"EM ESPÍRITO E EM VERDADE"
As palavras acima são bastante reveladoras. Tudo é Espírito; existe somente Deus aparecendo como a totalidade do Universo. Isso significa que não existe “estudo da Verdade”, mas sim Autorrevelação divina. A Divindade Se revelando, aqui e agora, como cada um de nós: eis o que, aparentemente, é visto como um “estudante da Verdade”.
O “mundo de aparências” parece conter uma infinidade de doutrinas espirituais; porém, nenhuma delas existe realmente. Se o “mundo das aparências” é inexistente, e se Deus é Tudo, os ensinamentos dados na “inexistência” não passam de “sonho de aprendizado”. Assim, disse Jesus: “Vós adorais o que não sabeis”. Os supostos “discípulos”, ou “alunos da Verdade”, são todos inexistências! Comparam-se a personagens de um sonho! A chamada “fé” constitui a suposta adoração ao que se desconhece. A percepção da Onipresença divina como a Consciência iluminada que cada um de nós já é, constitui a “adoração em espírito e em verdade”. Esta percepção, por revelar o “agora” sem tempo e sem espaço, (hora e monte de adoração), apresenta o Universo tal como já é: espiritual, infinito,luminoso e perfeito.
CONTEMPLAR É RECONHECER A MENTE REAL
COMEÇANDO COM DEUS
Dárcio
A “Chave de Ouro de Emmet Fox”, que nos ensina a ver a Presença de Deus já estando no lugar do problema (ou da aparência), é também útil para darmos início às contemplações, bem como a aceitação com “coração de criança” de que “o Espírito do Senhor é sobre mim”.
e vivo, não mais eu, mas
Cristo vive em mim”.
Gálatas 2: 20
PERCEPÇÃO E FORÇA DE VONTADE – 2 (Final)
Dárcio
2- Final
A sequência de “agoras” nada mais é que a maneira com que o mundo aparente capta esta Verdade. Assim, os que discernem espiritualmente a Realidade sabem que o Universo é a sua própria Consciência divina. “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Esta frase faz a divisão entre a Realidade e a aparência. Quando percebemos que o Universo é a nossa Consciência, aos olhos do mundo (não aos olhos da Verdade) as coisas nos são acrescentadas.
Nossa Consciência é a Visão crística que revela a nossa perfeição e inteireza, aqui e agora. Nada nos pode ser tirado nem acrescentado. Esta é a importância da PERCEPÇÃO ESPIRITUAL. É ela que mostra a nulidade da mente humana; é ela que mostra a falsidade da força de vontade; é ela que revela a inexistência do fictício ser humano, sempre insatisfeito, que sempre busca os “tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde ladrões minam e roubam”. Finalmente, é a “PERCEPÇÃO ESPIRITUAL” que revela a EXISTÊNCIA ÚNICA DE DEUS, AQUI E AGORA. E VOCÊ, por existir e integrar esta UNICIDADE DIVINA, por certo já está percebendo quão ilusória é a chamada “força de vontade”, quando medida dentro deste contexto absoluto.
ESTE MUNDO É NEBLINA
Dárcio
“Estar no mundo sem pertencer-lhe” é viver “através das imagens deste mundo” vendo-as todas como “neblina”. E, durante as contemplações, o que iremos fazer será simplesmente RECONHECER O CENÁRIO ILUMINADO! Por isso sempre falamos que o “ponto de partida” das contemplações é o reconhecimento da TOTALIDADE DE DEUS! Levar “imagens do mundo” a elas, seria “dividir a casa”, ou seja, seria acreditar em “mundo sem neblina” e “mundo com neblina” coexistindo, enquanto O MUNDO É UM SÓ, e a “neblina” é impotente para alterá-lo! Por isso, a essa aceitação errônea, dá-se o nome de ILUSÃO.
