“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”.
Apocalipse 12: 10
A identificação com a Consciência divina é a libertação do envolvimento com as “crenças coletivas” , todas ilusórias, e supostamente “acusadoras”, sem que tenham respaldo divino para acusarem quem quer que seja. Este seria o “cenário da ilusão”: uma pretensa “mente carnal” apresentando o “mundo do pai da mentira”, sugerindo que temos “identidade” nele, chamada “homem natural”, e que este suposto “homem” teria de ser perfeito nesta ilusão de “mundo do bem e do mal”.
Quando Jesus disse que “somos deuses”, e que este “homem natural” não é quem somos, explicou que “teríamos de negá-lo como existente”, e não pensarmos em torná-lo perfeito aos olhos da “mente ilusória”. Com isto, buscava quebrar o “cativeiro” engendrado por esta “mente acusadora”, autora da “crença em pecados e pecadores”, em “lei do carma”, em dualidade que sugere hipnoticamente “alguém apartado de Deus” como existente!
“Vós, deste mundo, não sois” – disse Jesus. Desse modo, “negar-se a si mesmo” inclui a eliminação de “alguém para se julgar pela carne”, evitando de cair na armadilha de “merecimentos”! Não existe quem “mereça” a graça de Deus! E não existe quem a “desmereça”! Por quê? PORQUE A VERDADE É QUE DEUS É TUDO! O Ser real que cada um agora é, é o CRISTO! Uma Emanação individual do próprio Deus!
Permanecer se identificando com “homem nascido na matéria” é o oposto do que o Evangelho diz! Seria “permanecer” em crenças falsas, em mentiras da suposta “mente humana”, enquanto a libertação está em “permanecermos em Mim”, no EU SEMPRE PERFEITO E GLORIOSO que constitui a nossa real é única Identidade Iluminada.
“A Graça nos basta”, disse o apóstolo Paulo. Que sentido tem esta revelação? O SENTIDO DE QUE VOCÊ JÁ PODE SE ENTENDER LIVRE DE “ALGUÉM A SER NEGADO”! O SENTIDO DE A VERDADE SER CONHECIDA”! DE O CRISTO QUE VOCÊ É, ESTAR REVELADO!
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8: 1).
Assim como alguém tem dinheiro em sua conta bancária e, indo ao banco, nele vai ao caixa com a certeza de poder sacá-lo, aquele que conhece sua filiação divina e a sua condição de “herdeiro de Deus”, revelada nas Escrituras, age da mesma forma, na certeza de que o “Banco Universal” faz chegar às suas mãos o que se fizer necessário.
A Lei divina assim age com cada Filho de Deus, colocando previamente em suas mãos os recursos necessários ao seu cumprimento de objetivo. Deve ele se dedicar às meditações, para captar a intuição sobre como aplicá-los corretamente. Se um pai coloca nas mãos de seu filho o dinheiro necessário para sua ida à escola de ônibus, e com sobra para um lanche, caso ele desvie seus recursos para comprar cigarros, por exemplo, não poderá reclamar que lhe faltou dinheiro!
Soube de um caso em que a pessoa, vendo a filha prestar exame vestibular, em vez de prever ter de aplicar o dinheiro de que dispunha em sua eventual matrícula, usou-o todo para entrar em consórcio de carro zero; e quando a filha foi aprovada no exame, estava sem o dinheiro necessário para pagar os gastos com a entrada dela na faculdade. Já tinha carro, e também o dinheiro disponível, mas foi usá-lo indevidamente, em vaidade fora de hora, e se colocando em má situação. Seria errado trocar de carro? Não, mas não estaria sendo a sua prioridade daquele momento!
O princípio espiritual é corretamente empregado quando reconhecemos nossa “herança infinita” na certeza de que, também na “aparência”, como “sombras”, estes recursos se mostram em nossas mãos; e então, deverão ser usados com sabedoria e nas prioridades de cada dia. Gastar antes de tê-los em mãos, ou, vendo situações prioritárias, e usá-los em desvios fúteis ou em puras vaidades pessoais, é entender erroneamente o processo metafísico.
Importante, também, é o conhecimento do “Princípio da Datividade”. Disse Jesus:“Dai, e ser-vos-á dado”. Se alguém só pretender “receber ar”, em seus pulmões, sem nunca “expirá-lo”, saberá que não dará certo, ou seja, terá de viver no equilíbrio da “inspiração e expiração”, entendendo que é somente nesta visão que “o ar é dele”. Entendido corretamente, o ar será dele e, igualmente, será de todos. Aquele que se satisfaz apenas em “acumular bens”, estará se “intoxicando” com eles, e se desviando da harmonia espiritual de viver, que desaprova o egoísmo.
Quando alguém “expira”, não pensa estar “gastando o seu ar”. Da mesma forma, quando “expiramos” o dinheiro que temos, não o estamos “gastando”, mas recirculando-o, e, é nesta visão que o veremos sendo continuamente reposto através das leis divinas.
As meditações absolutas devem assiduamente ser praticadas, para que a Verdade de que “somos todos um” permaneça aflorada, para que os recursos sejam recebidos ininterruptamente, e para que sempre saibamos empregá-los, quando aparentemente estivermos lidando com a suposta “mente humana” e com o seu suposto “mundo de aparências.
Você vive a Realidade divina Autossuprida quando reconhece, em SI MESMO, a atuação da Mente divina, e não a ilusória e cega mente humana. Isto é feito através de uma total abertura ao reconhecimento da Verdade de que, sendo a Mente divina onipresente, ela está presente como a Mente individual de todos nós.
A suposta “mente humana” é “escuridão”, ou seja, mesmo estando com o Reino de Deus inteiro lhe sendo dado, se alguém ficar preso a esta mente “no escuro”, nada perceberá de sua “herança celestial”. Não recebemos de Deus esta mente em ilusão; “temos a Mente de Cristo”, disse o apóstolo Paulo, explicando que esta Mente nos é dada para “percebermos tudo que gratuitamente nos é dado por Deus”. A Inteligência infinita já lhe deu TUDO!
A Mente de Cristo é a Mente real que temos, apta a reconhecer o “Reino de Deus” que já é nosso, uma vez que “Deus e Homem são um e o mesmo”. Portanto, em vez de alguém ficar na “escuridão intelectual”, que lhe oculta sua “riqueza celeste infinita”, deve ele se voltar à Luz! Voltar-se à sua própria Luz,o que o faz reconhecer sua Consciência iluminada, com a total natureza de Deus e do que Deus possui já fazendo parte de SI MESMO. É desse modo que a ilusória “escuridão” da pretensa “mente humana” se desvanece pela incidência da Luz da Verdade reveladora de ser ela uma ausência, e nunca realidade.
