O CAMINHO DO CORAÇÃO

O

CAMINHO DO CORAÇÃO

Lillian DeWaters

Ame os caminhos de Deus, ame as coisas de Deus, ame a obediência a Deus, ame contemplar a Luz a Se revelar do seu próprio interior. Ame o fato absoluto de que, neste exato agora, sua perfeição e Inteireza já estão com você. Estão presentes exatamente onde você está. Sua felicidade está em viver à Luz do Ser Único. Sua alegria está em receber Autoiluminação. Cada necessidade sua é suprida espontaneamente, naturalmente, quando você vive na Luz e no Amor do Eterno. Volte-se do pensar para o amar, e grande será seu espanto, ao constatar sua Liberdade em Automanifestação.

Tudo do Espírito está ligado ao Coração. Nossa integralidade e Paz são naturais estados de Harmonia de nosso Ser. Nossa Realização Espiritual é nossa Autossuficiência. Nossa fé e confiança na Realidade em Si constantemente Se expande como Autorrevelação. Crendo na Mente Única, e somente nEla, paramos de querer mudar algo ou alguém. A Mente única não pratica nenhuma cura; não dá tratamentos mentais. Com Sua própria luminosidade, Ela simplesmente revela Sua própria Perfeição em toda parte.

O Espírito ama as coisas Espirituais. Nosso amor está associado com a Verdade, em palavras como Inspiração, Intuição, Iluminação, Luz. Glória. Revelação, Unidade, Totalidade, Unidade. Estas palavras são Pão Vivo para nós. A Substância em Si.

Bem-aventurados os que conhecem mediante a Mente Eterna, a Mente Real! Bem-aventurados os que amam com um Coração devotado e puro! Sem se preocuparem em demonstrar qualquer coisa. Estes, espontaneamente, naturalmente, experienciam o AGORA ETERNO – Amor eterno, Resplendor, Luz, Unicidade, Beleza. Alegria, Paz – por toda a Eternidade.

*

"NAQUELE DIA CONHECEREIS…"

“NAQUELE DIA,

CONHECEREIS QUE ESTOU EM MEU PAI, E VÓS, EM MIM, E EU EM VÓS.”

João 14: 20

Existe um Fato já ocorrendo! Um Fato espiritual! Jesus  estava vendo-o, e revelando-o aos discípulos. Que Fato é este? A Onipresença divina como única Realidade, o Fato consumado da Unidade perfeita que nos forma e que “ajudamos” a formar.

Jesus confirmou o Fato: disse estar no Pai; estando no Pai, em Unidade, chamava Deus de MIM, por saber não haver “dois”, mas UM! Que mais? Revelou o “vós em MIM e EU em vós”! Este é o princípio básico do estudo da Verdade Absoluta! Esta UNIDADE! O mundo se saturou de dogmas e de formas humanas de pensar, e pouco se atentou à simplicidade das revelações diretas de Jesus!

Que “dia” seria este citado por ele? O “dia” em que alguém  decidir por se identificar com suas palavras, com o Fato espiritual presente, com a Verdade absoluta contida nesta sua frase!

Em nosso estudo, não encaramos seres isolados em suposta evolução! Partimos do Fato supremo revelado! Seguimos a linha da revelação! Jesus se descobriu UM com Deus! Assim, para ele, não havia Deus e Jesus, mas unicamente Deus! Desse modo, descobriu o Eu Sou Absoluto,   Infinito, sendo sua identidade, e sendo a nossa identidade! E pôde com autoridade nos revelar: “Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em MIM, e EU em vós”!

Não poderia ter sido mais claro! Entretanto, a maioria, com o coração endurecido, se decidiu pela “matéria”, pelos ensinamentos “deste mundo”, pela ILUSÃO! E, seu papel, diante destas revelações, é sair dessa “decisão hipnótica” da massa para descobrir o “SEU DIA”, sua IDENTIDADE ÚNICA, sua NATUREZA DIVINA!

*

DEUS NÃO É UM PODER A SER USADO

DEUS NÃO É

UM PODER A SER USADO

Joel S. Goldsmith

O poder de Deus não é para ser evocado pelos humanos e não é alcançado pela tentativa de influenciar Deus em causa própria. Não se trata de um poder contra o pecado, contra a doença ou contra a morte, tanto quanto a luz não é um poder contra as trevas. A verdade é que não há trevas: elas são apenas ausência de luz. Não constituem uma presença, nem uma entidade, nem uma substância que se possa examinar ao microscópio. Não é possível captar um pedaço de escuridão e examiná-lo, porque não existe essa coisa chamada escuridão. A escuridão é unicamente ausência da luz.

Pecado, doença e morte – como a escuridão – não existem, pois aquilo que Deus não criou não existe. Ele é o único poder criador, é o que mantém a criação. No Gênesis, lemos: “Deus contemplou tudo o que fizera e viu que era bom”. Não está em Sua natureza contemplar o pecado, a doença e a morte e considerá-los bons; por isso, não pode tê-los criado.

