ESTÁ INTEGRALMENTE MANIFESTA COMO “OBRAS CONSUMADAS E PERMANENTES DE DEUS”!JAMAIS EXISTIU “EU NASCIDO”! PERCEBER ESTA VERDADE SIGNIFICA “NASCER DE NOVO” , AO QUE EU COSTUMO CHAMAR DE “DESNASCER”! VARRER A CRENÇA DE “NASCIMENTOS”!
Quando adotamos o “juízo justo”, honramos a nós mesmos como honramos a Deus, ou seja, nossos supostos “encontros com pessoas” são reconhecidos como “ENCONTROS DE DEUSES” e nunca como “encontros de mortais”! E para esta VERDADE se mostrar verdadeira, aos olhos do mundo, A ACEITAÇÃO DE QUE “CRISTO É TUDO EM TODOS” É FUNDAMENTAL! NÃO UMA ACEITAÇÃO MERAMENTE INTELECTUAL, MAS SIM, CONSCIENCIAL! DE UNIDADE! DE SUBSTÂNCIA DIVINA RECONHECIDA COMO O SER QUE TODOS SOMOS!
Isto requer oração, dedicação e contemplação! Por isso Jesus criticava os “discípulos que dormiam”, enquanto ele orava!“NEM POR UMA HORA PUDESTES VELAR COMIGO?”.
As “contemplações” não objetivam a realização de “curas” ou de “sinais”! OBJETIVAM NOSSA REALIZAÇÃO DA UNIDADE ESSENCIAL: SOMOS TODOS UM, ESTE UM É UNICAMENTE O “CRISTO EM TODOS”, E TODOS, EM CRISTO, SOMOS DEUS!
Afirme convictamente: O CRISTO É TUDO EM MIM! Enxergue UNICAMENTE o Cristo sendo TUDO EM VOCÊ!
A Mente divina, em constante e perfeita atividade, chamada “Oniação”, para a suposta “mente humana” atua na “invisibilidade”. Isto porque em todo o Universo está DEUS EM ONIAÇÃO, enquanto esta “mente falsa” nada capta nem registra desta Realidade Oniativa! Por esse motivo, quem erroneamente se identifica com esta “mente ilusória” unicamente se vê mergulhado numa ILUSÃO! NADA PERCEBE DOS FATOS REAIS, ETERNOS, PERFEITOS E PERMANENTES MANTIDOS POR DEUS. E NADA PERCEBE DE SUA REAL ATUAÇÃO EM UNIDADE COM DEUS!
Consciente da Onipresença da Oniação perfeita, Jesus disse taxativamente: “O Meu Reino não é deste mundo”! Que estava declarando? Que não se deixava ILUDIR pelas “imagens hipnóticas” mostradas pela “mente em ilusão”! Que o seu reconhecimento dos FATOS era DIVINO e não HUMANO! Em outras palavras, Jesus desprezava a “mente humana” com todas as “coisas visíveis” mostradas por ela, para se ater `unicamente à “Oniação divina”, INVISÍVEL a ela. Este é o sentido das palavras: “O Meu Reino não é deste mundo”!
A “Prática da Verdade AbsoLuta” está neste entendimento: ESTAMOS TODOS NO REINO DE DEUS, AQUI MESMO, E AGORA MESMO, ENQUANTO A SUPOSTA MENTE HUMANA SÓ CAPTA “MIRAGENS” DE SUA ILUSÓRIA INVENÇÃO.
A Metafísica Absoluta nos conduz à VISÃO CRÍSTICA, um treinamento consciente que nos remete à ONIAÇÃO, à INVISIBILIDADE do que DEUS FAZ, e à ‘SOLTURA” DAS FALSIDADES APARENTEMENTE “VISTAS” PELA ILUSÓRIA MENTE HUMANA.
“Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que OS QUE NÃO VEEM VEJAM, e OS QUE VEEM SEJAM CEGOS” (João 9: 39). Este “EU” é QUEM SOMOS, e este “JUÍZO” é nossa fidelidade à ONIAÇÃO é à nossa “cegueira” com relação às “aparências”!
As “aparências” são todas irrealidades; por outro lado, estamos IMERSOS EM DEUS COMO O CRISTO QUE SOMOS! É ESTA A VERDADE QUE DEVE SER PRATICADA! Para isso, devemos assumir que “TEMOS A MENTE DE CRISTO” E QUE, COM ELA, DISCERNIMOS ESPIRITUALMENTE O QUE DEUS FAZ, E NÃO O QUE NOS MOSTRA A MENTE HUMANA!
Uma palestra feita por um casal de praticistas da Ciência Cristã, chamada “Coisas maravilhosas estão acontecendo”, foi publicada neste site há tempos. Só o título fazia com que as pessoas se desviassem dos “quadros hipnóticos” para reconhecerem a PERFEIÇÃO DA INVISIBILIDADE DIVINA ONIPRESENTE!
AS “COISAS MARAVILHOSAS” ESTÃO SEMPRE ACONTECENDO, E SÃO AS ÚNICAS QUE ESTÃO ACONTECENDO!POR QUÊ? PORQUE DEUS É TUDO!
É gritante a diferença entre “estudar a Verdade” e “perceber a Verdade”. No “estudo”, se faz presente um suposto “eu nascido”; na “percepção”, se faz presente o Cristo, Deus individualizado como o Ser que somos.
Enquanto “estudamos”, estamos com o “Batismo com água”; enquanto “percebemos”, estamos com o Batismo com fogo”! Dizendo com maior clareza, o “estudo” é um expediente para um consciente “sumiço do estudante”. Por quê? Por ser ele uma ILUSÃO! Uma FICÇÃO! Puríssimo NADA!
Em vista do exposto, o ensinamento absoluto revela unicamente o que é REALIDADE ETERNA, onde todos VIVEMOS E TEMOS O SER DIVINO, O CRISTO QUE SOMOS. Quando o “estudo” revela a Verdade, esta Verdade já é a Verdade eterna que somos;portanto, IMEDIATAMENTE ela deve ser reconhecida dessa forma, e jamais sendo apenas “estudada” e retida na “mente irreal de um estudante irreal”. MUITO PROFUNDO? NÃO! MUITO VERDADEIRO!
Há no mundo inúmeros ensinamentos intitulados “espirituais”; e há, aparentemente, muitos dedicados “estudantes” destes ensinamentos, que até se orgulham de conhecê-los todos, de saber comentar sobre eles, etc.. TERIA HAVIDO A “PERCEPÇÃO” DE QUE CADA UM É DEUS, E NÃO ESTUDANTE? ESTE É O PONTO!
Mesmo quem “estuda” o enfoque absoluto, se não fizer DIRETA E IMEDIATA IDENTIFICAÇÃO COM DEUS, estará unicamente com o “Batismo com água”! Para evitar que isto aconteça, o ensinamento prega, como PONTO DE PARTIDA, a premissa “DEUS É TUDO, TUDO É DEUS”,para que a Verdade seja lida como JÁ PRESENTE, e para que RECONHEÇAMOS QUE UNICAMENTE DEUS CONSTITUI O SER QUE AGORA SOMOS.
Estes cuidados cortam a falsa CRENÇA de que “um dia” teremos a experiência do Pentecostes, ou do “Batismo com fogo”!NÃO EXISTE “OUTRO SER” PARA PASSAR POR TAL EXPERIÊNCIA!O BATISMO COM FOGO ESTÁ EM NOSSA ACEITAÇÃO INCONDICIONAL DE QUE DEUS É TUDO! E NESTA ACEITAÇÃO ESTÁ IMPLÍCITA A NULIDADE DE “MENTE CARNAL”, DE “EU NASCIDO”, DE “EU BATIZADO COM ÁGUA” E DE “MUNDO MATERIAL”!
UNICAMENTE DEUS É REALIDADE! E DEUS É REAL COMO A VIDA QUE AGORA VIVEMOS!
Vivian May Williams assim disse: Quando estiver “contemplando Deus”, você não pode pensar em termos de “mundo exterior”; Deus é a Substância infinita da qual todas as coisas são reveladas através da Autorrealização”.