Toda suposta “carência” é “ausência”, é “escuridão”, pura ilusãoque aparentemente “oculta” o Cristo, Luz e Verdade que somos. Por isso, alguém ficar lutando ou implorando para ter o que lhe parece estar ausente, compara-se a alguém, num enorme quarto escuro, ficar ali tateando e buscando encontrar alguma coisa sem estar enxergando um palmo adiante do nariz. Caso ali acendesse uma luz, iria direto ao objeto desejado!
Ao condenar o “juízo pelas aparências”, indicando o “juízo justo”, Jesus explicou ser ele “honrar a si mesmo como se honra o Pai”. Portanto, o “juízo justo” nos leva a entender a “unidade com o Pai”, a “unidade com tudo que é do Pai”, a entender que a Substância do Pai é a nossa Substância, e que o “Reino do Pai” é o nosso Reino.
A vida não é um quebra-cabeça em que cada um precisa, o tempo todo, procurar peças soltas para montá-lo a fim de vivenciá-lo! Muito pelo contrário, a Vida é uma PERFEIÇÃO JÁ PRONTA, COMPLETA, UMA OBRA CONSUMADA que, assim reconhecida, pode ser “vista” inclusive como “imagens” deste mundo. Tais imagens não se formam de si mesmas, sendo meramente SOMBRAS decorrentes da REALIDADE ILUMINADA que DEUS É, e que todos nós, em UNIDADE ESSENCIAL E PERMANENTE COM ELE, IGUALMENTE SOMOS!
A “Vida com abundância”, disponível a cada um de nós, não é achada no “mundo de aparências”, que é uma ilusão. Esta “Vida com abundância” é o Cristo em VOCÊ, a Presença da Substância divina na forma de sua real Identidade ou Vida eterna. É este o “Eu” que lhe dá Vida com abundância, por ser a própria Vida de Deus evidenciada como o Ser individual que VOCÊ espiritualmente É!
Deus é Suprimento infinito e sem limitações; desse modo, para cada um se entender “participando” desta Substância divina, deverá perceber a SI MESMO incluso em Deus, formado desta Substância que Deus É, sem acreditar ou aceitar ter vida separada de Deus ou ter vida “na matéria”.
O Cristo que VOCÊ É, por ser Deus, conhece esta Verdade, e conhece a própria Substância infinita sempre disponibilizada a cada Filho de Deus, o que justifica a explicação de Jesus de que o Pai conhece as necessidades de cada um, antes que alguém Lho peça algo. Estas revelações facilitam o entendimento de que O UNIVERSO ESTÁ A SEU FAVOR, e que TUDO DE QUE VOCÊ POSSA NECESSITAR JÁ ESTÁ PRESENTE EM VOCÊ PRÓPRIO, EM SUA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA.
Somente os cegos “sentidos humanos” veem limitação e carência como presenças, por não captarem a Substância divina em Sua abundância ilimitada e oferecida ininterruptamente a cada Filho de Deus. Desse modo, mesmo diante da presença de algo, este algo poderá ser entendido como ausente, de forma que gere a crença de limitação ou carência. São enganosas e ilusórias as aceitações baseadas na suposta mente humana. Assim como ela enxerga uma garrafa “vazia”, por não perceber estar ela cheia de ar, igualmente enxerga uma conta bancária “vazia”, por não perceber a presença da Substância Infinita como o real Suprimento disponível em toda parte.
A solução para todas as formas de limitação está em nos recusarmos a aceitar o que os sentidos humanos nos sugerem, trocando-os pela “Mente de Cristo”, revelada como a nossa Mente real.
Contemple o Universo de abundância infinita com a Mente de Cristo que você possui. Veja-se como “dono d’Ele”! Pare de negar a sua plenitude e glória por dar crédito a “aparências”. Vivendo nas altitudes de sua Consciência Crística, o Cristo, que é a sua “Vida com abundância”, aparecerá refletido também “neste mundo”, como “bens vindos de acréscimo”.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. João 10: 10
“Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar” não se restringe aos períodos de meditação. Antes, é uma atitude constante de percepção da Verdade, de honrarmos a Deus como Pai amoroso e infinito, que, acima das aparências do mundo, supre-nos com abundância todas as nossas necessidades. Assim, quem estuda a Verdade mantém “olhos ao céu”, como agiu Jesus, diante de poucos pães e peixes. Enxergava o que Deus lhe oferecia, e não o que a “aparência” lhe mostrava disponível.
Não existe “mundo material”, nem com poucos pães e peixes nem com muitos deles. Assim, aquele que vive de olhos em “mundo material” sempre está voltado a “ver aumentar” os seus supostos bens materiais. Há ainda aqueles que vão assumindo compromissos e mais compromissos, com a alegação de que “Deus honrará todos eles”. Não é desta forma que se pratica o ensinamento! Primeiro o Reino de Deus! Primeiro “os olhos ao céu”, ou seja, primeiro “contemplamos a Verdade” de que “vivemos em Deus”, em Seu Universo de Abundância Infinita, como herdeiros de tudo que Deus possui e é. Em segundo lugar, agimos segundo as intuições recebidas, fazendo da melhor forma possível o que nos for dado a fazer, mesmo que, aparentemente, esta ação nada se mostre ligada ao nosso cumprimento de objetivo. “Deus escreve certo com linhas tortas”, diz o ditado popular.
O principal é “entrarmos em Mim”, pelo Eu Sou a Porta para o Autossuprimento universal, sem ficarmos medindo perdas e ganhos segundo o ilusório julgamento pelas “aparências”. O chamado é claro: “Vinde a Mim e EU vos aliviarei”.
Se Jesus tivesse ficado com olhos em “pães e peixes”, julgando-os necessários, não teria livremente voltado “olhos ao céu”, onde, sabia ele, tudo sempre está perfeitamente suprido.
O que vemos como “suprimento material” é “sombra”, como é “sombra” todo o suposto “mundo material”. O verdadeiro Suprimento é espiritual e infinito! Nele estamos imersos e com ele vivemos em unidade. Portanto, “buscar o Reino” quer dizer reconhecer a Substância ESPIRITUAL presente, aqui e agora, disponível para todo Filho de Deus.
Este “reconhecimento” significa VOCÊ TOMAR POSSE DO REINO DE DEUS! Jesus disse: “É do agrado do Pai dar-vos o Seu Reino”. Tome “posse” de seu presente, que é tomar posse da Substância Espiritual Infinita; desse modo, sua “sombra” se projetará naturalmente como “bem visível”.
Exatamente onde agora você está, está Deus e Sua Consciência iluminada percebendo a Si mesma como tudo. Por isso, o ensinamento absoluto explica que o Universo é a nossa Consciência, por ser ela onipresente.
“Do Senhor é a terra, e tudo o que nela se contém” (Salmos 24: 1). Que sentido tem esta revelação? O seguinte: quando percebemos o que a Terra realmente é, não como ilusão material, mas como uma existência espiritual “dentro de nós”, isto é, em “nossa Consciência Iluminada”, “tudo o que nela se contém”, e que é espiritual e perfeito, pertence a Deus.