Há outro ponto: o que Deus criou, criou para sempre, e não permitiria que alguém aniquilasse qualquer coisa que haja criado. Se houvesse criado o pecado, a doença e a morte, não teríamos nenhuma esperança de vencê-los.

Não precisamos do poder divino para vencer algo que não foi feito no princípio, nunca teve existência e apenas representa a nossa ignorância da Verdade. O nosso poder de cura, então, que é o nosso poder espiritual, repousa unicamente no conhecimento da verdade de que Deus é o Supremo Poder Criador, mantenedor e sustentador, e de que aquilo que Ele não criou não existe. Aí reside o nosso único poder espiritual.

*

“PEDAÇOS DE MIRAGEM"

“PEDAÇOS

DE MIRAGEM”

Dárcio

A prática da Verdade se dá primeiramente dentro de nós e não diretamente no fictício mundo das aparências. O Universo do Espírito, que nossa Consciência infinita é, abrange tudo e todos em UNIDADE harmoniosa e perfeita. Este é o Universo real! O Universo em que “Eu-Sou-Consciência-Iluminada” desconhece qualquer outro!

Quem acredita que o mundo material tem existência verdadeira, vive a ILUSÃO! E, por acreditar em algo inexistente, passa a vida inteira perdido com os “pedaços de miragem” que “enxerga” com a mente falsa deste mundo. Desse modo, sempre se mostra lutando para obter alguns deles, temendo outros, ou procurando se livrar de uns e se esforçando para conseguir outros.Cristo disse: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas(Mateus 6-33). Empenhava-se em poupar à maioria iludida pela “aparência” esta vivência fraudulenta em que nossa real presença, como “Deus em expressão”, sequer chega a ser considerada!

O chamado “mundo material” é NADA! Uma “miragem” que o ilude por atrair sua atenção a “pedaços dela”. Não admita isso! Volte-se interiormente a SI MESMO! Perceba a SUA Consciência como a Substância Infinita, Deus, representada por VOCÊ exatamente onde VOCÊ está! Contemple a natureza divina e UNA desta Consciência-Luz! Entenda que não há “outro” ao lado dela em existência! Perceba sua Onipresença todo-abrangente! Desse modo, além de estar “conhecendo a Verdade”, evitará de se iludir o tempo todo com simples “pedaços de miragem”, acreditando amar alguns, detestar outros, ou acreditando que a vida consista em se perseguir alguns evitando outros!

*

“EU SOU A VERDADE”

EU SOU

A VERDADE

Dárcio

A aceitação incondicional de que DEUS É TUDO conduz, natural e imediatamente, à percepção de que TUDO É A VERDADE. Contemple a totalidade de Deus no entendimento absoluto de “ser a Verdade”. Jesus deu o exemplo do que é o correto! “EU SOU A VERDADE”. Partiu do Absoluto! Não se via como carpinteiro nascido de Maria, e “conscientizando a Verdade” a vida toda! Faça o mesmo! “Não chameis de pai a NINGUÉM sobre a face da terra”, disse ele para impersonalizar a Verdade!

Não se veja como “mentira nascida na mentira”. Não creia que ‘”a mentira aos poucos irá “se tornando” a Verdade”. Erradique em definitivo o ilusório “julgamento pela carne”. Dê início às contemplações consciente do fato espiritual, eterno e onipresente: “EU SOU A VERDADE”.

“Daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos deste modo.”
2 Cor. 5:16

*

DEIXE A LUZ BRILHAR

DEIXE

A LUZ BRILHAR!

Dárcio

Quando Deus disse “Faça-se a Luz”, em Autorrevelação estava Se reconhecendo como cada um de nós. “A vida era a Luz dos homens”, diz a Bíblia (João 1:4.) A Luz desconhece trevas! Quando compreendemos a natureza de Deus como Luz impessoal, como a Luz onipresente nos homens, sem graduações, sem supostos graus de evolução, as trevas ou problemas começam a desaparecer…

Brilha UMA Luz! DEUS! Brilhando impessoalmente, Ela brilha COMO a Luz que VOCÊ JÁ É! Não limite a Luz! Não creia que Ela brilhe mais em Jesus Cristo, em Buda, do que em VOCÊ! Não creia que a Luz brilhe sem inteligência! ELA É DEUS! A Luz é onisciente; e, por ser impessoal e onipresente, garante a HARMONIA ABSOLUTA deste exato AGORA, “para quem tem olhos para ver”.

A Luz, sendo Deus, é o “Eu Sou” reconhecido em cada um. A melhora paulatina da vida humana, conseguida a duras penas e esforços pessoais, deve ser trocada pela “Graça” e pela “Verdade”. Que Verdade? “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO”! Em síntese, esta é a Verdade contida na mensagem de todos os iluminados.