O que ela explica, é que DEUS É A UNIDADE PERFEITA da qual são emanadas todas as “Obras Perfeitas da Real Existência”. Se ficarmos nos dividindo com as “imagens ilusórias” da suposta “mente humana”, deixaremos de RECONHECER UNICAMENTE O INFINITO QUE DEUS É!
Grave bem: “estudar a Verdade” é constatar a Onipresença de Deus; é PERCEBER a Presença de DEUS no lugar do suposto “estudante”!
A Verdade é que DEUS É TUDO; em vista disso, em Sua Amorfia, Deus exprime a Si mesmo como Formas infinitas, permanentes e perfeitas, SEMPRE “dentro de Si mesmo”! Por isso, assim disse Paulo apóstolo: “Em Deus vivemos, nos movimentamos e existimos”. Se uma lousa fosse tudo, e fosse infinita, qualquer que fosse a forma nela desenhada, ela seria a própria lousa!
Há ensinamentos que falam que devemos deixar o “mundo das formas” para, no silêncio, conhecermos a Deus. A intenção pode ser ótima; porém, tais ensinamentos são errôneos ou incompletos! Assim dizem por procurarem fazer com que a humanidade se volte das “formas aparentes” da ILUSÃO para o “transcendental”. Entretanto, com tais instruções, acabam por direcionar as pessoas a um suposto “DEUS AMORFO”, pregando o “VAZIO”!
Se há “formas fenomênicas”, que são ilusórias, elas somente podem “parecer existir” pelo FATO DE QUE O UNIVERSO REAL É REPLETO DE FORMAS!Fazendo uma analogia, se as pessoas, andando pelas ruas, projetam “formatos em suas sombras”, isto se deve à PRESENÇA E EXISTÊNCIA DE SUAS FORMAS VERDADEIRAS! E caso fôssemos ensinar que deveríamos nos voltar das sombras para UMA AMORFIA DIVINA, estaríamos NEGANDO AS FORMAS ILUMINADAS EXPRESSADAS POR DEUS.
A Bíblia diz que “AS OBRAS DE DEUS SÃO PERMANENTES”. Isto significa que DEUS SE EXPRIME COMO FORMAS ESPIRITUAIS “DENTRO DE SI MESMO”! Este é o conhecimento que nos remete às IMAGENS VERDADEIRAS DA EXISTÊNCIA!
Em nossas “contemplações absolutas”, reconheçamos a TOTALIDADE E A UNICIDADE DE DEUS, porém, reconheçamos também a forma “CORPO DE LUZ”, que temos e que somos! Em outras palavras, significa que estaremos CONTEMPLANDO O “EU SOU INFINITO”COMO “CORPO UNIVERSAL DE DEUS” E, AO MESMO TEMPO, CONTEMPLANDO O “CRISTO QUE SOMOS” COMO “CORPO DE LUZ, OU SEJA, O “EU SOU INDIVIDUALIZADO”, EXPRESSO COMO “FORMA ESPECÍFICA”! Em nossa analogia, seria estarmos reconhecendo a lousa e, ao mesmo tempo, as formas nela desenhadas.
Somos PERFEITOS EM UNIDADE, disse Jesus. Portanto, reconheçamos que “contemplar nossa UNIDADE e com Deus” significa entender que Deus, em Sua TOTALIDADE, inclui a todos nós da mesma maneira com que A LOUSA INCLUI EM SI MESMA TODAS AS “FORMAS NELA DESENHADAS”, MAS COM UMA DIFERENÇA: EM DEUS, AS FORMAS SÃO SEMPRE PRESENTES, PERFEITAS E PERMANENTES!
CONCLUSÃO: DEUS SE EXPRIME UNICAMENTE EM SI MESMO, COMO FORMAS ESPECÍFICAS DE SUA PRÓPRIA NATUREZA! O CRISTO, QUE VOCÊ AGORA É, É UMA DELAS!
Inexiste mensageiro da Verdade que tenha deixado de ressaltar a NATUREZA ESPIRITUAL E PERFEITA do Ser. Isto significa que o chamado “Criador” – O ESPÍRITO – é a ÚNICA Substância real de cada “Criação”. A real existência, de pura NATUREZA ESPIRITUAL, é, portanto, a ÚNICA REALIDADE, e o “conhecimento da Verdade” está em simplesmente RECONHECERMOS A DEUS COMO A FORMA ESPIRITUAL INDIVIDUALIZADA QUE AQUI E AGORA SOMOS!
“Ou não sabeis que SOIS o Templo de Deus, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós?” Assim indagou o apóstolo Paulo! “Sem o Verbo – Deus – NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ”,declarou João em seu Evangelho!
A palavra “Evangelho” significa “Boa Nova”! Por quê? Pelo fato de trazer à humanidade a VERDADE de que jamais EXISTIU “HOMEM CARNAL”! “SOMOS DEUSES!”
“Por que você afirma que não existe algo que todos estamos vendo? A resposta pode ser dada com outra pergunta, da seguinte forma: “Por que todo mundo via corpo carnal, inclusive em Jesus, enquanto três discípulos dele o viram como Luz?”A Bíblia diz que ele “transfigurou-se”! Que teria, de fato, ocorrido? O SEGUINTE: Jesus foi visto como Paulo e João disseram que somos: COMO “VERBO DIVINO”! SIMPLES ASSIM!
Se Jesus foi VISTO como LUZ DIVINA, foi VISTO como TODOS SOMOS! Não foi o que ele próprio nos revelou? “SOIS A LUZ DO MUNDO!”. Além disso, os três discípulos O VIRAM COMO LUZ porque NÃO O ESTAVAM OLHANDO SEGUNDO A VISÃO DOS ILUSÓRIOS “SENTIDOS HUMANOS”!
De que modo Jesus estava sendo “visto” como “homem carnal”, supostamente “nascido de Maria” e supostamente “morto numa cruz” ? ESTAVA SENDO “MAL INTERPRETADO” PELA ILUSÓRIA “MENTE CARNAL”!
Paulo disse: “A mente carnal é a morte; a inimizade contra Deus”! Disse ainda: “Temos a Mente de Cristo”, para discernirmos espiritualmente o que nos é dado gratuitamente por Deus”.
Diante destas tremendas revelações, que deveria fazer a humanidade? DESPACHAR ESTA “MENTE CARNAL” AO SEU “NADA ORIGINÁRIO”! RECEBER O “REINO DE DEUS” RECONHECENDO “TER A MENTE DE CRISTO”, E VER A REALIDADE ILUMINADA E PERFEITA NO LUGAR DAS “IMAGENS HIPNÓTICAS” SUGERIDAS PELA ILUSÓRIA “MENTE CARNAL”!
“DEUS É ESPÍRITO”,E TODA A EXISTÊNCIA É ESPÍRITO EMANADO DE DEUS! DEUS JAMAIS “CRIOU HOMEM CARNAL”! EM VISTA DISSO, TODO AQUELE QUE “NEGAR-SE A SI MESMO COMO CARNAL”ESTARÁ ELIMINANDO A “INTERPRETAÇÃO” FALSA, HIPNÓTICA E ERRÔNEA FEITA PELA “MENTE CARNAL”. E ENTÃO, O CRISTO QUE ELE É, ESPIRITUAL E PERFEITA EMANAÇÃO DE DEUS, SERÁ VISTO COMO O SEU PRÓPRIO SER!
Estudar a Verdade significa acatar seus princípios e vivê-los neste “agora”. Não existe nada, senão a Verdade em evidência! E esta Verdade é o Eu divinoque somos! É por esse motivo que os propagadores da Verdade Absoluta empregam os tempos verbais no presente do indicativo, como, por exemplo, fez o apóstolo Paulo: “Em Deus vivemos, nos movemos e existimos”(Atos, 17: 28).