Quando alguma coisa “aparenta existir materialmente”, significa que ela está sendo erroneamente percebida pelos supostos “sentidos humanos”. Que devemos fazer? Abandonar esta “tradução da mente carnal”, trocando-a pelo seu “Equivalente Absoluto”, que é a “tradução iluminada” feita em cima das “Obras permanentes de Deus”. Fazendo uma analogia, seria, por exemplo, estarmos diante da foto de uma cidade, em duas dimensões, e a “traduzirmos” pela visão da cidade verdadeira, que pôde originar a foto. Entenderíamos que as limitações da foto não seriam as limitações da cidade real.
Tudo que aparenta existir de modo temporal, finito ou imperfeito requer “tradução iluminada”, e a “Prática da Verdade” é justamente isto: deixarmos as “aparências” de lado, e, em lugar delas, encontrarmos em nossa Consciência interior, iluminada, a PERFEIÇÃO ETERNA que possibilitou à “mente humana” gerar o “quadro imperfeito” em sua ilusória manifestação temporal.
Quando isto for entendido, será também entendido o motivo pelo qual os artigos da Verdade dizem que “problemas e imperfeições não existem”! O QUE EXISTE, O QUE É REAL, É A IMAGEM VERDADEIRA DE TUDO QUANTO À MENTE HUMANA FOR POSSÍVEL CAPTAR, DISTORCER E NOS APRESENTAR COMO “APARÊNCIAS IMPERFEITAS OU DEFEITUOSAS”.
Por isso, o “mundo fenomênico” é irreal e chamado de “sombra”. Assim como a sombra de alguém se deforma seguidamente pelo chão, a Perfeição divina aparenta se deformar seguidamente na “tela mental humana”. Lutar para “corrigir sombras” não é o correto! O que se requer é um radical reconhecimento de que a IMAGEM VERDADEIRA, presente em nossa Consciência Iluminada, é a única em manifestação, assim como, na analogia, a pessoa seria única em manifestação, sem ter ligação alguma com sua “sombra” projetada deformada pelo chão.
Suponhamos que alguém bata o ombro num poste, e que, em vista disso, fosse “sentir dor”; se ele “traduzir esta sombra” pelo Equivalente Espiritual Perfeito, que é o Fato presente em sua Consciência iluminada, estará reconhecendo que “tudo na Terra pertence ao Senhor”. E esta “troca de referencial” porá fim às ILUSÃO DE PROBLEMA.
Estes princípios precisam ser treinados e praticados, pois, com eles, a Verdade DEUS É TUDO, TUDO É DEUS pode ser vivenciada, aqui e agora!
Aquele que “fizer caminhada” numa esteira de academia, sem sair do lugar acabará crendo estar realmente se movendo sobre ela, enquanto, na verdade, a esteira é que estaria passando sob seus pés. Quando nos é revelado “o que era desde o princípio”, que somos “Obras permanentes” de Deus, ou que “somos a Unidade perfeita” chamada “Deus”, este “referencial de imutabilidade” nos leva a enxergar as “aparências” desfilando diante de nós, sem que nos achemos fazendo parte delas e sem que as entendamos como partes de nós.
Por que os reveladores da Verdade são unânimes em dizer que “somos Luz”? Por saberem que o “Referencial da Verdade” é o da imutabilidade do Universo de Luz, sem nenhum vínculo com o “referencial de sombras”, chamado de “mundo fenomênico” ou “mundo de aparências”. Por isso a necessidade das “contemplações absolutas”, uma vez que, sem elas, dificilmente esta “troca de referencial” poderia ser feita com pleno sucesso. O ensinamento absoluto requer dedicação total à Verdade, treinando-nos para “viver a Verdade” e pararmos de “endossar sombras”.
O “Referencial da Verdade” é o “Referencial da Vida Eterna”; por isso, estando conscientemente nos admitindo nele, as “sombras”, chamadas “nascimento e morte”, ficam em seus devidos lugares, isto é, em lugar nenhum. As “aparências” estarão “passando por nós” como esteira de academia, e nós nos veremos como existências separadas delas.
A Ciência Cristâ diz o seguinte: O Universo do Espírito está povoado de seres espirituais, e seu governo é a Ciência divina. O homem é descendente, não das mais baixas, porém das mais altas qualidades da Mente. O homem compreende a Existência Espiritual na proporção em que aumentam seus tesouros de Verdade e de Amor. Os mortais têm de gravitar rumo a Deus e espiritualizar suas afeições e seus objetivos. Têm de se aproximar das interpretações mais amplas do ser e conseguir algum conceito apropriado acerca do Infinito – a fim de poderem despojar-se do pecado e da mortalidade.
Muitos preferem ensinamentos dualistas, que os considerem também “neste mundo”. Cada um escolhe seu caminho; entretanto, o que todos devem saber, é que tais ensinamentos não absolutos não são a Verdade Absoluta. Enquanto se associarem com as “sombras”, não estarão se vendo como pura Luz. Não há reveladores dizendo que somos “Luz e sombra”. A Bíblia, por exemplo, diz através de João, que “DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMAS”, ou seja, diz que “somos LUZ de Deus na Onipresente Luz de Deus”. O apóstolo Paulo também disse: “Desperta, tu que dormes, e a LUZ de Cristo te esclarecerá”.
Não há verdade em “vida material”, sendo ela uma tremenda ILUSÃO. E ILUSÃO QUER DIZER “NADA”!
Toda aparente dificuldade enfrentada pela humanidade decorre da crença na matéria. Substituir a crença material pela Verdade espiritual é a libertação ensinada por todos os chamados mestres da humanidade.
A perfeição já é a totalidade da Existência real, entretanto, a crença material chama para si a atenção de todos, e, por aparentemente ser “vista”, faz com que a maioria se detenha em suas imagens, e se esqueça ou ignore que DEUS É ONIPRESENÇA PERFEITA EM AUTOMANIFESTAÇÃO.
Acreditar nestas “imagens” captadas pelos sentidos humanos equivale a acreditar em “imagens holográficas”, em “miragens” ou “sonhos”. Desta crença errônea surgem os “desejos materiais”, que aparentam encobrir mais ainda a Verdade de que “somos um com o Infinito, e, portanto, um com tudo que realmente existe.
Entretida com simples “aparências”, que são imagens fraudulentas divididas em boas e más, segue a humanidade iludida por elas, achando que desfrutar de seus prazeres e evitar as suas dores seja a natureza real da vida.
Não há como alguém se livrar da “metade ruim da ilusão” e desejar ficar com sua “metade boa”! O foco real é o Bem Absoluto, a real natureza do Universo e de cada um de nós. Enquanto isto não for entendido, veremos as supostas pessoas imersas no erro do ilusório materialismo, sem perceberem que DEUS É A REALIDADE ETERNA de todas elas.