“E a Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5). Esta frase revela a Onipresença da Luz, não obstante deixe Ela de ser reconhecida por todos os homens em que  já está. Por que não houve esse reconhecimento? Porque “treva” é testemunho humano, é “ausência de Luz”, é o intelecto incompreendendo a Luz!

A Verdade revelada é a Verdade. Quando todos deixarem de lado os julgamentos humanos e finitos, limitados pelo também limitado alcance mental humano, a Luz revelará Sua ONIPRESENÇA!

DEIXE SUA LUZ BRILHAR! Isto não é teoria nem “poesia mística”! VOCÊ É A LUZ! Assuma sua atual UNIDADE COM DEUS! Desse modo, Sua Voz será a Voz de Deus! E, com a Voz de Deus aparecendo como o EU SOU que VOCÊ É, diga com autoridade: “FAÇA-SE A LUZ!”.

Há alguma “treva” à sua frente? Algum problema, alguma limitação, desarmonia.? Não se intimide! Você não é um ser humano enfrentando uma condição real! VOCÊ É A LUZ QUE BRILHA! Ao dizer “FAÇA-SE A LUZ”, pela percepção absoluta de que TUDO É DEUS, as trevas revelam sua nulidade. Mesmo que as aparências se mostrem temporariamente da mesma forma,  serão como árvores cujas raízes já foram arrancadas: mesmo que ainda exibam suas folhas verdes, logo estarão extintas.

A Verdade não luta contra crenças do mundo. A VERDADE É A LUZ DO MUNDO! Cristo disse “Eu sou a Verdade”. Segui-lo é repetir SUA percepção; é “deixar sua Luz brilhar”; é declarar convictamente “FAÇA-SE A LUZ”, sempre que surgir alguma “treva” pretendendo se fazer passar por realidade.

“LEVANTA-TE, RECEBE A LUZ, PORQUE CHEGOU A TUA LUZ, E A GLÓRIA DO SENHOR NASCEU SOBRE TI.”

(Isaías 60:1)

*

SEU ESPÍRITO É O ESPÍRITO DE DEUS

SEU ESPÍRITO

É O ESPÍRITO DE DEUS
Dárcio

Perceber sua unidade com Deus é contemplar a Verdade de que o Espírito de Deus é o Espírito que você é! As teologias dualistas jamais foram a base de revelação divina! Quando Cristo disse “Eu e o Pai somos um”, ou quando Paulo disse “Glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”, explicavam a Presença única constituindo o “nosso ser”.

“Ao lado de MIM, não terás outro”- esta é a Verdade Absoluta! Inexiste “outro” para que você possa ter! Contemplar esta Verdade é anular a crença falsa dualista, inclusive, e principalmente, onde ela envolve a “oração”. O costume errôneo de alguém “orar a Deus” acaba se tornando prática do dualismo! Não há Deus e você! O Espírito de Deus, sendo o Espírito de Deus, é VOCÊ! Nada mais! Esta é a UNIDADE a ser contemplada! O Verbo é um só! A Vida é uma só! O Espírito é um só! Buscar esta Verdade de “todo coração” significa não admitir resquício algum de dualidade! Por isso as “contemplações absolutas” constituem o “orar e vigiar sem cessar”. Atento à percepção da Verdade eterna, VOCÊ livremente discerne o Infinito Perfeito sendo VOCÊ; sendo a “sua” totalidade, sendo TUDO QUE VOCÊ, como expressão do Pai, já É.

O UM É UM E AQUI ESTÁ PRESENTE COMO VOCÊ! O “SEU” ESPÍRITO É PURAMENTE O ESPÍRITO DE DEUS! LOGO, NEM É “SEU”, MAS SIMPLESMENTE É!

*

POR QUE PROBLEMAS PARECEM EXISTIR?

POR QUE PROBLEMAS PARECEM EXISTIR?

Marie S. Watts

Por que problemas e anormalidades parecem existir, ou estar manifestados? O problema sempre é não-existente. De si mesmo, é mera ausência. Jamais poderia ser uma evidência ou manifestação da Existência. Jamais poderia haver percepção de um problema. Logo, nunca um problema pode estar manifestado. É impossível haver consciência de algo inexistente ou ausente. E, sem nenhuma consciência de problema, problema algum pode estar existindo. Assim, para a Consciência que você é, absoluta, constante e eterna, a imperfeição ou anormalidade sequer pode aparentar ser real. Você não pode estar consciente de forma a ter consciência de uma inexistência. Você não pode estar consciente de forma a perceber a manifestação de uma inexistência. Logo, você não pode estar consciente sequer de qualquer aparência de imperfeição ou anormalidade.