Esta pregação no AGORA requer que descartemos as CRENÇAS DO MUNDO, para podermos “contemplar” os FATOS REVELADOS como estando, neste EXATO AGORA, válidos e evidenciados como o Universo em que estamos, que é o Reino de Deus, e como o Filho de Deus que somos, que é o CRISTO!
Este é o FATO! Em DEUS estamos AGORA! O CRISTO ETERNO é a Vida que vivemos AGORA! Sendo estes os FATOS REAIS , REVELADOS COMO JÁ EM EVIDÊNCIA, basta, a cada um, RECONHECÊ-LOS, não como Verdades “a serem conscientizadas”, mas como FATOS PERMANENTES AGORA EVIDENCIADOS!
A Bíblia registra Jesus “enxergando” que SOMOS “Luz do mundo” HÁ MAIS DE 2000 ANOS! Se ele tivesse estado aqui há 10000 ou há 100000 anos, estaria “enxergando” a mesmíssima Verdade que SOMOS! Em outras palavras, estaria revelando O QUE SOMOS “DESDE O PRINCÍPIO”,E, IGUALMENTE, DENUNCIANDO QUE A SUPOSTA “MENTE CARNAL” É MENTIROSA “DESDE O PRINCÍPIO”!
O mundo reluta em se livrar de meras “imagens hipnóticas”, por partir da “CRENÇA EM TORNAR-SE”, ou seja, por partir do “ser da mentira” em vez de partir do SER VERDADEIRO! Partindo da MENTIRA, empenha-se por transformá-la em VERDADE, como se possível fosse à “escuridão tornar-se luz”!Ensinamentos e mais ensinamentos iludem as pessoas com esta “missão impossível”: fazer com que um “eu nascido” se torne um Cristo!E é quando ouvimos falar em “estágios de consciência”, sempre endossando um “eu nascido” coexistindo com um “Eu superior”! Esta admissão, que nega a TOTALIDADE DE DEUS, equivale a se aceitar “luz e sombra” ocupando o mesmo lugar!
O ensinamento absoluto desfaz estas CRENÇAS FALSAS e estes ensinamentos dualistas mentirosos! AQUI E AGORA, EXISTE UNICAMENTE DEUS! E DEUS SE EVIDENCIA EM SI MESMO ATRAVÉS DE INFINITAS FORMAS ILUMINADAS E PERFEITAS!
O que as Escrituras budistas e cristãs ensinam, usando os verbos “Despertar” ou “Renascer”, não é “trabalho de vida inteira”! PELO CONTRÁRIO, É UMA PERCEPÇÃO IMEDIATA, RADICAL E INEQUÍVOCA DO “AGORA”, UM ENDOSSO IMEDIATO E DIRETO DE QUE UNICAMENTE “A LUZ DIVINA” É QUEM AGORA SOMOS!
Que cada um se mantenha alerta para “desviar-se dos desvios”, ou seja, para RECONHECER ESTAR EM DEUS E SENDO O CRISTO DE DEUS, descartando todas as “mentiras” que se contraponham à Verdade! Para isso, há as “contemplações absolutas”, e, há a Ciência Mental, que nos permite endossar a Verdade que somos, sem permitir que “pensamentos hipnóticos”, supostamente vindos da ilusória “mente humana”, sejam aceitos como “nossos pensamentos”!. Por isso, o “estudo da Verdade” está “dentro de nós”, em nossa Consciência iluminada e divina, e na aceitação de que esta Consciência é CRÍSTICA, algo jamais coexistente com uma suposta “mente humana”!
Quando Jesus disse que “o Pai sabe o que nos é necessário”,deixava implícito, nesta revelação, que SOMOS UM COM ELE. Por que encontramos, aparentemente, pessoas se achando carentes ou necessitadas? POR NÃO SABEREM O QUE LHES É NECESSÁRIO, ou seja, POR RECONHECEREM A ILUSÃO DE QUE “DEUS É UM, E QUE ELAS SÃO OUTROS”!
A “Mente divina SABE o que é necessário para DEUS, e este saber quer dizer que DEUS É ONIPRESENÇA AUTOSSUPRIDA!
Quando alguém SABE O QUE LHE É NECESSÁRIO, que é SABER QUE “DEUS E ELE SÃO UM E O MESMO”, estará em UNIDADE com a Mente divina, a Mente que reconhece o Universo de Luz Autossuprido, e que sabe, ser este Universo, o ÚNICO em existência ou em expressão.
O Pai “sabe o que nos é necessário” quando NÃO NOS VEMOS SEPARADOS DELE!Não existe NINGUÉM com “vida separada de Deus”. Esta suposta “vida humana” é NADA! Em vista disso, há também a instrução de Jesus explicando que “quem perder a vida por causa de MIM, irá achar sua vida divina real”.Em outras palavras, aquele que se livrar da ilusória “vida que nasce e que morre”, encontrará, EM SI MESMO, O CRISTO!
Assim disse Paulo: “Quando o Cristo, que é a vossa Vida, se manifestar, também vós vos manifestareis com ele em glória” (Col. 3:4).
“O Pai sabe o que é necessário a SI próprio”, o que significa CONHECER A SI MESMO COMO TUDO E SUPRIDO DE TUDO! Haveria sentido em “alguém se achar com vida separada e carente”, sempre pedindo alguma coisa a Deus? Não! O que deve ele fazer, é “nascer de novo”! ACHAR EM SI MESMO “O CRISTO UNO COM O PAI”!
As Escrituras assim dizem: “DEUS NÃO MUDA! AS OBRAS DE DEUS SÃO PERMANENTES!” Todas as chamadas “obras na carne” são, como disse Jesus, a MENTIRA DO PAI DA MENTIRA, OU SEJA, MERAS CRENÇAS VAZIAS E EFÊMERAS DA ILUSÓRIA MENTE HUMANA!
Exatamente onde PARECE haver alguém nascendo, necessitado ou morrendo, ESTÁ DEUS SENDO TUDO E SENDO TODOS,EM SEU CONSUMADO E PERMANENTE REINO ILUMINADO, PLENA E PERFEITAMENTE AUTOSSUPRIDO! O SUPOSTO “CENÁRIO HUMANO” É PURA “IMAGEM HIPNÓTICA”!
Jamais se desvie para uma “personalidade terrena”, acreditando que esta MENTIRA seja VOCÊ! Pelo contrário, entenda, aceite e reconheça que O PAI É TUDO, QUE INCLUI VOCÊ EM SUA TOTALIDADE, E QUE, POR SABER POSSUIR TUDO O QUE LHE É NECESSÁRIO, POSSUI TAMBÉM VOCÊ EM UNIDADE PERFEITA COM ELE!
É DESSE MODO QUE O UNIVERSO AUTOSSUPRIDO ASSIM SE REVELA INCLUINDO VOCÊ!
A Realidade é a coisa em Si – Manifestação. O Céu é o Mundo de nossa própria Consciência espiritual, um mundo de coisas espirituais visíveis. Um Mundo que fosse sem formas, coisas, manifestações, nada poderia significar para nós. Nossas experiências em iluminação somente nos convencem de que nosso Corpo está presente, mas também todas as demais Formas. E todas elas são puras e perfeitas, sem qualquer materialidade.
Existe algo muito necessário, uma coisa de suprema importância e magnitude: saber que nossa Consciência divina é nossa Totalidade e “Completeza”, aqui e agora. Nossa Consciência de que Deus é todo o nosso Eu, toda a nossa Existência, todo o nosso Mundo, constitui nossa Paz e Harmonia, Segurança e Imunidade – inquebrantáveis e absolutas.
Não pensemos em Deus como Alguém outro, além de nossa própria Egoidade. Quanto mais alguém se vê como realmente ele é, no lugar de como “espera se tornar”, após ser aprimorado ou regenerado, mais cedo conhece a Revelação através de uma real experiência da mesma.
Como receber a Iluminação? A partir da Luz dentro de nós. Se a Luz da Verdade está aqui, nós a conheceremos e nós a vivenciaremos. Torna-se aparente que a falta desse Conhecimento e desta Experiência só é sentida pela insistência de alguém em aceitar crenças e ensinamentos imperfeitos, em vez de largá-los de uma vez e tomar posse, devotadamente, da Verdade Absoluta.