"EU NÃO TENHO FILHA"
Dárcio
Eu estava em meu carro e de repente tocou o celular; quando o atendi, uma voz de garota em choro gritava: “Pai, estou sendo sequestrada!” Como eu não tenho filha, pude logo ver que se tratava de um trote e desliguei o aparelho. A reação e atitude, baseadas no fato de que “Eu não tenho filha”, puseram fim à questão em segundos. Mas foram baseadas em “verdade na ilusão”, sem valor espiritual algum! Que seria a prática da Verdade? Uma atitude idêntica, tomada também radicalmente, mas com sugestões que aos olhos do mundo representassem fatos verdadeiros. No caso em questão, seria como se realmente eu tivesse uma filha, com voz parecida com a da ligação, e tomasse a mesma atitude de modo inabalável, por estar ciente de que
mesmo que na ilusão surja a aparência de filha e de algo ruim se passando com ela, EU NÃO TENHO FILHA!Enquanto não reagirmos convicta e radicalmente baseados na Verdade Absoluta, a prática dos princípios revelados estará “fraquinha”. Diante da menina morta, Jesus disse: “Ela apenas dorme!” O mesmo Espírito divino presente em Jesus e sendo a VIDA DELE, está em todos nós! A Vida única é Deus e é indivisível! As diferenças que se mostram na aparência refletem o nosso maior ou menor envolvimento com as crenças coletivas. Cada um deve se dedicar e se interiorizar bem mais! Dizer que um consegue por ser “mais evoluído” é ótima explicação para a acomodação! Entretanto, é uma tremenda mentira! Se Jesus fosse aplicar os princípios por estar “evoluído”, iria falhar! Mas ele sabia que não existem “estágios de ilusão”, e sim maior ou envolvimento nosso com ela! Por isso, orava dias e noites para discernir a TOTALIDADE DE DEUS! Isso deve ser bem observado! Se não nos dedicarmos ao máximo, a convicção será mínima! E os resultados visíveis nesta vida refletirão apenas o nosso estado mental de cada momento.
Se uma sugestão chegar, dizendo: “Um parente seu não está bem!”, se a pessoa estiver convicta da Verdade, sua imediata reação será:”Eu não tenho parente!” Se a sugestão lhe disser: “Sua perna está doendo!”, sua imediata reação será: “Eu não tenho perna!”. Assim procede quem realmente aceitou que DEUS É TUDO! Se as reações e atitudes forem as mesmas que um desconhecedor dos princípios da Verdade teria, esta pessoa deve se dedicar bem mais do que vem fazendo! Uma leitura superficial, sem o efeito dela no desmantelamento da ILUSÃO arraigada, pouca coisa fará por ela! É preciso treinar mais! Os acontecimentos do mundo podem ser usados nesse treinamento! O importante é não fazer deste estudo algo meramente teórico, sem praticidade imediata! DEUS É REALMENTE TUDO! E se formos “dar corda” à ILUSÃO, a cada sugestão que ela nos enviar, estaremos somente dando testemunho da mentira!
"EU VOS ESCOLHI A VÓS" -3 (Final)
VOS ESCOLHI A VÓS”
Marie S. Watts
Não importa qual venha a ser o nome que você possa ter aplicado à identificação equivocada do seu Ser. Seja Maria, João, ou outro qualquer, o fato é que Você possui um único nome, que é “EU SOU”. É a este Nome que Se atribuem as Obras realizadas. Este é o nome que Você sempre teve, e que terá para todo o sempre. Verdadeiramente, “A dádiva de Deus” Se constitui dEle próprio; Sua Vida identificada como Sua Vida, Sua Mente identificada como Sua Mente, Sua Onipotente Onipresença, identificada como Seu Poder e como Sua única Presença. Esta é Você. Esta é a Sua Identidade, assim como está revelado na definição de “Absoluto”. Aceite-A, assuma-A, pois, é Ela o Seu EU.
PERCEPÇÃO E FORÇA DE VONTADE- 1
E FORÇA DE VONTADE
Dárcio
Quando apresentamos os textos sobre a Verdade Absoluta, às vezes somos interpelados por alguém aparentemente frustrado, curioso e surpreendido por nossa colocação a respeito da força de vontade. Obviamente, aqueles que acreditam na existência de mente humana não conseguem imaginar como poderiam ser felizes sem contar com a suposta força de vontade concentrada na realização de seus ideais. Que estaria faltando às pessoas que dizem frases como estas? Falta-lhes a PERCEPÇÃO da Realidade. Se a Realidade for percebida, a chamada “força de vontade” será automaticamente descartada. A percepção da Realidade revela que a Perfeição já está manifesta, aqui e agora. Sendo esta a Verdade, a pergunta que fazemos é a seguinte: “Quem estaria dotado de “força de vontade” paras realizar algum ideal?” A ilusória mente humana inventou um personagem fictício, outorgando-lhe os seus “poderes” para que ele alcançasse o seu objetivo. Logicamente, nós somos reais; assim, jamais fomos, somos ou seremos tais figuras fictícias criados pela “inexistência”. Um personagem fictício pode dizer que é realizado, bem como que não o é; mas, o que realmente importa é o seguinte: o personagem é fictício.
