DÁRCIO
.
“Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança
MATEUS 25:34
“Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança
A identificação com o inexistente é a ILUSÃO! A pessoa usa a mente que não existe para ver inexistências! E esse mecanismo ilusório é coletivo! Se formos contrariar sua veracidade diante de alguém nele envolvido, sua reação será a de defesa da crença falsa! O mundo das aparências é uma projeção de sombras na mente em ilusão, ou seja, é o “nada” que aparenta estar sendo visto por um instrumento irreal! Mesmo que sombras se projetem no chão e mostrem corpos distorcidos, sombras são sombras e não têm realidade alguma! Mesmo que aos olhos humanos sejam vistos problemas e imperfeições, a Perfeição absoluta se mantém em sua constância onipresente. “Por que a imperfeição é vista, se Deus é tudo?” – esta pergunta aparece sempre e das mais variadas formas! Se tentarmos respondê-la, parecerá, a quem a formulou, que estamos tentando justificar alguma coisa e de modo indevido. Por quê? Porque a “sombra”, para ele, está sendo vista como realidade! E ele espera uma explicação! Nada explica um oásis visto por um andarilho alucinado no deserto, a não ser que aquilo é nada! Se a explicação de que a imperfeição é nada não satisfizer a quem sobre ela nos fizer uma pergunta, entenda o seguinte: NÃO EXISTE NINGUÉM LHE PERGUNTANDO SOBRE IMPERFEIÇÃO! A PERFEIÇÃO É A CONSTÂNCIA ONIPRESENTE! PARTA DESSA VERDADE, NELA PERMANEÇA! PERCEBA QUE A SUPOSTA PESSOA, QUE APARENTAVA FAZER-LHE A PERGUNTA, É DEUS, PLENAMENTE CONSCIENTE DE SUA PRÓPRIA PERFEIÇÃO ETERNA E ABSOLUTA! A CONSCIÊNCIA É INFINITA; ASSIM, SOMENTE DISCERNE PERFEIÇÃO EM TODA “PARTE” DE SI MESMA!
Acostumemo-nos a contemplar a INFINITODIMENSIONALIDADE exatamente no lugar em que “miragem tridimensional” aparenta existir. Como fazer isso? Reconhecendo que a nossa Consciência já é Iluminada; reconhecendo que Ela somente percebe a Perfeição; reconhecendo que inexiste “outra” mente capaz de perceber algo imperfeito; reconhecendo que a miragem inexistente, por ser miragem, não pode ser corrigida nem melhorada; reconhecendo que a nossa Consciência, ocupada integralmente em perceber a Perfeição de Si própria, jamais se inteirou de qualquer miragem, sonho ou dualidade.
Cada um deve “contemplar a Verdade” se sentindo orientado pela própria Consciência. Não há receitas ou fórmulas determinadas, e sim algumas sugestões. A intenção sincera de experienciar Deus é o que mais importa! Isso porque esta “intenção” exclui outras metas e a “comunhão” é facilitada! “Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da Tua lei” (Salmos 119: 18). Esta frase bíblica é um bom artifício para que a suposta mente humana deixe de atrapalhar, durante nossas contemplações. Podemos usá-la em cada “aspecto de Deus”, ou seja, “Desvenda os meus olhos, para que eu veja o Teu Amor infinito”, “Desvenda os meus olhos, para que eu veja a Tua Luz onipresente”, “Desvenda os meus olhos, para que eu veja a Tua Vida sendo a minha”, e assim por diante. Contemplações desse tipo, em que a mente é utilizada para gerar espaço às revelações diretas de Deus em nós, são muito eficazes. Deus é incorpóreo e, ao mesmo tempo, é cada forma em existência. Contemple com dedicação estes “aspectos de Deus”, sempre tendo em mente que DEUS É TUDO, inclusive VOCÊ.
O mundo das aparência tenta arrastá-lo para ele; entretanto, você já sabe que DEUS É TUDO! “Conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está estabelecida EM TI”, diz a Bíblia. Portanto, aja rápido, tome as providências necessárias, mas sem se deixar levar pelos julgamentos pelas aparências; ao mesmo tempo, mantenha sua mente em Deus! Reconheça que o Universo infinito é PAZ, HARMONIA E ORDEM! Sua mente, discernida como a Mente de Deus, mantém esta natureza do Universo em tudo o que lhe diz respeito Portanto, medite e se veja como sendo a Mente de Deus!