E agora, a questão flamejante: Quem é o sonhador ou falso crente? Quem deve nascer de novo? Quem vê o mal, e sente necessidade de cura? Qual a origem do mal? Todas estas questões são a mesma questão. Todas estão enraizadas na crença e ensinamento de que uma separação de Deus começou, ao que as religiões chamam de “a queda do homem”. A partir dessa visão, jamais alguma resposta será encontrada para estas perguntas. Tampouco serão respondidas do ponto de vista da Verdade, pois, nesse caso, elas não teriam nenhum sentido.
Questões referentes ao mal, treva, guerra e limitação serão canceladas e varridas, assim que nos voltarmos das crenças generalizadas, e dos ensinamentos religiosos, para encararmos a Deus “no lugar secreto de nosso coração”.Aqui, no Reino da Luz Divina, tudo é Perfeição – incondicionada. Encontramos Deus sendo nosso único Ser, nosso único Universo.
Nós não perdemos nossa Identidade. Nossa experiência deixa de ser aquela de um indivíduo separado, que busca avidamente a Verdade e a Realidade. A Vida única, o Ser único, é a plenitude e a totalidade de cada um.
A nossa identificação com nosso real e verdadeiro Eu como já presente agora, faz com que experienciemos uma paz interior e quietude, bem como felicidade, impossíveis de serem constatados na prática de outros caminhos. Habitar nesta Luz – amando-A acima de tudo mais – nos dá a certeza de resposta a toda indagação.
Recordo-me de uma época, logo depois que comecei a estudar a Verdade, em que havia convidado um parente, que morava longe, para visitar-me. Ele era pastor metodista, e eu estava ansiosa para apresentar-lhe esta Verdade maravilhosa. Imaginem meu desgosto e consternação quando, no dia previsto para sua chegada, acordei e me vi envolta pela crença de um forte resfriado. Olhos, nariz, garganta e voz diziam tudo; e eu estava profundamente angustiada por ter de recebê-lo naquelas condições. Como aquela evidência poderia corresponder à minha mensagem? Todo o meu ser estava imerso numa só questão: “Que dizer a ele? Como dar-lhe explicações?”.
Sua chegada estava prevista para bem cedo, e eu ativamente me preparava para recebê-lo, enquanto me questionava constantemente sobre que tipo de explicação poderia lhe dar. Mas não me vinha nenhuma. Observei-o vindo da calçada, sua mão já estava apertando a campainha, e eu ainda não havia encontrado nenhuma solução adequada para a pergunta que meu coração disparava: “Que dizer a ele?”.
Com minha mão na maçaneta da porta, fiz uma pausa. Em desespero e total abandono do ego, voltei-me a Deus, gritando: “Deus! Que direi a ele sobre este resfriado?”. E a respostas surgiu como um raio: “Como poderia você falar-lhe de algo que você não tem?”.
Que instante de glória! Abri a porta com a sensação de que sabia tudo. Estava radiante, íntegra, sem traços do menor sintoma. Nosso encontro foi dos mais felizes.
Quão tolo e estúpido é o caminho do pensamento ou da preocupação! Quão vibrante e glorioso é o Caminho de nos voltarmos a Deus como sendo nossa própria Vida e Ser. Jamais poderemos encontrar motivo para doença ou problema, pois, para Deus, nosso único Ser, a discórdia jamais está presente.
Este incidente talvez sirva para ilustrar o que se entende por Luz direta ou Iluminação.Naquela fração de segundo eu tive a experiência de ser a Mente divina, conhecer a Verdade como minha própria Consciência, e viver na Existência espiritual.
Ao explicar que “este mundo é do pai da mentira”, dizendo que “devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar”, Jesus repetia Buda, que disse com todas as letras ser “este mundo” uma ILUSÃO, e que o Nirvana é a Luz Infinita universal que a tudo e a todos ilumina e permeia.
“Sois a Luz do mundo”, disse Jesus. Ser Luz significa brilhar sem jamais reconhecer escuridão. O Universo é Luz onipresente! Tudo é iluminado!Apesar de ser esta a Verdade, o que nos mostram os supostos” sentidos humanos” contrasta diametralmente com ela, por crerem em “dois poderes”, e não na Onipotência divina; por crerem em “bem e mal”, e não no Bem absoluto e permanente; por crerem em “luz e trevas”, e não na Luz divina onipresente.
Por isso, a Metafísica Absoluta ensina que DEUS É TUDO, e que devemos PERMANECER neste ponto de vista iluminado de Deus, sem nos deixarmos iludir pelas “imagens falsas” do “mundo do pai da mentira”.
Isaías já havia dado a instrução iluminada no sentido de não cedermos às “aparências malignas”: “Aquele que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas”.
Alguém poderia dizer:“Ah, mas não podemos deixar de acompanhar os fatos!”. REALMENTE! Os FATOS devem ser acompanhados! QUAIS SÃO OS FATOS?O QUE A SUPOSTA “MENTE HUMANA” NOS APRESENTA, NA FORMA DE “IMAGENS HIPNÓTICAS”? OU SÃO ELES AS “OBRAS PERMANENTES DE DEUS”?
Aquele que “constrói sua casa sobre a areia da ILUSÃO” irá vê-la cair por terra; mas aquele que a “edificá-la sobre a Rocha da Verdade”, irá tê-la por toda Eternidade! Não há realidade em “vida humana”! UNICAMENTE DEUS É REALIDADE, VIDA PERFEIÇÃO E PERMANÊNCIA!
A Lei da mente assim diz: “Não te dou o que me pedes; dou-te o que se sintoniza com tua frequência mental!” . Portanto, não viva em sintonia com o mundo! IRRADIE UNICAMENTE A LUZ DO CRISTO QUE VOCÊ É! SEM JAMAIS FICAR DE “ANTENA LIGADA” NAS SUCESSIVAS “TREVAS HIPNÓTICAS” SUGERIDAS PELA “MENTE CARNAL”!
A LUZ NÃO RECONHECE “TREVAS”, E ELAS, POR SEREM ILUSÓRIAS, DESAPARECEM DIANTE DA LUZ!
Uma das causas do verdadeiro “torpor mental” em que aparentemente vive a humanidade, se deve ao falso conhecimento ou crença de que somente Jesus Cristo é o “Filho unigênito de Deus”,e que, em vista disso, somente através dele alguém pode “ser salvo”!
Esta é uma das maiores mentiras possíveis de se ver circulando! O que a humanidade terá de conhecer, é o sentido espiritual e verdadeiro de “ser o unigênito do Pai”, ou de “ser o único gerado do Pai”.
Sem a visão espiritual, as igrejas ou religiões do mundo saturaram a mente da humanidade com a crença falsa e anticrística: SÓ JESUS É O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS! E o real sentido espiritual? NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU!
Perdi a conta de quantas vezes ouvi alguém dizer: “PARA NÓS, JESUS É DEUS”!E quando eu perguntava: “MAS DEUS NÃO É ONIPRESENTE?”, VINHAM COM A FALA: “Somente JESUS é o Filho unigênito de Deus! Está lá na Bíblia!”
A palavra “Onipresença”, que significa “única presença”, “toda presença” , jamais foi levada a sério pela CRENÇA ORTODOXA DUALISTA! É por isso que a humanidade sente tremenda dificuldade para aceitar o axioma fundamental da Verdade: NÃO EXISTE MATÉRIA! DEUS É ESPÍRITO ONIPRESENTE!
Jamais Jesus disse ser “pessoalmente” Filho unigênito de Deus! Pregava um “Pai único” manifesto como “Filho UNIGÊNITO”, ou CRISTO, em todos nós! “CRISTO É TUDO EM TODOS”(Col 3: 11).
Este CRISTO CÓSMICO É O UNIGÊNITO DO PAI, POR SER ÚNICO EM TODO FILHO DE DEUS, QUE, NA VERDADE, É O PRÓPRIO PAI MANIFESTO COMO TODO FILHO!