Jesus deixou claro que “não se pode servir a dois senhores”; o profeta Jeremias disse que, para Deus ser encontrado, deve ser “buscado de todo o coração”. Vendo alguém sonhando, e se debatendo em função daquele sonho, é a sensação que alguém pode ter, se conhecer a realidade perfeita e enxergar o mundo preso às “aparências imperfeitas”. São todas inexistências, mas levadas em conta como se realmente existissem! E é nesse ponto que as revelações absolutas são como devem ser: radicais e bem definidas: SOMENTE EXISTE DEUS; SOMENTE EXISTE A PERFEIÇÃO!
“Maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo”, diz a Bíblia. Podemos igualmente dizer: “Maior é a perfeição que está em mim, do que a imperfeição que está no mundo”. Desse modo, trocamos de referencial, deixamos de nos ver em “aparências” e nos vemos sendo a Perfeição permanente que somos.
DEUS É TUDO! A PERFEIÇÃO É ONIPRESENTE! DEUS É A REALIDADE DE CADA SER INDIVIDUAL!
Muitos autores que renegam a Ciência Mental já a usaram antes, e alguns até a ensinaram, trabalhando o subconsciente com as afirmações e negações, para depois que aderiram ao enfoque absoluto, passarem a pregar o seu abandono radical. Desse modo, são beneficiados por ela, mas evitam que outros o sejam, como se possível fosse, a alguém aparentemente neste mundo, estar imune às crenças coletivas fora de seus períodos de meditação.
É evidente que, a quem isto for possível, e que ele se veja com a Mente de Cristo em todo o tempo, não lhe faria falta o conhecimento da Ciência Mental e sua prática no cotidiano; porém, o que pude notar, lendo as obras destes autores, ou eles só viviam em contemplações, como praticistas espirituais, ou se viam com problemas, recorrendo, eles próprios, a outros praticistas, para se livrarem deles.
Nem Jesus vivia imune ao “mesmerismo” deste mundo! “Se o mundo vos aborrece, aborreceu também a mim, mas eu venci o mundo”, disse ele. Imaginemos, então, aqueles que abraçam profissões não ligadas à espiritualidade! É por isso que noto, nas pessoas que entram em contato comigo, total desconhecimento do uso correto da suposta mente humana, e, em vista disso, usando-a contra si mesmas! E é por isso que eu tanto afirmo a necessidade de se associar a Ciência Mental ao estudo em que o foco é o Absoluto!
Este estudo é feito de sutilezas! Não querer usar a mente humana no cotidiano, por exemplo, é reconhecer a presença dela, e não anulá-la! E sua anulação não é pessoal, por ser “mente ilusória coletiva”, ou seja, mesmo que alguém reconheça ter a Mente de Cristo, em seu dia a dia estará em contato com pessoas que sequer sabem que estes ensinamentos existem. E, se for ficar o dia todo reconhecendo em cada uma o Cristo, não fará o que teria de fazer naquele dia!
É tão importante conhecermos a Ciência Mental quanto fazermos as “contemplações absolutas”. Ela programa a “crença coletiva” para, na parte que nos toca, endossar a Verdade Absoluta automaticamente. Se o subconsciente estiver saturado, por exemplo, com a ideia de que “a doença não existe”, mesmo estando entre pessoas que acreditem em doenças, estaremos “protegidos”, ou seja, a”crença coletiva”, atuante livre e solta nelas, ficará atuando diferente e positivamente em nós.
Este estudo da Verdade não é exclusivo para “praticistas”; ele é disponível para todo aquele que por ele se interessar, seja motorista, médico, enfermeiro, barbeiro, ou o que quer que na “aparência” ele se mostre. Portanto, estar com a mente em sintonia com o Absoluto, em seus momentos profissionais “neste mundo”, é de vital importância! Não estará, com isto, “dando poder” à mente humana! Estará alinhando suas CRENÇAS com a VERDADE!
DEUS É TUDO, MATÉRIA NÃO EXISTE! RECONHEÇA ESTAS VERDADES EM SUAS CONTEMPLAÇÕES, E AFIRME-AS EM SEU DIA A DIA, PENSANDO SEMPRE NELAS, AFIRMANDO SÓ O BEM EM SUA VIDA, E NEGANDO TODA APARÊNCIA MALIGNA COMO REALIDADE!
Não fique interessado em procurar saber se uma suposta “cura” é de origem espiritual ou mental! Não fique avaliando se o princípio que gerou a “aparência de cura” é espiritual ou mental. Interesse-se por entender que “jamais ocorrem curas” no Universo do Absoluto, pois Deus é TUDO, e, em Deus, tudo é perfeição permanente! Quais foram os artifícios que obrigaram a ilusão a sumir, nada importam! IMPORTA A VERDADE “DEUS É TUDO” ESTAR RECONHECIDA!
Jesus pregava a Verdade sem dividir seus princípios em espirituais e mentais! Agia com todos eles em UNIDADE! Revelava a presença do Reino de Deus, para aqueles com “olhos para vê-lo”, ensinava que estes “olhos” estariam em todo aquele que renascesse da carne para a Verdade espiritual, ensinava o emprego da “crença contra ela mesma”, dizendo: “Crê, somente, e te será feito segundo tua CRENÇA”, e usava com autoridade o Poder da Palavra, de forma taxativa e específica.
Não há tolice maior do que inventarmos “Prática da Verdade” destoante do modo com que Jesus vivia e a praticava. Seja para acrescentar algo aos seus procedimentos, seja para dispensar algo presente neles! Esteja sempre atento quanto a isto!
Afirme mentalmente que “o Princípio é a Verdade”! Se o caso, por exemplo, for uma “aparência de falta de dinheiro”, tire dela sua atenção, afirmando: “TUDO QUE É DO PAI, É MEU!”. Não deixe de fazer isto, achando ser mero “mentalismo” sem valor! Não é! Você estará trocando a CRENÇA que contradiz a Verdade por outra CRENÇA condizente com ela. Em seguida, “contemple” esta Verdade em seu patamar absoluto!
O que eu perguntaria, a autores que menosprezam a Ciência Mental, chamando-a pejorativamente de “mentalismo”, é o seguinte: “Quando você termina de meditar e usa suas pernas para andar, você é “materialista”? Quando vai a um restaurante e escolhe um prato do cardápio, usando a mente, você é “mentalista”?
Por que a Bíblia não só ensina a “adorar a Deus como único”, mas, também, nos declara que “somos herdeiros de todas as riquezas celestiais”, que “somos um com Deus”, etc.? Pelo seguinte motivo: PARA QUE CONTRARIEMOS AS APARÊNCIAS COM O RECONHECIMENTO ESPECÍFICO DESTAS VERDADES! MENTALMENTE E ESPIRITUALMENTE!
As afirmações se firmam quando o subconsciente se satura com seu conteúdo! E as negações do erro o enfraquecem e anulam, quando as fazemos cientificamente. Ao dizer ao suposto “leproso”: “Eu quero! Sê limpo!”, Jesus empregava sua Visão absoluta de que DEUS É TUDO, empregava a CRENÇA CONTRA ELA, afirmando “QUERER A PERFEIÇÃO VISÍVEL”, e empregava o PODER DA PALAVRA, para ali impor a Verdade especificamente, e abrir total receptividade naquele que se julgava “imperfeito”, ou menos do que “SER DEUS”.