A mente que sonha é a suposta mente humana! Entretanto, também o seu suposto “despertar” é ilusório! Como algo inexistente poderia “despertar” para o que existe? Ocorre que as palavras são insuficientes para descrever processos espirituais. Quando falamos em “despertar espiritual”, para que a Realidade seja discernida, geramos a falsa crença de que “não estamos despertos”. E é quando nos envolvemos com a ILUSÃO, negando a Verdade de que DEUS É TUDO e que não há Deus algum sonhando nem iludido! Dessa forma, vá passo a passo no entendimento do que deve ser feito! DEUS ESTÁ DESPERTO, SENDO VOCÊ, E VENDO UNICAMENTE A SI MESMO COMO ONIPRESENÇA PERMANENTE, PERFEITA E ILUMINADA! Em suas contemplações, mesmo que de início você aparente estar “saindo da ilusão”, não se prenda a tal processo inexistente! Vá discernindo tranquilamente a Verdade absoluta, e a própria Verdade o estará dirigindo para satisfatoriamente fazê-lo ver que DEUS É VOCÊ, DESPERTO, E ILUMINADO, enquanto o suposto sonhador, seu sonho e seu suposto despertar JAMAIS CHEGARAM A EXISTIR!
Paulo teve o pleno discernimento de que o Cristo era a vida dele; desse modo, pôde revelar que o mesmo se dá com todos os demais seres. Por isso declarou: “Cristo é tudo em todos”: para que todos pudéssemos ter o mesmo discernimento. Passe esta revelação para a primeira pessoa: “CRISTO É TUDO EM MIM”. E então, contemple esta Verdade completamente, reconhecendo que não existe, sendo você, nenhum “eu humano”, mas que realmente a totalidade do seu ser é unicamente o Cristo, a individuação de Deus “dentro” do próprio Deus.
Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Permanecer “na palavra” é não se deixar enredar por algo “deste mundo”, mas sim permanecermos conscientes de que “em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser (Atos: 17,28). E isso é feito pela aceitação incondicional da Verdade Absoluta: DEUS É TUDO! Para isso estudamos a Verdade! Para isso contemplamos a Verdade! Para sabermos que não recebemos a mente humana que vê miragens, que temos o espírito que é Deus, e que somos UM COM DEUS.
Não lute com a mente humana e nem se esforce para alterar as imagens mostradas por ela; descarte tudo de uma vez e se veja em Deus, um com Deus, dotado da Mente que é Deus! Faça isso de modo natural e suave, como se estivesse tirando a atenção de uma novela da TV para se “redescobrir” estando em sua sala! DEUS É TUDO! E todas as Suas obras são permanentes! Descarte as “miragens em mutação”, vistas pela mente humana, e se identifique com a Verdade! Esta identificação total com o verdadeiro é a permanência na palavra divina! E isto o revelará estando LIVRE!
Algo que muito nos facilita, nas “contemplações”, é entendermos a função do Pai e a função do Filho nesta UNIDADE. A Consciência infinita é o Pai atuando em unidade com a Mente do Filho que somos. TUDO É DEUS! TUDO É UM! Dessa forma, se entendermos que o Pai atua integralmente no Filho, contemplaremos a função da nossa Mente como “passiva” enquanto contemplaremos a função da Consciência como “ativa”. Algo como se percebêssemos o Sol ativo em sua totalidade, e, cada raio, passivo, brilhando com a Luz do Sol. O Sol “faz a obra”; o raio, em unidade com ele, resplandece! O raio não poderia gerar a atividade de estar iluminando de si mesmo, sem seu elo de unidade com o Sol; mas, na unidade, ele brilha! É nesse sentido que falamos em funções “ativa” e “passiva”, que discernidas, auxiliam em nossas contemplações. “Eu e o Pai somos um”, “O Pai em mim faz as obras”: estas falas, de Jesus, explicam este mecanismo.