Se um pai tiver cinco filhos morando com ele, caso fizer cinco chaves para que todos possam entrar em sua casa, a chave será ÚNICA e, ao mesmo tempo, SERÃO CINCO CHAVES! Qualquer chave diferente da ÚNICA impediria a livre entrada na sua casa! CASO FOSSEM DEZ FILHOS, SERIAM FEITAS DEZ CHAVES! QUE SERIAM, IGUALMENTE, A CHAVE ÚNICA! ESTA SERIA “A CHAVE UNIGÊNITA” DE ACESSO À CASA!
O CRISTO É A CHAVE DE ENTRADA NO REINO DO PAI! EM OUTRAS PALAVRAS, “CARNE E SANGUE NÃO HERDAM O REINO DE DEUS”, como diz a Bíblia. PARA VOCÊ DESCOBRIR QUE, COMO JESUS, VOCÊ É O UNIGÊNITO DO PAI, TERÁ DE “SE DESPOJAR DO VELHO HOMEM E SEUS FEITOS”, E SE IDENTIFICAR COM O CRISTO EM VOCÊ!
Enquanto VOCÊ acreditar que “SÓ JESUS É DEUS”, OU QUE “SÓ JESUS É O FILHO UNIGÊNITO”, ESTARÁ NEGANDO A ONIPRESENÇA DE DEUS, ESTARÁ ENDOSSANDO SER “FILHO DA CARNE” E ESTARÁ “SEM A CHAVE DO REINO DO PAI”! Tão logo deixe de lado a “mente carnal”, com todas as suas igrejas apagadas de seu “mundo do pai da mentira”, que julgam a todos “pela carne”, e não pelo “juízo justo”, VOCÊ SE DESCOBRIRÁ SENDO, VOCÊ PRÓPRIO, O FILHO UNIGÊNITO DO PAI!ESTARÁ SE PERCEBENDO NA UNIDADE PERFEITA, VISTA E REVELADA POR JESUS! E ESTARÁ SENDO A VERDADE ABSOLUTA DA EXISTÊNCIA!
A “crença no tempo” é a causa determinante da ILUSÃO, razão pela qual é de vital importância o conhecimento da Verdade de que SOMENTE EXISTE O AGORA!
Sem “tempo” não haveria “crença de gestação”, e a humanidade, em vez de se achar “pai, mãe, ou filhos de carnais”, ficaria desfrutando da Glória de serem todos perfeitas expressões de Deus.
Há declarações absolutas de Jesus a esse respeito, como, por exemplo: “Bem-aventurado o ventre que jamais gestou”, “Não chameis de pai a ninguém sobre a face da terra”, “Estivestes comigo desde o princípio”. MAS ESTAS VERDADES JAMAIS ESTIVERAM SENDO REALMENTE CONSIDERADAS! A “CRENÇA NO TEMPO“ permite à “mente em ilusão” projetar seus quadros hipnóticos em série; desse modo, distraída por eles, a última coisa que a humanidade aparenta demonstrar interesse, é PELO CONHECIMENTO DAS OBRAS PERFEITAS DE DEUS.
Quando a IRREALIDADE DO TEMPO for aceita e acreditada, o AGORA ABSOLUTO será percebido estando “nas mãos de Deus”!
Tudo possível de ser considerado “maligno” decorre da aceitação do “tempo”, a começar das crenças de nascimentos e mortes. Por esse motivo, a revelação de Eclesiastes, 3: 14, que diz “ser permanente o que Deus faz”, é importantíssimo “princípio absoluto”. Porém, é preciso que ele seja por nós reconhecido.
Somente existe o que DEUS FAZ! Somente existe o AGORA em que TUDO O QUE DEUS FAZ, É PERMANENTE PERFEIÇÃO ABSOLUTA! Quando meditamos reconhecendo a existência única do AGORA, reconhecendo a Presença de DEUS como TUDO e como EVIDÊNCIA ONIPRESENTE IMUTÁVEL, a “crença no tempo” pode ser transcendida, e as “miragens”, representativas de suas “ilusões temporais” ficam reduzidas a “nadas”!
É AGORA QUE DEUS É TUDO! É AGORA QUE DEUS E VOCÊ SÃO UM! E A VERDADE É QUE “SEMPRE É AGORA”!
RECONHEÇA, PORTANTO, QUE O AGORA ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, E QUE, COMO DEUS E HOMEM SÃO UM, O AGORA ESTÁ AGORA EM SUAS MÃOS! PERMANEÇA NESTE REFERENCIAL ATEMPORAL E PERMANENTE, E A VERDADE ESTARÁ SENDO PLENAMENTE RECONHECIDA!
A crença em “filhos da carne”, oriunda da “mente carnal” e não de Deus, é a grande farsa que ilude a humanidade até hoje, fazendo-a acreditar viver num “mundo material” e não em Deus.
As revelações absolutas não ecoam, diante desse “hipnotismo de massa”; desse modo, Verdades como, por exemplo, “é do agrado do Pai dar-vos o Seu Reino”, que deveriam sacudir estas crenças medíocres, não o fazem, ficando somente figurando na Bíblia por séculos e séculos.
Que declarava Jesus, dizendo que “Deus Se agradou em nos dar o Seu Reino”? Explicava que a “vida na matéria” jamais foi fato verdadeiro! Alguém poderia sonhar seguidamente o mesmo sonho, sem que jamais estivesse participando dele! Na verdade, a alguém, participar efetivamente de seu sonho, é algo inteiramente impossível! MAS A HUMANIDADE ACREDITA ESTAR NO “SONHO DE ADÃO”, SUPOSTAMENTE EXPULSO DO PARAÍSO!
A revelação de que “ganhamos o Reino de Deus” tem sentido absoluto! ESTAMOS NO REINO DE DEUS, JAMAIS DELE SAÍMOS, JAMAIS A ELE PODERÍAMOS RETORNAR”! E para completar, e deixar isso bem claro, Jesus explicou que “mundo material tem por príncipe o Satanás, o pai da mentira e mentiroso desde o princípio”! Que foi entendido pela humanidade e suas religiões? QUE SATANÁS É REALIDADE, UM INIMIGO DE DEUS OU DOS FILHOS DE DEUS, isto é, NADA ENTENDEU DA VERDADE DE QUE ESTAMOS EM DEUS, E QUE O SUPOSTO MUNDO FORA DE DEUS NÃO EXISTE! NÃO PASSA DE “UM MUNDO DE MENTIRA”, OU, COMO DISSE BUDA, UMA “ILUSÃO DE MASSA”!
O ENSINAMENTO ABSOLUTO NÃO PODE SER ENTENDIDO NEM PRATICADO A PARTIR DA CRENÇA NA VERDADE E NA CRENÇA NA MENTIRA! Por isso, parte da VERDADE: DEUS É TUDO, E A SUPOSTA “MENTE CARNAL” É NADA! E É ESTE O Evangelho da Verdade, pregado por todo aquele que se viu na Luz e como Luz!
Quando o enfoque absoluto revela a divindade e imaculabilidade de cada Filho de Deus, está, de fato, deixando de dar crédito à mentira ou à ilusão! E enquanto a humanidade insistir em dar crédito à mentira, achará ser heresia alguém se declarar perfeito, imaculado e divino! O próprio Jesus foi apedrejado por afirmar “ser um com Deus”! Qual foi sua resposta aos judeus? “SOIS DEUSES– assim diz a Escritura de VOCÊS! E ela não pode ser anulada!”.
As mensagens da Verdade, expostas pelo Facho de Luz, são todas no sentido de desconsiderar o que diz a ilusória “mente carnal”, ou melhor, desconsiderar a própria “mente carnal”, que é puríssimo “nada”! Porém, de nada adianta a mensagem revelar esta Verdade, se o suposto leitor continuar aderindo à mente ilusória e às suas mentiras!