Esta Verdade parece abalar as pessoas do mundo, que procuram se defender a todo custo: “Se não devo me esforçar para atingir o meu objetivo, para que estou vivendo?” Na realidade, esse tipo de argumento parte da própria “mente inexistente”, que se vê ameaçada de ser desmascarada e vista pelo que é: uma ausência, um vazio, puro NADA.Uma semente demonstra “força de vontade”, quando se desdobra a cada dia no solo em que foi semeada? Ou nossa visão é que é limitada, vendo esta aparência, em vez de PERCEBER a Realidade pronta que realmente ai está manifestada? Este é o ponto!
A Verdade Absoluta propõe a VIDA PELA GRAÇA. Eis por que encontramos inúmeras passagens bíblicas nos incitando a buscar o Reino da Verdade (percepção) em primeiro lugar. “Ajuntai para vosoutros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o coração”.
ILUSÃO NÃO EXISTISSE…
Dárcio
Que acha que você estaria sendo ou fazendo agora?
Você estaria curando alguma doença?
Preocupado com o amanhã?
Torcendo para seus planos serem concretizados?
Fazendo caridade?
que estaria você desejando agora,
se a ILUSÃO não existisse?
Descubra por intuição!
Medite! Deixe
sua Consciência dar-lhe a
resposta!
EXTERNO E SOLUÇÃO INTERNA
Dárcio
Na verdade, nunca há “conflito externo” em parte alguma! Ele, quando é visto, apenas nos sinaliza a milenar ILUSÃO: a aceitação de “outra mente” que não seja a Mente ÚNICA e DIVINA! Nosso “retorno” à UNIDADE desfaz a falsa dualidade, o que nos faz ver a Harmonia que sempre É!
"EU VOS ESCOLHI A VÓS"
VOS ESCOLHI A VÓS”
- Muito se tem ouvido falar atualmente sobre autoexpressão. Porém, a maior parte do que se ouve, em nada se relaciona com o expressar do “Eu” que Você é. Não é você quem expressa este “Eu”; Ele é que Se expressa como Você. Há uma vasta diferença entre esta Autoexpressão e aquilo que costumeiramente é aceito como autoexpressão. Na verdade, na maior parte das vezes, a autoexpressão não passa de ego-expressão. Ela surge na forma de um pequenino eu que tenta realizar algo, ou ser alguma coisa de si mesmo. Ela aparece como um falso conceito de ambição, um desejo de autoglorificação, de autopromoção, como se fosse algo de si mesma. Tudo isso aparentemente ocorre com a falsa identificação. Contudo, você não se deixará emaranhar nesta rede; você possui um conhecimento maior. Você sabe exatamente o que Jesus quis dizer, quando declarou “de mim mesmo nada posso fazer”. Sabe também o que Ele quis dizer, ao afirmar: “O PAI, QUE EM MIM ESTÁ, ESTE REALIZA AS OBRAS”.
UM VOCÊ SEM PASSADO
VOCÊ SEM PASSADO
Dárcio
Não existe outro “Eu”, senão DEUS, sendo a nossa identidade! Associá-la com esta figura humana temporal, desenhada pela crença coletiva, é um disparate sem tamanho! “Antes que Abraão existisse, eu sou”, disse Jesus. Estava revelando a inexistência do tempo e de nossa associação com imagens temporais. Contemple-se sendo Este “Eu do Agora”; interiorize-se a ponto de discernir o que VOCÊ É, a Imutabilidade perfeita; isole-se inteiramente das imagens visíveis, onde uma ILUSÃO DE MASSA aparenta lhe mostrar um ser nascido como sendo você! Esta ILUSÃO, apesar de se mostrar convincente à maioria, é feita puramente de NADAS.
“EU VOS ESCOLHI A VÓS"
VOS ESCOLHI A VÓS”
Marie S. Watts
PARTE 1
Caro leitor, não estaria você desejoso de saber se existe alguma coisa que possa fazer, para capacitá-lo a conscientizar mais claramente este “Eu” que Você é? Existe sim. E é exatamente o que Você está fazendo agora. A sua concordância interna, ao que está aqui sendo dito, é a Sua RESPOSTA A VOCÊ MESMO. É o próprio Eu, consciente de Sua Identidade; é a Consciência divina, identificando-Se como a Sua Consciência.
Obviamente, isso não quer dizer que você esteja mudando de identidade ou trocando-a por outra. Como poderia fazer isto? Jamais ocorreu de Você ser alguém diferente do “Eu eterno” que está sendo neste instante. Jamais você se despirá ou se livrará de uma falsa identidade. De fato, uma visão além do equivocado conceito de Identidade é que irá possibilitar ao Você, este Você que você é, surgir manifesto. Isto é Autoidentificação, ou Autoexpressão.