Perceba tudo ao mesmo tempo e em unidade: VOCÊ É UM COM DEUS; DEUS, EM EMANAÇÃO INDIVIDUAL, É VOCÊ. ESTA AÇÃO DO PAI É ATIVA! É LUZ INFINITA EM ATIVIDADE! E ONDE VOCÊ, COMO EXPRESSÃO INDIVIDUAL, BRILHA, É ONDE O PAI FAZ AS OBRAS EM E COMO VOCÊ!
Contemple, neste agora, a Verdade absoluta: A MENTE QUE É DEUS, é a Mente que ERA, É e sempre SERÁ a MINHA MENTE! Isso porque somente existe este AGORA! A partir disso, desmantele a crença de que VOCÊ, algum dia, esteve deixando de ser DEUS, e de ser DEUS SOMENTE!
Durante a “Prática do Silêncio”, amplie sua percepção espiritual ao máximo! Entretanto, lidando com a Realidade espiritual e não com o “mundo das aparências”. Perceba que há um Universo infinito em operação! Leve sua atenção a este fato! Perceba a infinidade de galáxias, planetas e estrelas, a distância entre elas, perceba que todas são atividades da Mente única! A SUA! Dessa forma, expanda sua percepção neste reconhecimento suave e contemplativo! Você é um cidadão do Infinito! Uma Expressão de Deus! Uma Identidade dotada da percepção infinita! Plenamente consciente de Si mesma, tanto universal quanto especificamente em forma de indivíduo! Amplie sua percepção ao máximo! “Ampliar” quer dizer “discernir mais”, ou seja, descartar as finitas e ridículas limitações da suposta “percepção humana”. Quanto mais você ampliar sua “percepção do Infinito”, mais se discernirá UM COM DEUS. Por quê? Por que sua “Consciência, em Percepção Absoluta”, é DEUS em Autopercepção.
Feito isso, contemple a Verdade da UNIDADE: “O PAI, EM MIM, FAZ AS OBRAS”. Contemple a Substância divina infinita jorrando “EM MIM”, ou seja, em VOCÊ, como se uma cachoeira infinita jorrasse sobre uma gota de água imersa nela, una com ela. Contemple esta Unidade ATIVA durante alguns minutos, sem esforço algum! Tudo é UM, tudo é DEUS, tudo é Oniação.
A Verdade absoluta anula a ilusão pela raiz, revelando a existência única da Mente universal, que é Deus. “Renunciar a si mesmo” foi colocado por Jesus como passo inicial no conhecimento da Verdade. Não falava de alguém se anular, mas sim da anulação da ILUSÃO de “mentes pessoais”. Sem esta crença, a “VONTADE DO PAI” pode ser discernida como ÚNICA! E, desse modo, a Mente de cada um pode ser discernida como sendo a Mente do PAI! Esta UNIDADE deve ser contemplada e vivida na prática! Deixe de se apegar ao que você julgava ser certo ou errado ANTES desse discernimento contemplativo! Deixe de lutar humanamente para consertar situações da aparência! Solte a CRENÇA EM MENTE PESSOAL! Entre no “Silêncio” e contemple o INFINITO ATIVO sob a ação da Mente única, até chegar a VOCÊ a percepção de que o INFINITO O INCLUI! Solte-se na Mente ÚNICA e entenda que ELA MESMA está atuando em tudo e em todos que têm relação com VOCÊ! E perceba que, sendo UNICA, esta Mente está, exatamente AGORA, sendo a Fonte geradora de todas as atividades! Não existe nem “mente pessoal” com vontade própria nem “mente pessoal” submissa à Vontade de Deus! Existe a Mente ÚNICA, divina e perfeita, sendo a VERDADE que Se manifesta universalmente e especificamente como cada ser individual! Conheça esta Verdade, e se descobrirá LIVRE!
DEUS É TUDO! Não lute para “curar” sensações desagradáveis que supostamente aparentem estar em seu corpo real! Assuma DEUS Se manifestando como o CORPO PERFEITO, e se identifique com este Corpo, pela aceitação total de que DEUS É A SUBSTÂNCIA DO SEU CORPO ÚNICO! Separe-se mentalmente do “corpo imaginário”, e de todas as suas sensações hipnóticas! Veja o cenário humano inteiro como ILUSÃO! Como se estivesse olhando “você num sonho”, sem concordar ser o sonho uma realidade! Puxe sua atenção plena à totalidade de Deus! Dedique-se às contemplações da Verdade, até que as “sensações hipnóticas” sejam reconhecidas como meras “sugestões”, inexistências, miragens que jamais fizeram ou fazem parte de VOCÊ!