O suposto “mundo fenomênico” não é realidade; aparenta ser, aparenta existir, e com vida nele, e aparenta ter sua lógica ou sua mentalidade: porém, ele é irreal. Unicamente o Universo de Luz, mantido em sua perfeição absoluta e onipresente por Deus, é Realidade Evidenciada, aqui e agora. Em vista disso, o suposto “mundo material”, o mundo tal como se mostra aos seus “habitantes humanos”, é uma ilusão. E é lamentável encontrarmos autores considerando “haver vida” nesta ILUSÃO.
A humanidade em geral, em vez de “despertar do sonho”, deseja “trazer melhorias” a ele! Quer trazer-lhe mais saúde, mais dinheiro, mais benefícios, em vez de ACORDAR. Age como um milionário que, sonhando, se vê em seu sonho como alguém carente ou necessitado, sempre à espera de que lhe cheguem as coisas necessárias! Jesus foi claro: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as ‘demais coisas’ vos serão acrescentadas” (Mt. 6: 33).
Se citarmos esta revelação, a maioria dirá que “já a conhece”; adianta “conhecer sem praticar”? Não adianta. A Metafísica não é “aconselhamento”, mas sim “princípio espiritual”. Se um matemático disser que conhece um “princípio matemático”, jamais ele irá entender que a Matemática o está aconselhando a “fazer seus cálculos” baseando-se nele! A Matemática estará lhe dizendo que se não os fizer em obediência total a ele, o resultado estará errado! E este erro não será corrigido por ele se ajoelhar e implorar a Deus para que o certo lhe apareça! O resultado exato lhe surgirá tão logo ele aplique corretamente o “princípio matemático”.
Qual é o “Princípio Absoluto da Verdade”? DEUS, A PERFEIÇÃO, É TUDO – AQUI E AGORA! Nesse caso, TUDO O QUE DEUS É, VOCÊ É!A TOTALIDADE DE DEUS É O SER QUE VOCÊ É! As “aparências” lhe mostram o contrário? NÃO IMPORTA! São somente “aparências” e não realidades! A REALIDADE É O QUE DIZ O PRINCÍPIO: DEUS E TUDO! DEUS É VOCÊ!
Que fazer, diante do “Princípio” revelado? Você irá conhecê-lo, aceitá-lo, endossá-lo como Verdade evidenciada AGORA, e “contemplar” esta Evidência como ÚNICA! Não se permitirá levar em conta alguma “aparência”.
Algo sempre enfatizado nas mensagens absolutas é a Verdade de que “a matéria não existe”. É, por assim dizer, o outro lado da moeda com a inscrição DEUS, ESPÍRITO, É TUDO. A Prática do Silêncio inclui esta percepção de modo concomitante, isto é, se Deus é Espírito, e é TUDO, a suposta matéria não existe, sendo, portanto, NADA.
Ter este conhecimento teórico ou intelectual é necessário, mas insuficiente, por ser meramente um “batismo com água” e sem as chamas da percepção absoluta.
Não há nada mais importante do que esta “percepção iluminada” ser reconhecida. Este “reconhecimento” é nossa “identificação” com a Mente do Absoluto; é quando a informação intelectual abre espaço à percepção iluminada que sempre já está sendo a “nossa” percepção absoluta. Em outras palavras, DEUS ESTÁ CONSCIENTE DE SER ESPÍRITO E DE SER TUDO, E NELE ESTAMOS INCLUSOS SENDO A SUA “PERCEPÇÃO ILUMINADA” COMO A “NOSSA PERCEPÇÃO”, UMA VEZ QUE TUDO É UM.
Que é a ILUSÃO? É acreditar estarmos identificados com “aparências” e não com “fatos espirituais”. Por isso, muitas vezes os artigos empregam a analogia do sonho, quando o sonhador ilusoriamente se identifica com as imagens de seu sonho, alheio aos fatos que, desperto, seriam vistos como reais.
Também as analogias precisam exercer seu papel momentâneo, em nossas contemplações, até serem abandonadas na prática das mesmas. Elas terão cumprido seu papel quando o sentido delas nos ficar “aflorado como percepção plena”. Exemplificando, há a conhecida ilustração do lápis perfeito que, visto num copo com água e pelo lado de fora, tem a “aparência” de estar quebrado. De início, tem-se a impressão de haver “dois lápis”: o perfeito e o quebrado. No instante em que for percebido o “lápis único e inteiro”, sem qualquer dúvida quanto a este fato, a ilustração terá cumprido a sua finalidade, a “aparência” deixará de ser considerada, e o lápis terá sido entendido TAL COMO REALMENTE É!
O Universo é DEUS, ESPÍRITO! Aquele que viver enxergando “mundo material” estará vendo unicamente “aparências”, e não O UNIVERSO TAL COMO REALMENTE É! Esta ILUSÃO precisa ser entendida como “lápis quebrado” no lugar do “lápis perfeito”! E esta ilustração somente lhe será útil se VOCÊ OLHAR PARA SI MESMO VENDO-SE TAL COMO REALMENTE É, O CRISTO, E OLHAR PARA O UNIVERSO EM QUE ESTÁ, VENDO-O COMO O REINO DE DEUS!
Por isso foi dito que a informação teórica apenas sinaliza a “percepção real”.
ENQUANTO O MUNDO MATERIAL LHE PARECER REAL, O “LÁPIS QUEBRADO” TAMBÉM LHE PARECERIA! MAS, AO “FOCALIZAR MATÉRIA” ENTENDENDO-A COMO SUBSTÂNCIA ESPIRITUAL, FORMADORA DO CRISTO QUE VOCÊ É, E DO MUNDO REAL EM QUE AGORA ESTÁ, A ILUSTRAÇÃO LHE TERÁ SIDO ÚTIL! DEUS SERÁ TUDO PARA VOCÊ, INCLUSIVE VOCÊ PRÓPRIO, E A PALAVRA “MATÉRIA” NÃO TERÁ NADA EM EXPRESSÃO QUE A PUDESSE REPRESENTAR.
A Bíblia diz que “viu Deus tudo quanto fizera, e achou muito bom”. Está selado o Referencial Divino da Existência! Por quê? Por estar revelado que Deus não muda e que Suas obras são permanentes. “Conhecer a Verdade” é adotar o mesmo Referencial Divino!
Que fazia Jesus, ao dar “testemunho da Verdade”? Falava a partir do Referencial Iluminado, daquilo que É, buscando conduzir a humanidade à mesma visão. Foi entendido? Não! Foi visto como “fazedor de milagres”, pois, sua Visão iluminada se estendia ao “referencial do mundo”, que via carências de todo tipo, e, diante dele, elas aparentavam ser supridas. Desse modo, o mundo permaneceu no “referencial apagado” da ILUSÃO, acreditando em “mundo imperfeito”, e não como Deus o viu “e achou muito bom”.