Continua…>
O CRISTO VOLTANDO EM VC 4 (Final)
CRISTO
VOLTANDO EM VOCÊ!
Dárcio
4
“Não mais necessitaremos de receitas ou fórmulas quando verdadeiramente compreendermos que Homem e Deus são um. Uma repetição de palavras de outros e uma constante confiança em livros ou lições acabará tornando alguém escravizado a alguma outra personalidade, em vez de deixá-lo confiante em seu próprio Cristo.” Vivian May Williams
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” (Gálatas 2; 16-21).
O objetivo único do site do Facho de Luz é exatamente este, aqui citado pela autora: “verdadeiramente compreendermos que Homem e Deus são um”. Incluímos, acima, a passagem bíblica em que Paulo critica quem, tendo sido justificado pela fé em Jesus Cristo, ainda se mantém na arcaica crença em pecado e pecadores. Critica também as doutrinas que consideram a salvação um fruto de evolução mental ou algo a ser conquistado pelo ser humano através de supostas leis de causa-e-efeito.
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. Em outras palavras, Paulo revela a “VOLTA DO CRISTO” em seu próprio ser , tal como temos aqui exposto. E, esta “volta”, também segundo ele, se dá pela Graça! Caso não fosse, “Cristo teria morrido em vão”!
Eis a missão crística: “ir atrás das ovelhas desgarradas”. Se, após receber estas revelações, você deixar radicalmente de lado toda dependência a mestres, autores e livros, para tão-somente se dedicar à constante percepção de que DEUS E HOMEM SÃO UM, DEUS E VOCÊ SÃO UM, O CRISTO ESTARÁ “VOLTANDO” EM VOCÊ! E SENDO VOCÊ!
F I M
UM "EU" QUE É IMORTAL
QUE É IMORTAL
Dárcio
“EXPULSAR-VOS-ÃO DAS SINAGOGAS;
VEM MESMO A HORA EM QUE QUALQUER QUE VOS MATAR CUIDARÁ FAZER UM SERVIÇO A DEUS. E ISTO VOS FARÃO, PORQUE NÃO CONHECERAM AO PAI NEM A MIM.”.
João 16: 2
Este mundo é uma “miragem”! O Reino da Realidade está aqui mesmo, mas, por não ser acreditada a Revelação, a “miragem” é vista como real, e o que é Real sequer chega a ser visto, a não ser como “utopia” ou “promessa para o futuro”.
As igrejas deste mundo não pregam a transcendência! Incluem a “miragem” nas “Obras de Deus”, o que contraria as Escrituras e a base real do Evangelho de Cristo ou dos sutras de Buda. Esta frase de Jesus é muito importante! Primeiro, revela-nos que, se formos pregar a Verdade absoluta na maioria dos “templos” ou “denominações” deste mundo, de lá seremos expulsos! Cada um se julga “dono da Verdade” e, se alguém passar a falar somente em “transcendência”, não achará interesse por parte de ninguém: nem de pregadores nem de fiéis.
Segundo, explica-nos que o verdadeiro cristão é aquele que já se descobriu “renascido” em Deus, vivendo como o ser imortal e perene que ele verdadeiramente é! Dessa forma, a suposta “morte” de alguém até pode ser encarada como “serviço a Deus”. Não que Deus espere isso de alguém, mas, o que Jesus aqui explica, é que somente acredita que alguém “mata” ou “morre”, quem “desconhece ao Pai e a Mim”, (Deus sendo o próprio Eu imortal).
Ao fazer esta forte colocação, Jesus busca nos abrir a visão de uma vez por todas! Não existe morte! E, “aqueles que matarem alguém”, estarão somente ilusoriamente eliminando um personagem fictício do quadro hipnótico! Porque ninguém jamais nasce nem morre! Porque Deus é Tudo! Porque “não há outro ao lado de MIM”. Este é o ensinamento!
*
A DIVINA LUZ
Dárcio
“A divina Luz surgirá na escuridão,…… e nos guiará continuamente.”
(Isaías; 58: 10,11).