Jamais você está consciente de um problema ou anormalidade. Para que estivesse consciente de algo que não existe, como um problema, você teria de estar sendo aquele problema. DE MODO IDÊNTICO, SE DEUS ESTIVESSE CONSCIENTE DE UMA IMPERFEIÇÃO, DEUS TERIA DE SER AQUELA IMPERFEIÇÃO. Em qualquer caso de consciência de anormalidade, isto implicaria que a própria consciência fosse a desarmonia inexistente em questão. DESSE MODO, VOCÊ, O VOCÊ ETERNO, PERENE, COMPLETO, IMUTÁVEL E PERFEITO, SERIA INEXISTENTE!

Sei que estas declarações exigirão estudo e contemplação. Mas também sei que A CONSCIÊNCIA SEMPRE-PRESENTE, QUE VOCÊ É, ENTENDERÁ PLENAMENTE O PROFUNDO SIGNIFICADO QUE ELAS ENCERRAM.

Qualquer imperfeição implicaria algo incompleto. Qualquer imperfeição implicaria uma Consciência incompleta, ou discernimento de algo incompleto; um aparente discernimento de que a própria COMPLETEZA não é infinita nem constante. MAS A COMPLETEZA É UMA VERDADE CONSTANTE, UM FATO DE NATUREZA ONIPRESENTE.

Suponha que seus cabelos parecessem estar caindo ou em vias de desaparecer; ou que seus dentes parecessem estar apodrecendo ou sendo extraídos. Jamais aquilo indicaria ou evidenciaria o estrago de um dente. Se um dente pudesse apodrecer, necessariamente chegaríamos a uma condição de incompleteza. Pareceríamos inclusive estar num processo de autodestruição ou extinção. ISTO É IMPOSSÍVEL! A INTELIGÊNCIA NÃO DESTRÓI A SI MESMA! Um dente perdido significaria algo incompleto. A falta de um simples fio de cabelo indicaria a mesma coisa. A Bíblia diz que “cada fio de cabelo está contado”. Jamais há um dente a mais ou a menos; jamais há um fio de cabelo a mais ou a menos. Jamais ocorre a revelação ou evidência da perda de um dente ou de um fio de cabelo.A AUSÊNCIA DE ALGO IMPLICARIA NÃO-EXISTÊNCIA. É impossível haver evidência de uma ausência, ou a ausência de Substância, Forma e Atividade. O que se mostra como incompleto é somente nossa aparente PERCEPÇÃO INCOMPLETA DE TODA SUBSTÂNCIA, FORMA E ATIVIDADE. Ou, também, uma aparente percepção incompleta da Natureza eterna e imutável de toda Substância na Forma.

*

“VOLTANDO PARA O PAI”

“VOLTANDO PARA O PAI”

Dárcio

Em João 16:28, lemos “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” Pratiquemos o SILÊNCIO percebendo, em quietude, que somente aparentemente deixamos o Pai para vir ao mundo. Reconheçamos que, por Deus ser ESPÍRITO ONIPRESENTE, este mundo material é ilusório, simples imagem na mente humana, ou seja, JAMAIS SAÍMOS do Pai verdadeiramente. Esta percepção completa o sentido da parte final da citação da abertura, ou seja, DEIXAMOS OUTRA VEZ O MUNDO (a crença), E VAMOS CONSCIENTEMENTE PARA O PAI. O sentido absoluto é que jamais “entramos” ou “saímos” do chamado mundo material, pois este suposto mundo é uma imagem hipnótica na mente humana, e nunca uma realidade manifestada externamente. Sempre estivemos, estamos e estaremos EM DEUS—na Onipresença imutável perfeita–, uma vez que “O MESMO PAI NOS AMA”.

“Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não há mister de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.”( João 16 : 29-30 )

A nossa identificação com a Verdade revelada, de que estamos AGORA em Deus, e Deus em NÓS, faz com que nos identifiquemos com a ONISCIÊNCIA. Em outras palavras, “agora conhecemos que sabes tudo”, ou seja, a Mente divina é percebida como a única Mente do Cristo—e a Mente única de todos nós. “Não há mister de que alguém te interrogue”!

“Respondeu-lhes Jesus: credes agora? Eis que chega a hora, e já aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte (a posição espiritual de cada um na Onipresença ), e me deixareis só (a UNIDADE), porque o Pai está comigo.” ( João 16: 31-32 )

Cada um que deixa a noção errônea (ou a ilusão) de que é um ser humano, perde juntamente a crença falsa de separatividade; é quando percebe sua originária e indissolúvel UNIDADE COM DEUS.

“Tenho vos dito isto, para que EM MIM TENHAIS PAZ; no mundo tereis aflições, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO.” ( João 16:33 ).