Sem se soltar da “visão apagada”, para adotar a “visão iluminada” de Jesus, o mundo e seu ilusório “referencial de mudanças” continuou predominando até hoje, com pessoas se vendo adoecendo, e se curando ou não, se vendo pecadoras, e se regenerando ou não, se vendo carentes, e se vendo serem supridas ou não, e assim por diante. O UNIVERSO “MUITO BOM”, ASSIM VISTO POR DEUS, NÃO DESPERTOU O INTERESSE GERAL!
Nada destas aparentes “mudanças” faz parte da Realidade espiritual revelada por Jesus. Fazer as pessoas se livrarem dos “milagres” e da empolgação pela percepção dos mesmos, é tarefa de Deus sendo reconhecido em cada um! Todos terão de “vencer o mundo” pela visão do REINO CHEGADO, em que não há mudanças, nem milagres, nem a suposta “mente” que os busca ou que com eles se empolga.
“Geração incrédula, sempre em busca de sinais”, criticava Jesus! NÃO VIA ALGUÉM VOLTADO AO REAL REINO PERFEITO QUE VEIO ANUNCIAR! A MULTIDÃO O SEGUIA, MAS ATRÁS DE PÃES E PEIXES! ATRÁS DA ILUSÃO DE SUPRIMENTO MATERIAL!
A adoção do “referencial apagado” faz com que “o milagre de multiplicação de pães e peixes” seja mais falado, enaltecido e admirado do que a revelação da ONIPRESENÇA DO REINO DE DEUS AUTOSSUPRIDO! Se dissermos a alguém que “multiplicaremos pães e peixes”, o interesse em “ver milagre” aparecerá de todos os lados! Mas se dissermos: “Você já vive em Deus, em Seu Reino perfeito e Autossuprido de tudo”,se aparecer algum interessado, este é que “será o milagre”!
Não foi à toa que o apóstolo Paulo definiu esta suposta “mente carnal” como “a inimizade contra Deus”.Ela cega a humanidade hipnoticamente, fazendo-a parecer enxergar somente uma ILUSÃO, mesmo já estando, todos, na REALIDADE PERFEITA!
Com que objetivo estes textos são escritos? Para levá-lo à percepção do REINO CHEGADO, à percepção de que “mundo de milagres” ou de “sinais” é o “mundo do pai da mentira”, e que VOCÊ, AQUI E AGORA, já está no MUNDO PERMANENTE DE DEUS, RECONHECIDO COMO “MUITO BOM” POR ELE, EXPRESSANDO O CRISTO, COMO JESUS EXPRESSA, EM SUA GLÓRIA PERMANENTE!
Cabe, a VOCÊ, “contemplar” estas Verdades, partir do Referencial Iluminado, e se perceber como Krishna, Buda, Jesus, Paulo, e tantos outros, se perceberam: como LUZ DO ETERNO! COMO A PRESENÇA DO PAI EVIDENCIADA COMO FILHO, O CRISTO!
“Quando Cristo, que é a NOSSA VIDA, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”(Col. 3: 4). Quando será? SERÁ SEMPRE AGORA, O AGORA EM QUE SEU REFERENCIAL FOR O MESMO DE DEUS, DA PERFEIÇÃO, DA IMORTALIDADE, DA ETERNIDADE, DA IMUTABILIDADE!
DEUS É TUDO! Este é o ponto de partida de nossas meditações contemplativas. Neste ponto de partida está implícita uma rendição total da suposta “mente humana”, uma irrealidade que jamais fez parte do Eu divino que somos.
Há pessoas que meditam errado, em termos de meditação absoluta, por forçarem a suposta “mente carnal” a enxergar algo acima dela, ou seja, a Realidade iluminada. Jamais a mente ilusória verá o que é real! Por isso, reconheça, de forma específica, que esta “mente irreal” é CRENÇA JÁ RENDIDA, assim que iniciar suas meditações. Desse modo, evitará este erro de “contemplar” ilusoriamente com ela.
“Aquieta-te e sabe, eu sou Deus”, diz o Salmo 46:10. Neste enfoque absoluto, o “aquietar-se” vai muito além do que meramente “deixarmos a mente ilusória quieta”! ESTAREMOS LIVRES EM DEUS, COM A MENTE DE DEUS, E ACEITANDO NOSSA INCLUSÃO NA ONIPRESENÇA DIVINA! Por isso, entender a suposta “mente humana” já rendida, faz com que não sejamos dualistas ou incomodados por crenças falsas.
“Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito”, disse Jesus. Esta “entrega” é a rendição da CRENÇA EM MENTE HUMANA! O ILUSÓRIO SER HUMANO LARGADO EM SUA CRUZ! “CRUCIFICADO”!
Este é somente um exemplo BÍBLICO, uma vez que, ao meditarmos interessados em ver esta “mente falsa” já rendida, teremos as intuições reveladas na hora sobre como fazê-lo, sem ficarmos presos a citações decoradas, que, desse modo, ficarão transcendidas.
A Verdade Absoluta está manifestada, isto é, a Mente divina já é ÚNICA e já é a SUA! Portanto, não queira “ter de novo” esta Consciência iluminada! Este “querer” seria puramente a “mente humana” tentando iludi-lo e se fazer presente! Para anulá-la, tenha a aceitação de “coração de menino”, dizendo a si mesmo: “Eu Sou, aqui e agora, a ÚNICA Consciência real em plena manifestação”.
Nada do que a suposta “mente humana” capta é real! São as “coisas de César” e não as de Deus! Por isso, dedique-se a fazer total identificação com a Consciência iluminada, com as “coisas de Deus”, com Suas “obras permanentes”, reais e perfeitas!
É desse modo que a ILUSÃO é entendida como ILUSÃO, e VOCÊ é entendido COMO DEUS!
Para alguém em alto mar, qualquer de seus pontos que ele observar, verá o oceano se evidenciando. Enquanto o oceano estiver sendo visto como tudo, ele estará sendo constatado como evidenciado. Em outras palavras, a totalidade do oceano é a sua própria evidência.
Quando é dito que a premissa do estudo da Verdade Absoluta fala da Totalidade de Deus, isto significa que esta Totalidade Se evidencia numa unidade: a Totalidade de Deus e a Evidência desta Totalidade são UMA! Não há a Totalidade de Deus e “algo”, parte dela, “aguardando”, para vir a Se manifestar. Esta dualidade, embasada na crença no tempo, precisa ser desmantelada.
