A crença em “dois mundos” é a ILUSÃO a ser dissipada pela Verdade de que DEUS É TUDO! A suposta “mente humana”, gerando a CRENÇA em “existência terrena”, crença causadora da ILUSÃO de que DEUS NÃO SEJA TUDO, sugere conceitos e mais conceitos errôneos, inverdades puras, que aparentam ter lógica, e que acabam sendo endossadas pela maioria.
DEUS É TUDO! AQUI E AGORA! TUDO QUE HÁ, É DEUS EM AUTOEVIDÊNCIA! Entretanto, decorrente da FALSA CRENÇA de que “somos humanos”, a mentira de que há “mediadores entre Deus e homens” é aceita com a maior naturalidade! Aceita por quem? Pela nossa REAL IDENTIDADE? NÃO! ACEITA PELA “MENTE CARNAL”, A MENTE QUE, MESMO SENDO “NADA”, SE FAZ PASSAR POR NOSSA MENTE VERDADEIRA, E, MAIS DO QUE ISSO, SE FAZ PASSAR PELO SER QUE SOMOS!
Quando lemos a revelação do apóstolo Paulo, de que “TEMOS A MENTE DE CRISTO”(1 Cor. 2: 16), precisamos fazê-lo “expulsando demônios”, isto é, destruindo as INVERDADES a nós sugeridas pela “mente carnal”, a começar do reconhecimento de que “MENTE CARNAL É NADA”! Que é a “mente carnal”? UMA FALSA CRENÇA COLETIVA QUE INDUZ À ACEITAÇÃO ABSURDA DE QUE DEUS NÃO É A MENTE ÚNICA!
Não há nem poderia haver “mediadores” entre DEUS E VOCÊ! Assim, na “Prática do Silêncio”, parta da Verdade de que, como DEUS É TUDO, UNICAMENTE DEUS ESTÁ PRESENTE COMO O SER QUE ESTÁ SENDO VOCÊ! É ESTA A VERDADE ABSOLUTA! NÃO FAÇA PRECES E MEDITAÇÕES DUALISTAS, QUE ENDOSSEM E PRESERVEM MENTIRAS!
-A Bíblia diz que “Jesus Cristo é mediador entre Deus e homens” – sempre assim me disseram. E sempre assim respondi: “ISTO JAMAIS FOI DITO POR ELE!” A oração de Jesus foi para que “sejamos um com Deus, iguais a ele”(João 17: 22).
Este é o tipo de problema trazido por “pregações dualistas”, que, por nos “julgarem pela carne”, dizem que “há mediação” entre “Deus e homem”! NÃO EXISTE DEUS E HOMEM!Deus é TUDO! Deus é ESPÍRITO! O ESPÍRITO DE DEUS SE MANIFESTA COMO HOMEM REAL! QUALQUER NEGAÇÃO DESTE FATO ETERNO É ILUSÃO!
Também é ILUSÃO a “crença em mediunidade”, um DESVIO sem tamanho, que endossa a ilusória “mente carnal” como sendo “NOSSA MENTE” , E, PIOR, SENDO QUEM SOMOS!
Certa vez, perguntei a um espírita o motivo que o levava a “consultar médiuns”; ele assim me respondeu: “A mediunidade possibilita nosso contato com “espíritos superiores”, que, dessa forma, podem passar-nos ensinamentos elevados!”. Eu disse a ele: “NÃO HÁ ESPÍRITO MAIS ELEVADO DO QUE O SEU! OCORRE QUE VOCÊ CONFUNDE ESPÍRITO COM “MENTE CARNAL”, E SE IDENTIFICA COM ELA! UNICAMENTE DEUS É O NOSSO ESPÍRITO!”.
A Bíblia diz: “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós”? (I Cor.3: 16). Por isso há a recomendação bíblica: “Glorificai a Deus no VOSSO CORPO e no VOSSO ESPÍRITO, os quais pertencem a DEUS” (I Cor. 6: 20)
É EVIDENTE QUE A MAIORIA NÃO SABE DISSO! RAZÃO PELA QUAL NEGA A SABEDORIA DIVINA EM SI MESMA, E INDO BUSCÁ-LA EM SUPOSTOS “MÉDIUNS”!