A LIBERTAÇÃO PELA VERDADE SE DÁ PELO “CORAÇÃO DE CRIANÇA”, POR AQUELE QUE, DIANTE DA REVELAÇÃO: “TEMOS A MENTE DE CRISTO”, DIZ A SI MESMO: “EU TENHO A MENTE DE CRISTO!”; DIANTE DA REVELAÇÃO DE “TER GANHO O REINO DE DEUS”, DIZ A SI MESMO: “EU VIVO NO REINO DE DEUS”; DIANTE DA REVELAÇÃO DE QUE “MUNDO MATERIAL É UM MUNDO DO PAI DA MENTIRA”, DIZ A SI MESMO: “ESTE MUNDO, PARA MIM, É UMA MENTIRA; O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!”
VOCÊ É A LUZ DO MUNDO, OU SEJA, É A CONSCIÊNCIA ILUMINADA QUE DESFAZ AS CRENÇAS MATERIAIS!SEM ELAS, ESTE MUNDO É VISTO COMO DE FATO É: COMO O RESPLANDECENTE , ETERNO E PERFEITO REINO DE DEUS! SEM ELAS, VOCÊ É VISTO SENDO UM “FILHO IMACULADO DE DEUS”, UM SER DE IDÊNTICA NATUREZA DE DEUS!
A totalidade de Deus poderá ser percebida quando o ilusório “mundo fenomênico” estiver sendo descartado como “nada”! Isto se assemelha a alguém que, conhecendo a verdade sobre algo, se veja descartando a mentira. Uma criança, por exemplo, vendo um “dinheiro falso” jogado pelo chão, como propaganda de alguma loja, poderá acreditar, por certo momento, tratar-se de dinheiro de verdade; entretanto, ao pegar a nota para examiná-la de perto, verá o anúncio da loja impresso nela e saberá tratar-se de mero papel sem valor! Esta constatação do que é falso e não verdadeiro é o que se requer, quando o “mundo de sombras” é reconhecido como ILUSÃO! O REAL É ONDE ESTAMOS: O ILUMINADO REINO DE DEUS!
A Fonte mantenedora do Universo é Deus! Deus é TUDO! Não há “crenças de bem e mal” em Deus! Isto significa que tais crenças não existem!Quando Jesus disse que “Deus faz a sua chuva cair sobre bons e maus”, estava enxergando o Reino de Deus e os Filhos de Deus, sem interferência alguma da ilusória “mente carnal”, julgadora pelas aparências! Estava reconhecendo a Deus como TUDO, e, a cada um de nós, como o Cristo iluminado e perfeito que SOMOS, “obras permanentes de Deus”.
Em dia chuvoso, vi um gato postado à janela “contemplando a chuva cair”; não havia nele nenhuma pretensão de interferir no que via. Estava sendo um mero espectador do fato. Sabia que a chuva caindo era um fato que não dependia desta sua “contemplação”. Ao dizer que “Deus faz chover sobre bons e maus”, Jesus explicava a permanente “chuva de bênçãos” caindo sobre TODOS OS FILHOS DE DEUS! Paulo revelou que “TEMOS A MENTE DE CRISTO” PARA QUÊ? Para deixarmos de endossar as CRENÇAS COLETIVAS! E PARA SERENAMENTE CONTEMPLARMOS O QUE “DEUS FAZ”!
Contemplamos “o que Deus faz” assumindo que “temos a Mente de Cristo”, e, com ela, testemunhamos, silenciosa e serenamente, o “cair da chuva de bênçãos divinas sobre nós”! Esta contemplação é tranquila, como a do gato, que somente constatava o “cair natural da chuva”!
Nossa atitude contemplativa corta as supostas “ajudas humanas a Deus”, DEIXANDO-O LIVRE EM SUA ONIAÇÃO. E ENTÃO, SIMPLESMENTE NOS PERCEBEMOS , SEM ESFORÇO ALGUM, “PRESENTES” SOB A CHUVA DIVINA DE BÊNÇÃOS PERMANENTES! EM UNIDADE COM ELA!
Todos os princípios da Verdade Absoluta já são válidos agora para o Universo inteiro! São a Lei divina em manifestação ou evidência. Em vista disso, não existe algo mais a ser feito, senão reconhecermos AQUILO QUE JÁ É, E QUE SEMPRE É!Os reveladores da Verdade jamais disseram que deveríamos “nos tornar” melhores ou perfeitos! Pelo contrário, as revelações são todas no sentido de que JÁ SOMOS O QUE ETERNAMENTE SOMOS, AQUI E AGORA!
A suposta “mente carnal”, sempre contando com o suposto “tempo” de sua criação, ilude a humanidade também neste aspecto, ou seja, fazendo-a acreditar que “ainda não somos o que já somos”. Várias foram as postagens colocadas neste site, explicando que a “crença coletiva” pensa no lugar de muitos, dizendo: “Um dia chegarei lá!” Que dia? SOMENTE EXISTE O AGORA! E NESTE AGORA, TODOS JÁ SOMOS O QUE ETERNAMENTE SOMOS!
Há pessoas que leem que “o mal é miragem”, mas não tiram olhos e atenção desta ilusão! O SENTIDO DIVINO É O SENTIDO PERFEITO EM EXPRESSÃO, DANDO O “TESTEMUNHO DE DEUS” DE QUE SOMOS O SEU VERBO IMACULADO!
As palavras empregadas pela Metafísica não podem ser “aplicadas no suposto “transcorrer do tempo”, uma vez que elas anulam esta FALSA CRENÇA TEMPORAL pela raiz!
“Volte-se a MIM”, explicam todos os reveladores da Verdade, é isto significa meramente ficarmos SENDO QUEM SOMOS: DEUS! Significa também ficarmos diante das “miragens” da mente carnal sem as temermos, sem as vincularmos conosco, sem ficarmos desesperados para corrigi-las. Estas ações seriam da própria “mente ilusória”; assim, em vez de nos alinharmos com ela, devemos confiar na Presença de Deus sendo a nossa Presença, e confiar que a Mente divina está sendo a “Mente de Cristo” que temos.
Tomados estes cuidados, deixemos que a Sabedoria INFINITA livremente dê o “testemunho” sobre QUEM SOMOS! Isaías disse: “No silêncio reside a nossa fortaleza”!
As “contemplações da Verdade” são feitas em UNIDADE COM DEUS e nunca em dualidade ilusória! O “machado é posto à raiz da ilusão! “É preciso trazer à luz o grande fato espiritual de que o homem é, não que será, perfeito e imortal”, disse Mary Baker Eddy. Isto significa permanecermos nas Dimensões do Absoluto, em que TODA PERFEIÇÃO ESTÁ FEITA! Sem acreditarmos que “sombras em mutação”, isto é, as “miragens” do “mundo do pai da mentira” sejam associadas ou confundidas com AQUELE QUE SOMOS!
A Perfeição Absoluta é o CRISTO QUE SOMOS! Se os supostos “sentidos humanos” não veem a Verdade, nada temos a ver com isso! IMPORTA-NOS RECONHECER O SEGUINTE:
DEUS É TUDO! A PERFEIÇÃO É PERMANENTE, E A MENTE DE CRISTO, QUE TEMOS, PERCEBE UNICAMENTE ESTÁ PERFEIÇÃO!
O apego às CRENÇAS MATERIAIS impede que a totalidade de Deus seja plenamente reconhecida, e, consequentemente, impede que a humanidade perceba a Verdade tão óbvia: DEUS É TUDO!
Este apego à ilusória “vida material” dá a ela credibilidade; nem todas as Escrituras do mundo, juntas, conseguiram fazer a humanidade entender que HÁ UM ESPLENDOROSO REINO DIVINO disponível a todos.
Ao lado disso, há o chamado avanço tecnológico atraindo a todos às redes sociais, a celulares, a tudo que distrai a atenção para efemeridades, sem haver um maior empenho voltado à percepção das Verdades reveladas! “Orai sem cessar”, diz a Bíblia, tentando evitar esta quase total idolatria com relação ao materialismo.