Ninguém consegue ter paz e aflições ao mesmo tempo. Como dissemos, o mundo visto pela mente humana é ilusório : ESTAMOS EM DEUS. DEUS É O SER ÚNICO ONIPRESENTE, é o único MIM. Cada um, na Prática do Silêncio, deve se enquadrar no sentido absoluto desta Verdade:

“EU, EM MIM, TENHO PAZ!

Esta Verdade é prática? Sim! Ela revela o UNIVERSO DA REALIDADE, a ESSÊNCIA ABSOLUTA, em que “vivemos, nos movimentamos e existimos”, como disse Paulo em Atos 17:28. TUDO JÁ ESTÁ ACONTECENDO AGORA! O TEMPO NÃO EXISTE! PASSE A AGIR ACREDITANDO QUE O MELHOR JÁ ESTÁ ACONTECENDO! AJA ASSIM, POIS ESTA É A VERDADE ABSOLUTA! Somente a Oniação é Realidade!

“Ter bom ânimo” significa aceitar, reconhecer, em quietude e silêncio, que a Verdade já é esta exatamente aqui e agora! Este RECONHECIMENTO desmascara o suposto mundo da matéria, com todas as suas chamadas aflições.

*

“SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS”

“SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS”

Dárcio

O conceito fictício que a mente humana faz do amor é o que acaba atrapalhando toda a sua real manifestação. Para a mente humana, amar é fazer feliz a pessoa de quem ela gosta, e enquanto durar este gostar! Desse modo, amar é encarado como consequência de um gostar pessoal. Logicamente, isso nunca foi amor nenhum, mas, a mente humana detesta admitir isso!

Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Este estado de espírito é divino e não humano! Amar é cada um primeiramente se vendo em unidade com Deus, onde discerne sua comunhão com todos os seres! Enquanto este discernimento de que somos a Vida una em expressão não se der, o que teremos, em termos de “amarmos uns aos outros”, será um conceito e não o puro amor.

O amor verdadeiro destrói o falso e interesseiro “amor humano”. Deus é Amor onipresente e está, em vista disso, sendo a ação individual de todos nós. Portanto, o “amor incondicional” que flui em nosso dia a dia, em que acima das aparências, recordamos ser a vida divina o que se mostra aparentemente como familiares, vizinhos, profissionais de que necessitemos, como taxistas, motoristas, ou animais e plantas, enfim, o que se mostra “vivo”, este, sim, é o “amor verdadeiro”.

Sair às ruas com medo de assaltantes, medo de ser lesado em compras ou negócios, medo de ser traído, de não ter “seu amor” reconhecido, retribuído ou correspondido, é o exemplo maior da vida ilusória de uma pessoa também iludida! Para “nos amarmos uns aos outros”, um pré-requisito nos será requerido: a consciência de que DEUS É TUDO, quando, então, seremos Deus expressando AMOR INCONDICIONAL, sem julgamentos segundo as “aparências”.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não há nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”

(I João 2: 15-17).

*

DEUS É MENTE INFINITA

Deus

é Mente Infinita!

Dárcio

Deus é Mente Única! Deus é Mente onipresente! Deus é Mente onipotente! Deus é Mente Oniativa! Deus é Mente onisciente! Qualquer outra mente é inexistente! Qualquer outra mente é ilusão! Qualquer outra mente é vazia, estando em seu lugar, já presente, a amorosa e eterna Mente única!

Qual é a sua Mente? A de Deus! Qual é a minha Mente? A de Deus! Percebamos nossa UNIDADE! Percebamos esta VERDADE! Assim, o Bem Absoluto é discernido naturalmente, quando a suposta mente humana (e seus quadros de bem e mal) simplesmente é vista como aquilo que sempre foi: puríssimo “nada”.

*

RADICALISMO NÃO É FANATISMO

RADICALISMO

NÃO É FANATISMO

Dárcio

O estudo da Verdade exige total atenção e dedicação. “Orar e vigiar sem cessar” são as recomendações de quem pôde discernir a totalidade do Espírito divino e a nulidade do suposto mundo material. Este radicalismo exigido nada tem a ver com fanatismo! Fanatismo é alguém, dentre inúmeras coisas que julga serem existentes, ficar com a mente obsessivamente presa a alguma delas, enquanto radicalismo é a alguém preso à ÚNICA presença real, ciente de que sair dali, seria dar crédito ao que é NADA!

Deus é TUDO!Quando Jesus explicava que “não podemos servir a dois senhores”, falava do radicalismo iluminado! A mente totalmente consciente do que é REALIDADE! E, quando alguém, nesta ilusão de mundo, acha que este radicalismo é fanatismo, mostra-nos, em seu julgamento pela aparências, o que de fato é fanatismo: a pessoa acreditar erroneamente que há Espírito e matéria, e, em vista disso, ficar presa à “matéria”, que é inexistente.