Allen White escreveu o seguinte:
Você não tem ouvido alguém dizer: “Eu sei de tudo isso, mas não vejo a evidência desta Verdade?” Não creia nisto! Não há nenhuma pessoa, lugar, condição ou coisa entre a Totalidade de Deus e a Evidência de Deus. Entre a Totalidade de Deus e a Evidência de Deus não há nenhum sonho, nenhum sonhador, nenhuma aparência, e nenhum humano lutando para perceber esta Verdade. Tudo que é evidente, é a Totalidade de Deus. Tome um momento e diga a si mesmo: “Não existe nada entre o Deus-EU SOU e a Evidência de Deus. Portanto: Há somente Uma Presença. Há somente Um Poder. Há somente Uma Evidência”.
A Unidade Perfeita, revelada por Jesus, é a Evidência infinita desta Totalidade de Deus. Somos todos Um, somos esta Totalidade divina onde agora estamos, e somos a Evidência desta Totalidade.
Contemple estas Verdades sem aceitar que exista “algo” ou “alguém” se interpondo e fazendo parecer que a Totalidade divina esteja separada de sua Evidência.
A Verdade É! Unicamente a Verdade É! DEUS É TUDO AGORA! Entre na “Prática do Silêncio” já se declarando “totalmente aberto à Verdade”.Faça esta declaração com total convicção e receptividade! “Aquieta-te e sabe, EU SOU DEUS”, diz o Salmo 46:10.
O chamado “tempo” não existe! Não titubeie em se silenciar neste AGORA, deixando DEUS SE FAZER PRESENTE e Se revelando como “EU SOU”! Como QUEM VOCÊ É!
O Infinito nunca se divide! Manifesta-se AGORA como INFINITO QUE A TUDO ABRANGE! Por isso a ILUSÃO É NADA! Não há DEUS E ILUSÃO! Não há DEUS E HIPNOTISMO! Há DEUS SENDO TUDO!
PENSE DE SI MESMO:
AQUI E AGORA, SINTO-ME COMPLETAMENTE ABERTO E RECEPTIVO À VOZ DE DEUS, EM MIM, DIZENDO-ME:
“TU ÉS O MEU FILHO AMADO EM QUEM TENHO ME COMPRAZIDO; EU SOU O TEU DEUS, E VOCÊ É UM COMIGO!”
Faça esta declaração, silencie-se, e perceberá o seu “Batismo com Fogo”, a manifestação ininterrupta de DEUS SENDO O CRISTO QUE VOCÊ É! Esta “declaração”, feita com total entrega, receptividade e desejo de se ver “humanamente como nada”, é sua abertura consciente à Presença de Deus sendo a SUA PRESENÇA como Consciência iluminada!
Não perca tempo com “nada além de Deus”, ou estará dando “brechas” a crenças hipnóticas! Dê início às contemplações com este “coração de criança”, que “recebe a Verdade” como “Pão da Vida”, como “alimento” do AGORA, como a UNIDADE PERFEITA SE EVIDENCIANDO COMO O SEU SER!
ABRA COMPLETAMENTE TODAS AS “COMPORTAS INTERNAS”, E VIVENCIE “RIOS DE ÁGUA VIVA “ JORRANDO DE SEU PRÓPRIO VENTRE!
Não há dois Universos, mas apenas um, que é espiritual e perfeito. Quando meditamos e contemplamos esta Verdade, vemo-nos na Oniação divina e não em “feitos deste mundo”. Desse modo, assim como a árvore pronta na semente se desdobra como “sombra”, na visibilidade dos sentidos humanos, nossas ações se dão harmoniosamente, sem esforço, espontaneamente.
O que deve ser evitado é o agir impetuoso de si mesmo, como se um “eu da sombra” existisse para querer tomar providências. Tal ação, apartada de Deus e apartada de todos, é a que muitas vezes gera conflitos e dissabores na vida.
A maioria desconhece a ação das meditações na suposta vida humana; assim, acredita que, meditando ou deixando de meditar, o dia que viverão será o mesmo. Não sabe que a ação espiritual na mente humana altera os fatos e faz com que o cenário se harmonize.
Anos atrás, um empresário conhecido meu se viu lesado por um cliente, que o fez pegar empréstimo no Banco para produzir uma grande quantidade de produtos que iria dele comprar. Quando, meses depois, ele entregou o pedido, a empresa desapareceu com o material e ele perdeu tudo, e ainda ficando com as dívidas bancárias de alto valor. A esposa dele me ligou, falando do desespero dele, e que ele estava sem condições de falar comigo. Eu insisti, e ele acabou me ouvindo. Disse a ele que, quanto maior o aparente problema, mais sereno, tranquilo e afinado com Deus ele deveria ficar, pois, desse modo a ação divina corrigiria a situação. E disse também que, ficando apavorado, ele só atrairia mais situações indesejáveis. Enviei a ele alguns textos pelo fax, e, meses depois, ele ligou-me dizendo que as coisas estavam caminhando para um final feliz, com as contas sendo pagas e com os negócios indo bem.
Antes de agir ou tomar decisões, faça a “contemplação absoluta”, reconheça a Deus como TUDO e contemple o Cristo que VOCÊ É; e, caso não tenha feito isso antes, e as “aparências”estejam se mostrando desarmônicas, tire delas toda a sua atenção e volva-a à Verdade eterna. Fazendo sintonia com as Obras Consumadas de Deus, que são reais, o mundo das “sombras” se ajustará.
“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”
2 Pedro 3: 10
Não há realidade alguma em “mundo material”. O “Dia do Senhor” é a iluminada realidade gloriosa, permanente e onipresente, manifesta aqui e agora, mas sem ser vista pela suposta “mente humana”. Pedro fala da “desintegração da ilusão”, dos “céus passando com grande estrondo”.
Tudo aquilo que “passa” não é realidade, sendo somente um “sonho mortal” em que “aparências” se mostram como “acontecimentos reais”. Não são! Unicamente DEUS É REALIDADE; portanto, unicamente a ONIAÇÃO DIVINA é “acontecimento real”.
Quando contemplamos a Verdade, contemplamos a DEUS COMO TUDO e SUA ONIAÇÃO como “ACONTECIMENTO REAL”. A Oniação é Deus mantendo perfeito o SEU REINO, e o que as Escrituras chamam de “O Dia do Senhor” é a Eternidade Iluminada que podemos discernir através de nossa identificação com a Mente de Deus e com Sua Oniação.
Uma farsa de existência é entendida pela humanidade como “mundo”. Jesus, com a percepção do que é real, com a visão do “Dia do Senhor”, explicou ser este “mundo” o “mundo do pai da mentira”, uma ILUSÃO a ser “vencida” pelo nosso reconhecimento de sua ilusória natureza e pela admissão da totalidade e unicidade de Deus. Não há vida nem realidade em “mundo material”, razão pela qual Pedro revela que “seus elementos, ardendo, se desfarão”.
A Ciência Cristã diz o seguinte: “A doenças e o pecado aparecem hoje sob formas mais sutis que no passado. Eles progridem e se multiplicarão em formas piores, até que seja compreendido que a doença e o pecado são irreais, desconhecidos da Verdade, e nunca pessoas verdadeiras ou fatos reais”.