Vivendo desse modo, sem a convicção de que “somos um com Deus”, vive a maioria se julgando separada de Deus, sempre em autocondenação, e o pior, chamando as aparentes dificuldades de “provações de Deus”!
DEUS É TUDO E SOMOS UM COM ELE, AQUI E AGORA! Esta é a Verdade absoluta reconhecida e mantida permanentemente pela Mente de Deus. Enquanto as revelações somente estiverem presentes nas Escrituras, deixando de serem aceitas mediante radical identificação de cada um com elas, a CRENÇA de que somos “humanos apartados de Deus” ficará agindo sem ser incomodada, e continuaremos a ouvir que “os problemas são provações de Deus”.
Quem conhece a Matemática sabe ser ela uma das chamadas ciências exatas. Alguém erraria, ao fazer suas contas, para depois dizer que os “maus resultados” estivessem sendo “provações” da Matemática? Quem “erra o alvo”, ou seja, quem deixa de viver segundo os princípios da Verdade, encontra, aparentemente, os “frutos amargos” provenientes de sua “má semeadura”. A última ideia que lhe deveria ocorrer, é a de que tais frutos fossem “provações de Deus”! Assim como a Matemática nada tem a ver com os erros que possam nela ser cometidos, Deus , em Sua perfeição absoluta, nada tem a ver com os que “erram no mundo”, em vez de viverem “em unidade com Ele”!
Tão logo um erro seja percebido, a conta errada pode ser corrigida pelo princípio imutável da Matemática, sem que ela sequer tome conhecimento do ocorrido! Da mesma forma, como disse Jesus, “o Pai a ninguém julga”, o que significa que Deus vive incólume em Sua Totalidade onipresente, sem jamais “enxergar ilusão ou iludidos”!
Cabe, a cada um, conhecer os princípios absolutos da Verdadee viver em unidade com eles, assim como um bom professor de Matemática vive dentro dos seus princípios. E caso você esteja sendo iludido pela CRENÇA EM “PROVAÇÕES DE DEUS”, livre-se tanto da “crença” como das “provações”; para isso, bastará VOCÊ “negar-se como carnal” para conscientemente SER O CRISTO – UNO COM DEUS!
A ilusória “mente humana” sempre tenta impor suas “sugestões mentais agressivas”, contrárias à Verdade dos fatos. Desse modo, apresenta um cenário insubstancial e aparentemente dividido, onde cenas do bem e do mal são seguidamente apresentadas! Ora ela mostra “alguém nascendo”, ora mostra “alguém morrendo”; ora mostra “alguém saudável”, ora mostra “alguém enfermo”; ora mostra “alguém honesto”, ora mostra “alguém desonesto”, ou seja, está sempre intentando nos convencer de que “bem e mal” existam, e que DEUS NÃO SEJA TUDO! Por esse motivo, Paulo a rotulou de “a inimizade contra Deus”.
Todos os cenários sugeridos por esta “mente contrária à Verdade” são “miragens” ou “sugestões hipnóticas” em forma de “aparências fraudulentas”; parecem nos trazer aparentes sintomas e sensações irreais, mas com ares de realidades! Numa experiência de hipnotismo, a pessoa sendo hipnotizada para acreditar ter recebido gotas de água fervente nos braços, poderá constatar a formação de “bolhas de queimadura” neles! Mas a suposta “água fervente” não era real! Não passava de “sugestão hipnótica”!
O mundo é muito condescendente com as mentiras da “mente carnal”. Jesus disse para O REINO DE DEUS ser buscado em primeiro lugar! Porém, não foi o que ocorreu! Estamos diante de uma humanidade que se abre a todo tipo de “sugestão ilusória” vinda desta “mente falsa”! A Verdade está revelada: “Temos a Mente de Cristo”! Que deveria ser feito? A EXPULSÃO DA MENTE FAJUTA E DE SEU MUNDO! A ADMISSÃO DA MENTE DIVINA E DO REINO DA VERDADE!
Há ensinamentos falando em “conscientização da Verdade por etapas”. São ensinamentos que NEGAM QUE SÓ TEMOS A MENTE DE CRISTO! Não há NINGUÉM que tenha “Mente de Cristo incompleta”! “TEMOS A MENTE DE CRISTO!”– esta é a revelação (I Cor. 2: 16).
Se alguém tiver 1,80m de altura e imaginarmos ter ele apenas 1,50m, diante da informação da Verdade, a errônea aceitação seria trocada pela correta! Haveria sentido em alguém dizer: “Eu achava que aquela pessoa tivesse 1,50m de altura, e, agora que sei a verdade, que sua altura é de 1,80, eu passei a conscientizar aos poucos esta verdade, e já estou aceitando que ele tem 1,55m! Teria cabimento? Se a verdade é a altura de 1,80, mesmo que se corrija o pensamento para 1,79m de altura, O ERRO ESTARÁ PRESENTE! A MENTIRA ESTARÁ SENDO HONRADA! É este absurdo que a CRENÇA em “descondicionamento paulatino da ilusão”acoberta! E A ILUSÃO NÃO É ANULADA!
“Ter a Mente de Cristo” é o FATO PERMANENTE, válido AQUI E AGORA, para todo Filho de Deus! Não é mera aceitação morta! É ATITUDE VIVA! É a “armadura crística” que jamais permite haver “condescendência com o erro”! Caso chegue, por exemplo, uma “sugestão” de dor de cabeça, junto da ilusória sensação de que a dor exista, de imediato deverá a ILUSÃO ser rechaçada com o vigor da Verdade: “SOMENTE ACREDITO NA MENTE DE CRISTO QUE EU TENHO”! Ao ser “tentado”, jamais Jesus se mostrou condescendente com o erro! “ESTÁ ESCRITO! SOMENTE ADORARÁS O SENHOR TEU DEUS!” – esta era a sua postura!
A atitude iluminada precisa ser tomada de imediato e de forma radical!“Ah, eu assumi de imediato que a ilusão era mentira, MAS, OS SINTOMAS NÃO SE ALTERARAM!” Que sentido teria esta observação? O mesmo da pessoa que, ao afirmar que a altura correta da pessoa considerada não fosse a de 1,50, mas a de 1,80m, NÃO TROCASSE O ERRO PELA VERDADE, OU SEJA, PELA ALTURA DE 1,80M, E FECHADO A QUESTÃO!Aquele que “não fecha a questão” fica condescendente com o erro!Deixa brechas de permanência da mentira! Acredita que a Verdade irá“vencer o erro”; acredita na Verdade e no erro! E o pior: acredita estar realmente “praticando a Verdade”!
Tudo que aparenta ser material, ou matéria na forma, acabará por ser visto como “nada”. E a chamada mente mortal (ou humana) se revelará, como já o vem fazendo, como não inteligência,em vez de inteligência. Assim, ela também passará, sumindo na própria nulidade que sempre esteve sendo.
O que parece ser um universo material, estrelas, planetas, etc., passará, tão logo percebamos que a matéria não existe.Há uma crença em leis materiais governando a matéria, bem como uma crença em inferno e em paraíso mentais. Tudo isso passará, pela conscientização de que cada um de nós é seu próprio céu, e que o inferno não existe.
Precisamos saber que tanto inexiste céu mental quanto inexiste céu material. Passamos a ver além disso tudo! Vemos que o Céu único que existe é nossa própria Consciência. E vemos também que esta é a mesma Consciência de tudo e de todos em existência.
O Evangelho de Tomé registra estas palavras de Jesus: “Este céu passará, e passará aquele acima dele. Os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. No dia em que vocês devoraram os mortos, tornaram-nos vivos; quando chegarem à luz, que irão fazer? No dia em que eram um, vocês tornaram-se dois. Mas, se têm-se tornado dois, que irão fazer?”