No radicalismo, vemos Deus em TUDO! No fanatismo, vemos a ILUSÃO: um suposto ser na matéria vendo outro também na matéria, e ele se achando “normal” enquanto julga o “outro” como fanático! Por quê? Porque a ILUSÃO é a crença de que DEUS NÃO SEJA TUDO! MAS DEUS É TUDO! Desse modo, quem não adota o radicalismo, apenas é vítima de ilusionismo!

*

RENUNCIANDO AO HOMEM MATERIAL

RENUNCIANDO

AO HOMEM MATERIAL

Dárcio

Renunciar a tudo o que constitui o assim-chamado homem material, reconhecer e conseguir expressar sua identidade espiritual como Filho de Deus, é a Ciência que abre as próprias comportas do céu, de onde o bem flui por todos os caminhos do ser, purificando os mortais de toda impureza, destruindo todo o sofrimento e demonstrando a verdadeira imagem e semelhança.

Mary Baker Eddy

Quando Cristo disse: “a casa dividida não subsiste”, “não podeis servir a dois senhores”, estabelecia o “preço da glória”.

Há um Reino eterno e perfeito disponível a todos nós. Nele já estamos, exatamente agora, pois Deus é Onipresença. Se fizermos o que Mary Baker Eddy diz acima, renunciando a tudo o que constitui o homem material, estaremos, na verdade, lançando fora a ilusão fraudulenta de existência e descartando a ilusória mente carnal que, hipnoticamente, parece nos ocultar a Realidade perfeita.

Esta renúncia não é mera aceitação intelectual, mas um trabalho interior de soltura de crenças e admissão incondicional do fato de que “temos a Mente de Cristo. Não há receitas a seguir, neste processo de renúncia. Contudo, quem estiver disposto a dar seus passos nessa direção, será dirigido por Deus em seu “renascimento”. Contamos com alguns princípios de apoio inicial, fartamente expostos em textos metafísicos; entretanto, o mais útil será ficarmos em quietude e silêncio, deixando que a Mente de Cristo Se revele em nós como a totalidade de nossa mente atual. Ao mesmo tempo, abandonamos nossa associação com a mente humana e seus pensamentos. Daí a chave dada por Mary Baker Eddy:

(1) renunciar a tudo o que constitui o assim-chamado homem material (mente carnal);

(2) reconhecer sua identidade espiritual como Filho de Deus (Mente de Cristo).

*

"JÁ DESDE AGORA O CONHECEIS"

“JÁ DESDE

AGORA O CONHECEIS”

Dárcio

Quem estuda a Verdade Absoluta não precisa se prender a religiões, seitas, movimentos ou autores. Desde que algum ensinamento exclua o dualismo, ou seja, a aceitação de algo além de Deus está existindo, ele merece ser lido e conhecido.

“As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” (João 14:10). Esta frase contém duas vezes a palavra “mim”. Jesus separava o “eu pessoal” do “Eu Sou Universal”. “Se vós me conhecêsseis a Mim, conheceríeis a meu Pai (…) quem me vê a Mim, vê o Pai”. Disse ainda: “E JÁ, DESDE AGORA, O CONHECEIS E O TENDES VISTO”. (João 14:7-9) “JÁ, DESDE AGORA”… eis a Verdade Absoluta!

Esta passagem revela a Presença única de Deus. Já desde agora estamos conscientes de que somos esta Presença divina. Não existe Verdade pessoal; toda Verdade é universal.

Aparentemente as pessoas aceitam a existência de um universo divino e de um mundo humano ou material. Isto porque a suposta percepção humana não alcança a Realidade, considera-a oculta ou transcendental, e rotula de existente este conceito finito que, para ela, é visível. Pelo mesmo motivo, sempre vemos alguém a dizer: “Não adianta eu meditar e reconhecer que Deus é a totalidade do meu ser, pois, não consigo deixar de me ver também como ser humano”. Porém, Jesus explica claramente a maneira de encararmos esta situação. A dualidade não existe! Tanto aqueles que o ouviam (se vós me conhecêsseis) quanto o seu suposto a “eu” que falava (a palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo), são ilusão. Deus é o Eu único, a Realidade única. “O pai, que está em mim, é quem faz a obras”, e, “ desde agora O CONHECEIS”.

Há aqui uma notável separação entre a Realidade e a “aparência”. Quem vê o sol através de um vidro fosco, ciente de que o “sol único” é o luminoso, sabe que não existem “dois”, mas tão somente o sol único. Este é o ponto a ser notado! O “sol fosco” e o “sol luminoso” são o MESMO! É assim que VOCÊ vê a SI MESMO como LUZ!