Jesus confirmou o Fato: disse estar no Pai; estando no Pai, em Unidade, chamava Deus de “MIM”, ciente de não haver “dois”, mas o UM! Que mais? Revelou o “vós em MIM e EU em vós”! Este é o princípio básico do estudo da Verdade Absoluta! Esta UNIDADE! O mundo se saturou de dogmas e de formas humanas de pensar, e pouco se atentou à simplicidade das revelações diretas de Jesus!
Que “dia” seria este, citado por ele? O “dia” em que alguém decidir por se identificar com suas palavras, com o Fato espiritual presente, com a Verdade absoluta contida na frase!
Em nosso estudo, não encaramos seres isolados em suposta evolução! Partimos do Fato supremo revelado! Seguimos a linha da revelação! Jesus se descobriu UM com Deus! Assim, para ele, não havia Deus e Jesus, mas unicamente Deus! Desse modo, descobriu o Eu Sou Absoluto, Infinito, sendo sua identidade, e sendo a nossa identidade! E pôde com autoridade nos revelar: “Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em MIM, e EU em vós”!
Não poderia ter sido mais claro! Entretanto, a maioria com o coração endurecido, se decidiu pela “matéria”, pelos ensinamentos “deste mundo”, pela ILUSÃO! E, nosso papel, diante destas revelações, é sair dessa decisão hipnótica da massa para descobrirmos o “NOSSO DIA”, nossa IDENTIDADE ÚNICA, nossa NATUREZA DIVINA. Fazer com que “aquele dia” seja HOJE!
Este exemplo é humano, servindo apenas como base para o que é real e espiritual. Vivemos em Deus e não na matéria! Este “esquecimento” é o que gera toda sensação de carência no mundo! Os bens necessários estão todos à disposição! Não são “matéria”, são “ideias em Deus”. Tudo que é de Deus é permanente! Habitue-se a contemplar-se em Deus, em unidade com todas as ideias divinas! Pare de avaliar o que você aparentemente possui ou deixa de possuir tomando por base o “mundo da ilusão”. Seria o mesmo que avaliar seu corpo pela sombra dele projetada no chão! Sombra é sombra! Não é a realidade! Os chamados “bens materiais” são sombras, não são realidades, mesmo que você os veja e os perceba, ou não, com os sentidos humanos. Você é herdeiro eterno de Deus! Busque o Reino de Deus e, em UNIDADE PLENA COM DEUS, tome posse de sua herança! Ao necessitar de algo, não forme um pensamento desse algo vendo-o separado de você; pelo contrário, pense nele em unidade com você, como ocorre no Mundo da Verdade! Em Deus tudo é UM e tudo é SEU! Não separe de você o que lhe vem à mente como necessário! Endosse a Verdade: “Eu e o necessário somos um no Mundo da Verdade!” O que VOCÊ LIGAR NO CÉU, aparecerá LIGADO NA TERRA, uma vez que “este mundo” é mera SOMBRA da REALIDADE!
Use esta ilustração em suas contemplações absolutas! Extraia toda a atenção da aparente atividade “independente”, que a mente humana capta, e reconheça a Causa real da Atividade ÚNICA que é a atividade infinita e divina aparecendo como o Universo e como tudo o que ele contém. Assim como na sala as lâmpadas, a TV e o ventilador pareciam ativos de si mesmos, ilusão que se desfez com um mero “apagão”, todas as atividades aparentes encobrem a atividade REAL que dá vida a todas elas, a ONIAÇÃO.
Contemplar DEUS COMO SENDO TUDO, INCLUSIVE VOCÊ, se compara a contemplar a energia elétrica única como a real atividade de tudo que se mostra ativo por causa dela. Este é o sentido de transcendermos as aparências de supostas ações visíveis para, em vez de nos prendermos à diversidade de todas elas, reconhecermos a UNIDADE REAL DIVINA, que é a Causa de tudo! DEUS É TUDO! A Causa única em oniação perfeita! Contemple esta Oniação, e estará conhecendo a Verdade que move toda Existência infinita.