Jesus se refere à matéria como o “morto”. Está, de fato, nos dizendo: Nos dias em que vocês pareceram ter caído no sonho, quando a miragem apareceu como matéria, deram a ela a totalidade da vida, aceitando-a como real. A matéria jamais teve vida em si mesma! A única vida que ela usou, para parecer existir, foi a vida que vocês lhe deram, pela aceitação de sua presença! Fizeram, desse modo, com que o “nada” parecesse ser “alguma coisa”; então, vocês eram o um, ou aparentaram ser o um, no sonho a que deram vida. Porém, ao chegarem à Luz, quando a Luz, que é Deus for revelada como sendo a Consciência de todos, saberão que não existe matéria para ter vida ou para se tornar viva. Tampouco existe matéria para se tornar morta.
Você já era aquela Mente única, aquela Consciência única, mesmo quando pareceu ter nascido. No “nascimento”, pareceu ter-se tornado dois: Vida e corpo, Alma e corpo. E veio a aceitação de Deus e homem, o dualismo.
Ao parecer ter-se tornado dois, que fez você? A Identidade divina, eterna e gloriosa, que você sempre esteve sendo, que você relembrou existir, simplesmente insistiu em Se autorrevelar como seu próprio Ser. E é isto o que lhe está ocorrendo, exatamente agora. Isto é o que nós fazemos, mesmo quando parecemos ser dois.
A Bíblia está repleta de citações que garantem à humanidade a “ação sanadora de Deus” no que diz respeito a todo tipo de doença ou enfermidade. Em vista disso, em todas as épocas, os chamados milagres e curas estiveram sendo comprovados e relatados.
O Salmo 103:3, por exemplo, assim diz: “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as suas enfermidades”. O enfoque absoluto revela a ação divina contra os males equiparando-a com a ação da luz contra a escuridão. Todo homem é Luz do Verbo divino, e jamais esteve sendo “trevas materiais”!
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 2: 4-5).
O que João revela é a ONIPRESENÇA DA LUZ DIVINA, confirmada em sua Epístola, onde diz: “Deus é LUZ e não há nele trevas nenhumas”!
Quando o ensinamento absoluto diz partir da TOTALIDADE e da UNICIDADE de Deus, quer dizer exatamente isto:
SOMENTE EXISTE DEUS COMO LUZ ONIPRESENTE E INFINITA! AS CHAMADAS “TREVAS” – INIQUIDADES E ENFERMIDADES – NÃO EXISTEM!
Está revelado: A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS! Como TUDO que Deus é ou faz é permanente, A VIDA É A LUZ DE TODOS NÓS!
“A LUZ RESPLANDECE NAS TREVAS, E AS TREVAS NÃO A COMPREENDERAM”, DISSE JOÃO. Que sentido tem esta revelação, se DEUS É LUZ SEM TREVAS? João explica que ONDE A ILUSÓRIA MENTE CARNAL ENXERGA TREVAS, A LUZ RESPLANDECENTE É A REAL PRESENÇA NAQUELE LUGAR OU NAQUELA PESSOA!
“Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas!” (Mt. 6:22).
Esta revelação de Jesus endossa os princípios que estão sendo aqui expostos! “SE A LUZ QUE ESTÁ EM TI SÃO TREVAS” – DISSE JESUS – QUÃO TREMENDAS SÃO ESSAS TREVAS!”.É o caso, por exemplo, de alguém POSSUIDOR DE LUZ INFINITA deixar de reconhecer esta Verdade para acreditar em trevas – enfermidades ou doenças! A LUZ DEIXA DE SER RECONHECIDA, PORQUE A ILUSÓRIA “MENTE HUMANA”, ALÉM DE NÃO POSSUIR APTIDÃO PARA RECONHECÊ-LA, SUGERE FALSIDADES NA FORMA DE “IMAGENS HIPNÓTICAS”!
O enfoque absoluto descarta tanto as TREVAS como a MENTE QUE VÊ TREVAS. DEUS É A MENTE ÚNICA EM ONIAÇÃO! Como explica Jesus, revela SEU CORPO PLENO DE LUZ, POR REVELAR SUA MENTE COM “OLHOS BONS”, OU SEJA, A MENTE DE CRISTO!
NADA HÁ, SENÃO DEUS! Portanto, conhecer a Verdade de que NOSSO CORPO É UM ILUMINADO, GLORIOSO E PERFEITO TEMPLO DE DEUS, É O QUE, AOS OLHOS DO MUNDO, APARENTA SER “AÇÃO DIVINA CURANDO ENFERMOS”! NÃO SE DEIXE ILUDIR PELA “MENTE QUE VÊ TREVAS”! VOCÊ É A CONSCIÊNCIA ILUMINADA!
PERMANEÇA, PORTANTO, NESTE REFERENCIAL DE LUZ, HABITANDO ACIMA DE ILUSÓRIAS CRENÇAS DE “DOENÇAS E CURAS”!
A ILUSÃO de que haja uma “existência material” é a CRENÇA COLETIVA hipnoticamente apoiada pelos ilusórios sentidos humanos! A adesão a esta CRENÇA FALSA faz dela uma “verdade mentirosa”, que se contrapõe à Verdade Absoluta de que DEUS É TUDO, E, PORTANTO, QUE O PARAÍSO É EXATAMENTE ONDE NÓS TODOS, AQUI E AGORA, ESTAMOS!
Jamais a ILUSÃO mostrará o Paraíso a alguém! Ela é especialista em formar “imagens falsas”! Entretanto, não há “imagem falsa” que altere o que DEUS É nem o que DEUS FAZ! Em vista disso, seja a “aparência” qual for, O QUE ESTARÁ SEMPRE EVIDENCIADO, É A ONIPRESENÇA DE DEUS!
A cegueira dos sentidos ilusórios deveria ser entendida como normal e óbvia! Por quê? COMO PODERIAM “SENTIDOS ILUSÓRIOS” CAPTAREM “AS OBRAS VERDADEIRAS”? IMPOSSÍVEL! Por isso, caso alguém estivesse vendo “pecadores”, “doentes”, “imperfeições”, mediante tais SENTIDOS ILUSÓRIOS, não deveria estranhar de modo algum! POR OUTRO LADO, DEVERIA PERCEBER A PRESENÇA DA “PERFEIÇÃO PERMANENTE ONIPRESENTE”, tão logo se abrisse à sua MENTE DE CRISTO, que capta unicamente o que é REALIDADE!
O estudo da Verdade se fundamenta nestes princípios, que devem ser treinados e vividos! Não precisamos nos preocupar com o suposto “mal” registrado pelos sentidos humanos! AQUILO É O NORMAL PARA ELES! SÃO ILUSÓRIOS! NÃO VEEM OS FATOS REAIS MANIFESTADOS! NÃO CAPTAM A PERFEIÇÃO ONIPRESENTEMANTIDA POR DEUS!
A cegueira dos “sentidos falsos” se estende também às leituras das Escrituras ou de textos espirituais! Os supostos olhos carnais de alguém passam por tremendas Verdades, mas elas não lhe ecoam internamente! Há pessoas que assim dizem: “Antes de me dedicar às meditações contemplativas, as Verdades lidas não me chamavam a atenção! Agora, sempre elas me saltam à percepção!” Isto se deve ao fato de a Mente de Cristo estar sendo reconhecida através das contemplações!
A Mente de Deus nos percebe a todos vivendo integralmente em Deus. Nunca existiu “vida na matéria” , uma vez que DEUS É ESPÍRITO. Portanto, habitue-se, ao perceber “imperfeição”, a não estranhar , pois, no caso, o que deverá ser notado, é estar sendo feito o emprego de “sentidos ilusórios”, desconhecidos do Sentido divino! Em outras palavras, VOCÊ NÃO ESTARIA RECONHECENDO, NAQUELE MOMENTO, “TER A MENTE DE CRISTO”! Portanto, faça imediatamente a “troca de referencial”, aceitando, afirmando e reconhecendo:
“ISTO NÃO É O QUE A SUPOSTA MENTE HUMANA CAPTA! ISTO É DEUS EVIDENCIADO COMO PERFEIÇÃO IMUTÁVEL E ABSOLUTA! DEUS É A ÚNICA MENTE REAL, E É, AQUI E AGORA, A “MENTE DE CRISTO” QUE EU POSSUO E AGORA EMPREGO!”.