*

A SIMPLICIDADE DA REVELAÇÃO

A SIMPLICIDADE DA REVELAÇÃO

Dárcio

A Verdade revelada é a coisa mais simples que há: diz que DEUS É TUDO, E FORA DE DEUS NADA EXISTE! Chegando à mente humana, começam as divagações intelectuais e as complicações: Como pode ser? E os problemas? Você ficou maluco? Não está vendo as coisas horrorosas de hoje em dia? A simplicidade da revelação continua: DEUS É TUDO, E FORA DE DEUS NADA EXISTE! Mas, a mente continua: Tem certeza? E esta Verdade me ajudará? Acabará com meus problemas? Serei beneficiado por ela? Não será puro escapismo? Como “eu farei” para conscientizar isso? Existe alguma “fórmula”? E a simplicidade permanece: DEUS É TUDO, E FORA DE DEUS NADA EXISTE!

DEUS É TUDO; FORA DE DEUS NADA EXISTE! SIMPLES! REVELADO! FALTA O QUÊ? O CORAÇÃO DE CRIANÇA! AQUELE CORAÇÃO QUE VÊ A IRREALIDADE DO SONHO, QUE VÊ A REALIDADE SUPERIOR AO MELHOR DOS SONHOS, O CORAÇÃO QUE SIMPLESMENTE VÊ!

“Eu sou o Senhor, e não haverá outro: fora de MIM não há Deus: Eu te cingi a espada, e tu não me conheceste”

ISAÍAS 45:5

*

SUA MENTE É DEUS

SUA MENTE É DEUS

Dárcio

A Mente de Deus não vê ilusão! A palavra “ilusão” é vastamente empregada na literatura espiritual para justamente revelar que Deus somente vê Deus por NADA EXISTIR fora dEle para ser visto ou discernido. Portanto, se nosso “ponto de partida” é a TOTALIDADE DE DEUS, podemos chamar de “ponto de partida imediato” a admissão radical de que a Mente divina é a Mente individual de todos nós. Isto é para ser contemplado! Parta dessa Verdade: Deus é a Mente única! Deus vê unicamente a Realidade eterna! Deus não vê cenas mutáveis! Onde a suposta mente humana vê mundo material, existe a Mente divina contemplando o Universo do Espírito!

Este processo é comparável ao hipnotizado que descobre repentinamente a nulidade dos quadros hipnóticos a que vinha se submetendo em função da sugestão recebida. O suposto “mundo material” não pode fazer parte das “contemplações”! Ele é um “quadro hipnótico”. Por isso, de início já parta dessa Verdade: MINHA MENTE É DEUS! Jamais a SUA MENTE se deixa hipnotizar! Jamais ela “desperta” da ilusão! A contemplação é DEUS discernindo em SI MESMO a totalidade de Suas OBRAS PERMANENTES E ÚNICAS!

“Porque quem conheceu a mente do Senhor

para que possa instruí-Lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”
I Coríntios 2: 16

*

"CRISTO É TUDO EM MIM"

“CRISTO É TUDO EM MIM”

Dárcio

Quando Paulo revela que “Cristo é tudo em todos”, explica que a Verdade é universal e não pessoal. O Cristo é a obra de Deus que somos no próprio Deus, que é tudo. Também revela que “em Deus vivemos, nos movemos e existimos”, para que excluamos de vez a crença dualista de que existe “filho de Deus” em matéria.

Contemple as revelações de modo tão radical quanto são suas palavras! Se é dito que “Cristo é TUDO em todos”, assuma isso na primeira pessoa: “Cristo é TUDO em mim”. Se é dito que “em Deus vivemos, nos movemos e existimos”, assuma também na primeira pessoa: “Em Deus EU vivo, me movo e existo”. Não force a mente para nada! A Verdade permanente é esta! Você é unicamente o Cristo, vivendo em Deus e em unidade com Deus. Contemplar é constatar! É discernir espiritualmente! Contemplar é Autocontemplar!

Não há mais do Verbo divino em Jesus do que em VOCÊ! Como também não há mais Deus aqui ou menos Deus acolá, por ser Deus a ONIPRESENÇA. Descarte por completo a suposta “mente carnal”, e, com a sua Mente, que é a Mente de Cristo, contemple o Cristo sendo TUDO em VOCÊ!

*

O "OLHO SIMPLES"

O “OLHO SIMPLES”

Dárcio

Parte 3 – Final

O mundo entende, por ideal de comportamento, o cumprimento das regras apresentadas por Moisés nos chamados “O Dez Mandamentos”. Assim, se a pessoa não roubar, não cobiçar, não matar, etc, será considerada virtuosa, ou mesmo religiosa. Entretanto, “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20). Que seria essa “justiça que excede a dos escribas e fariseus”? É A PERCEPÇÃO DA ORDEM IMUTÁVEL DA REALIDADE ESPIRITUAL. Ao evitar roubar, ou cobiçar, alguém poderá até ser rotulado de “boa pessoa”; no entanto, não terá percebido a INTEIREZA de seu próprio Ser. Na percepção de que Deus é o nosso Ser, inexiste algo ou alguém para ser roubado, cobiçado, etc. Nossa Consciência é o nosso Ser, e Ela abrange a totalidade do Universo.