Não há ninguém verdadeiro em “mundo material”, razão pela qual seus supostos habitantes são chamados de “mortos”! Assim disse Jesus: “Deixa aos mortos o enterrar seus mortos”. Sabia que a VIDA É DEUS EM TODOS, E SABIA QUE DEUS É DEUS DOS VIVOS!
Você VIVENCIA o “Dia do Senhor” quando “ressuscita dos mortos”, das “aparências”, para se perceber “UM COM DEUS” E HABITANTE DO REINO DE DEUS. O objetivo do estudo da Verdade é levá-lo a esta PERCEPÇÃO!
A ilusão, neste estudo, aparece como “discípulos” e como “mestres”, preservando “aparências” que são “nadas” , mas que, aparentemente, ocultam a Verdade de que SOMENTE EXISTE DEUS!
Se tais “discípulos” ouvirem falar de algum novo “avatar”, que explicaria melhor do que os anteriores o “processo de iluminação espiritual”, caravanas serão organizadas para que ele fosse visitado, visto e ouvido de perto! Enquanto esta CRENÇA não for desmantelada, veremos a ILUSÃO tapeando as pessoas, aparecendo como cada uma delas, e fazendo-as crer serem discípulos ou serem mestres!
Jesus conhecia bem esta farsa; assim, declarou aos supostos discípulos: “Se eu não for, o Consolador não virá a vós”. Explicava o oposto do que a CRENÇA diz, ou seja, não é pela proximidade de um “mestre” na “aparência”, que um “discípulo” terá luz!
Vezes e mais vezes li relatos falando de “experiências transcendentais” vividas por alguém que meditou “ao lado de um mestre iluminado”. Que teria ocorrido? A CRENÇA de estar perto dele gerou “receptividade” ao próprio Cristo, que foi, desse modo, percebido. E esta “percepção” será sem valor espiritual genuíno, pois, foi tida por compreensão errônea, ou seja, que teria se dado por estar fisicamente perto de uma “aparência” de mestre.
O fato é um só: DEUS É TUDO! Se alguém acreditar que ficar em silêncio com um gato no colo o fará discernir a Verdade, se esta CRENÇA torná-lo “receptivo”, DEUS ali se revelará! E sem que o gato nada tenha a ver com a revelação. A revelação depende de nossa “abertura interior”, de nossa “receptividade”, de nosso “coração de criança”, e nunca de “aparências”.
Quando Jesus esteve de volta à sua terra, suas curas, presentes nos demais locais, ali não aconteceram. Era visto como “filho de Maria”, e não como Deus; desse modo, a “receptividade”, por parte dos moradores locais, era nula!
Sempre que alguém vivencia algum “benefício espiritual”, aquilo lhe veio pela Presença de DEUS que ele próprio É! De algum modo, a CRENÇA no problema foi posta em segundo plano, por ter, a “receptividade”, aumentado e trazido à luz os fatos da Realidade divina.
Várias vezes já disse aqui sobre a cobra que, entrando num quarto de hospital, “curou” seis pacientes com derrame. Também Joseph Murphy “curou” seu amigo em coma, pondo-lhe no peito um pedacinho de madeira e lhe dizendo ser da cruz de Jesus Cristo. Sabia que este amigo era cristão dedicado. O homem saiu de seu estado doentio, dizendo: “Jesus Cristo esteve aqui, e me curou!”. Mary Baker Eddy conta que “curou” todo tipo de doença, oferecendo aos “pacientes” uma solução muito diluída de sal comum, ministrada por ela como “medicamento infalível”. O que vale, portanto, é o que disse Jesus: “Crê, somente, e seja-te feito segundo tua crença”.
O ensinamento absoluto dá fim à idolatria e aos idólatras! Revela DEUS como TUDO, e passa, aos supostos “discípulos”, o que realmente lhes é eficaz e que lhes cabe fazer, a exemplo do que ensina Jesus: “Permanecei na cidade, até serdes revestidos do poder do Alto”, ou seja, pela AUTORREVELAÇÃO!
Diante de alguma “aparência” indesejável de problema ou desarmonia, quando meditarmos, será para “contemplarmos” toda a Verdade já estando presente e evidenciada. Jamais poderemos aceitar que a Verdade esteja ausente, e que será evidenciada em função de nossas contemplações.
As “aparências” são efeitos do “hipnotismo de massa”, e se mostram como reais e convincentes aos sentidos humanos. Não podemos ser arrastados por tais “aparências”, como se fossem realidades a serem banidas, melhoradas, resolvidas ou curadas! Tais atitudes seriam a negação da Verdade absoluta de que “as obras de Deus são permanentes”, e estão todas consumadas.
Toda “imagem hipnótica” mexe com os supostos sentidos humanos, isto é, para eles, ela é entendida como se fosse verdadeira! Podemos ver pessoas mastigando dentes de alho, com expressão de felicidade, supondo serem chicletes dados a elas, quando, na verdade, estariam apenas hipnotizadas. Uma simples “sugestão hipnótica” estaria fazendo “aparecer” chicletes, em vez de dentes de alho, em suas bocas!
Enquanto não nos convencermos de que os “males” são irrealidades, simples “sugestões hipnóticas” contrárias à PERFEIÇÃO JÁ EVIDENCIADA, iremos acreditar em “meditações de cura”.
A um simples “estalar de dedos”, e as pessoas hipnotizadas se assustariam e se veriam com o “gosto de alho na boca”; para elas, aquele “gosto” teria aparecido quando o hipnotizador as tivesse tirado do transe! Porém, o que ele fez, foi só mostrar a verdade ali presente: nunca elas estiveram mascando chicletes; estavam unicamente com a CRENÇA FALSA de que os “dentes de alho” eram ausências, e os chicletes eram presenças! Enquanto perdurasse a “sugestão”, perduraria a ILUSÃO!
As “contemplações da Verdade” são feitas corretamente quando abolimos o objetivo de, com elas, “fazermos manifestar a Verdade”. Não há Deus algum Se evidenciando de forma imperfeita ou incompleta, aguardando alguém meditar para Se mostrar presente em alguma situação ou lugar!
DEUS ESTÁ INTEGRALMENTE MANIFESTO UNIVERSALMENTE, E, INTEGRALMENTE MANIFESTO COMO CADA SER ESPECÍFICO, O CRISTO ILUMINADO QUE SOMOS!
CONTEMPLE O FATO PRESENTE E ACEITE A NULIDADE DA “APARÊNCIA AUSENTE”, PERMANECENDO “EM MIM”, O QUE EQUIVALE A “NÃO PERMANECER EM “MENTE CARNAL”. ESTA “PERMANÊNCIA EM MIM”, NA MENTE DE CRISTO, CONSTITUI SUA TOTAL ADMISSÃO DE QUE DEUS É TUDO,E QUE JÁ ESTÁ EVIDENCIADO, AQUI E AGORA, COMO TODA A EXISTÊNCIA ESPIRITUAL, PERFEITA E ETERNA!