Partir da Divina Luz que somos, é o Caminho! Quando Jesus disse “Sois a Luz”, marcou em definitivo o que somos e o que precisamos saber que somos! “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos tornará livres”, disse ele. Este “conhecimento”, feito em contemplações dedicadas, deve nos acompanhar pelo dia-a-dia, quando, diante de situações ilusórias que iludem a maioria, ficamos em condição de desmascará-las de imediato. Por exemplo, se surge um conflito de ideias que geraria discussão prolongada, ou que causaria um mal-estar de muitas horas, assim que este cenário nos surja, deve ser desmantelado! Isso é feito dentro de nós! Jesus disse: “Não resistais ao maligno”. Estava nos dando um princípio absoluto de permanência no “referencial da Luz” que somos. Por mais que oremos, não impediremos a vinda de SUGESTÕES DO MUNDO DA ILUSÃO! Elas são a “crença coletiva” e não acontecimentos reais! Mas não precisamos achar ruim o surgimento destas “trevas”, uma vez que já sabemos que “somos a Luz”. O erro seria ACREDITAR nessas sugestões ilusórias o tempo todo, quando já sabemos que o certo está em permanecermos conscientes de que a REALIDADE está PERFEITA e subjacente a elas! Este é o sentido de “estar no mundo sem pertencer-lhe”, que diz a Bíblia.Quanto mais recordarmos estes princípios no dia-a-dia, menos nos envolveremos com a ILUSÃO e mais nos manteremos conscientemente na Verdade. “Orai, e vigiai em cessar”. Tudo depende do interesse e da dedicação de cada um!
VEJA-SE SENDO O CRISTO
Dárcio Na concepção divina, você é o Cristo! Deus é Espírito e VOCÊ é Sua expressão individual. Não existe matéria em você! No máximo você pode estar iludido em aceitar “outra substância”, que não o Verbo, constituindo o seu ser. Se levar adiante esta crença falsa, uma vez que “sem o Verbo nada do que foi feito se fez”, você acabará crendo na ILUSÃO INTEIRA, ou seja, a crença coletiva que endossa a quimérica existência material ou humana.
O “renascimento”, pregado por Jesus, não intenta fazer de você um humano perfeito! Feche os olhos para o suposto mundo da matéria e reconheça que você é um ser fora dele! Veja-se sendo o Cristo! Somente Deus existe! E Deus está sendo integralmente o seu ser. Tire de foco um suposto ser humano, com acertos ou defeitos, e “ascenda” ao seu “Eu glorioso”. A Mente do Pai é a única e é a SUA! Por isso, “o Pai a ninguém julga”, disse Jesus. Caso julgasse, Deus estaria em ilusão, crendo em “outro ao lado dEle”. Todo “juizo que nos é dado”, é no sentido de que honremos o Filho que somos por nos encararmos sendo o Cristo, e não “ser material em evolução”.Vendo-se menos do que Deus significa desonrá-lo! Significa achar-se separado ou fora dEle! Tudo é UM! Veja-se conscientemente SENDO o Cristo! É esta a Verdade eterna sobre VOCÊ!
todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o
Pai que o enviou.”
Toda aparência…
serve para chamar a atenção ao Princípio perfeito,
que é Perfeição plena.
VOCÊ É A LEI DA HARMONIA ETERNA
Dárcio
A imagem visível da existência é ao que Jesus chamou de “este mundo”, para dizer que “não somos deste mundo”. Este desvínculo do mundo do qual “não somos”, para nos compenetrarmos do “Reino em que somos”, é a razão pela qual nos dedicamos à “Prática do Silêncio”. Desejar mudar “este mundo” para melhor é o que está na mente da maioria que acredita ser dele; porém, a Bíblia diz: “Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo”, isto é, aquele que descobre sua identidade verdadeira já aqui e agora em Deus, não tem mais “este mundo” em sua percepção! Está totalmente tomado pela Realidade espiritual e consciente de sua presença única e exclusivamente nele.
Enquanto “este mundo” aparenta ser real, atuam nele as supostas leis materiais que são, na verdade, crenças coletivas e não leis verdadeiras. As verdadeiras Leis que regem o Universo estão acima deste mundo, pois não agem na “ilusão” e sim na Verdade. As Leis Divinas em ação são a Verdade em Si, e, na “Prática do Silêncio” conscientemente nos sujeitamos única e exclusivamente a elas. Não tentaremos trazer as Leis de Harmonia a “este mundo”, mas sim “permanecer” acima dele, discernindo espiritualmente a ação perfeita destas Leis divina em todo o Universo, em toda a Existência e em tudo que se relaciona conosco! Esta “comunhão com as Leis da Harmonia” revela nossa UNIDADE com elas. E esta percepção se dá na suavidade e na quietude máximas, sem esforços mentais.
Reconheça:
“Eu Sou todas as Leis da Harmonia Infinita em manifestação!”
A seguir, “solte-se” em VOCÊ MESMO! Esta é a “prática da Verdade”:
SER AQUILO QUE JÁ SOMOS.
*