Como temos dito, as pessoas do mundo trabalham segundo os falsos padrões da suposta mente humana. Para ela, ou algo nos está faltando, ou algo nos foi suprido. Tudo isso é ILUSÃO. O nosso Ser é Deus! Jamais participamos das aparências ilusórias do “conceito de mundo” aceito por um tipo de mente que sequer é realidade. Ilustremos esse mecanismo ilusório:se a pessoa se julgar com saúde deficiente, “empregar os princípios da Verdade”, e se curar por meio deles, enquanto perdurar a aceitação desta suposta sequência de eventos, o “olho simples” aparentemente não estará sendo utilizado. Por quê? Porque a pessoa não terá percebido a sua real natureza imutável; a sua perfeição permanente; a inexistência do tempo! Não terá, portanto, conhecido a Verdade! Mas, quem seria essa pessoa? Uma aparência, uma inexistência, um “nada”.

Você é Consciência; Você é Deus manifesto como Você; Você é Consciência iluminada; Você não tem mandamentos a cumprir; Você é completo, Constante e Inteiro. Você conhece a Verdade da Unidade Perfeita; Você sabe que somente pode contemplar a SI MESMO como Luz, Perfeição e Plenitude. Em outras palavras, “O SEU OLHO É SIMPLES”.

A candeia do corpo é o olho.Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso…(…) vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.”

Lucas 11: 34-36

F I M

*

"ANTENA LIGADA, BOCA FECHADA"

“ANTENA LIGADA, BOCA FECHADA”

Dárcio

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E, orando, não useis vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”
Mateus 6; 6

A contemplação silenciosa é um estado de atenção máxima em que ficamos em unidade com Deus e percebendo como Deus percebe. Na citação acima, Jesus explica a Perfeição pronta! Este é o sentido real da contemplação: cada um se desvencilhar dos quadros mutáveis vistos pela mente humana, consciente de serem todos eles puras miragens, uma vez que “as obras de Deus são permanentes”.

“Vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”. Esta frase aquieta a mente, enquanto a atenção passa a se voltar à comunhão (percepção de unidade) com Deus.

“Antena ligada, boca fechada” – eis a regra de contemplação! Sem deixar a mente vazia, entenda completamente que é impossível haver “outra” Presença além de Deus! Nunca houve, não há nem haverá! Nesta percepção suave e ligada à Consciência, contemple Deus sendo Deus como VOCÊ!

“Muitos sabem falar de Deus.

Alguns até sabem falar com Deus. Mas quase ninguém sabe calar perante Deus para que Deus lhe possa falar.”

Huberto Rhoden

*

CONTEMPLE O DIAMANTE PUR

CONTEMPLE

O DIAMANTE PURO!

Dárcio

Quando diamante bruto é encontrado, a mente de quem acha a mina vai direto a ele e não à terra grudada. Toda alegria e entusiasmo pelo achado vem dessa concentração no diamante em si. Quem sairia comentando ter achado diamante e terra? Ninguém em sã consciência! Quando eu falo que o estudo do Absoluto parte da TOTALIDADE DE DEUS, falo desta atenção voltada unicamente ao “Diamante”, ou seja, ao CRISTO EM DEUS QUE SOMOS! E nem esta analogia é perfeita, pois, grudada ao diamante bruto existe temporariamente a terra que será removida; mas, em nosso caso, como “sem o Verbo nada foi feito”, grudado ao CRISTO QUE SOMOS, está o NADA! Que costumeiramente é batizado de ILUSÃO!

Contemple o “Diamante”, e nunca a “terra”. Nunca parta da ILUSÃO, e sim da REALIDADE! Rejubile-se por TER ACHADO o “tesouro escondido no campo”, que, na parábola de Jesus, é VOCÊ!

Rejubile-se por SER a Verdade! Rejubile-se por saber que a Verdade é Deus e é tudo! Não perca tempo com o “NADA” que a suposta “mente humana” hipnoticamente tenta fazê-lo crer, estar de fato grudado em VOCÊ!

Um hipnotizador pode colocar diamante puro e lapidado nas mãos de alguém, e fazê-lo crer estar segurando um diamante bruto! Se, a partir desse efeito, for-lhe sugerido que “raspe a terra”, o hipnotizado ficará esfregando a pedra pura, sem terra nenhuma, e achando que tudo estaria se passando segundo a ILUSÃO EM SUA MENTE! Assim é quem contempla a Verdade para “remover problemas”, “remover o ego humano”, “remover ilusão”. Ele já é o CRISTO que sempre foi, mas, ILUDIDO, se desgasta na impossível missão de remover aquilo que não existe, aquilo que é NADA!

Contemple o DIAMANTE PURO!

*