JAMAIS SE DESVIE DA VERDADE ABSOLUTA: SOMENTE DEUS É REALIDADE! NÃO HÁ MEDIADORES NEM MÉDIUNS!
“ORA A TEU PAI”, DISSE JESUS, QUE VENDO EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ(Mt. 6: 6).
De várias maneiras a aparente desarmonia pode parecer invadir nossa Consciência, quando saímos para nossas atividades diárias. Estas aparências podem certamente parecer interromper nossa percepção da Verdade que conhecemos e que sabemos ser o nosso Eu ilimitado. Apenas alguns exemplos serão suficientes para ilustrar nosso ponto em questão. Talvez alguém em nosso serviço ou local de trabalho aparente ser muito hostil, irritante, agressivo, invejoso ou dominador. Às vezes parece ser quase impossível conservarmos nossa clara percepção de ser o Amor que nós somos. Talvez possa haver alguém no lar que aparentemente manifeste características de desamor e egoísmo. Poderá parecer que um membro da família seja um alcoólatra ou esteja preso a alguma outra forma do chamado cativeiro humano. Talvez pareça que todos os nossos esforços para ver a perfeição como a única Presença tenham se mostrado infrutíferos. E então nos perguntamos: “Que fazer?”
Em tais situações, você nada pode fazer. Mesmo que lhe fosse possível reformar um suposto indivíduo imperfeito, tentando e se esforçando, ele ou ela acabaria por retornar à aparente dificuldade, de uma forma ou de outra. Entretanto, é desnecessário prosseguir encarando estas aparências de egoísmo, fraqueza ou algo semelhante. Passemos a perceber de que maneira ficaremos totalmente imunes a toda aparência dessa natureza, e como a aparência irá desaparecer em sua completa “nulidade”. Desta forma, alguém que parecia prejudicial poderá também ser ajudado, mesmo que ele ou ela nem desconfie de onde procedeu a ajuda.
A Consciência que você é – conhecendo o que você é, e sendo aquilo que você conhece – é sua imunidade relativa a qualquer aparência do mal. Vamos verificar como esta percepção se manifesta como a harmonia completa em e como o seu trabalho, seu local de serviço, seu lar, etc. Pergunte ao seu Eu: “Que sou eu? Estou eu consciente de egoísmo, egotismo, desonestidade, alcoolismo, ou de qualquer das chamadas características negativas da personalidade humana? Se eu estivesse consciente de tais falsidades, não deveria estar consciente de ser essas próprias aparências falaciosas?” Quando estas perguntas forem expostas, imediatamente você se conscientizará das seguintes Verdades: “EU SEI QUE A CONSCIÊNCIA QUE EU SOU NÃO É NENHUMA DESTAS FALÁCIAS. EU SEI O QUE SOU! SOMENTE AQUILO QUE EU CONHEÇO, EU SOU! SOMENTE AQUILO QUE EU SEI QUE MEU SER É, PODE EVENTUALMENTE EXISTIR EM E COMO MINHA EXPERIÊNCIA DIÁRIA. Isto não passa de um outro modo de dizer: “Minha Consciência é o meu Universo, e meu Universo é a minha Consciência”.
Você sabe que inexiste qualquer suposta identidade egoísta e manhosa presente como a Consciência que VOCÊ É. Portanto, nenhuma suposta mente com tal característica encontra-se presente em ou como o seu Universo ou sua experiência diária. Você sabe que inexiste uma pequena mente egotista se exibindo por aqui como a Mente que VOCÊ É; assim, não há mente alguma dessa natureza presente ou ativa em ou como a sua experiência cotidiana. Você sabe que a Consciência que VOCÊ É, não tem consciência de ser odiosa, avarenta, aversa, teimosa, ou alguma outra dessas falácias. Portanto, nenhuma dessas aparentes características poderia estar presente ou ativa em ou como sua Existência.
Como você pode saber que nenhuma destas falácias está presente em ou como a Consciência que VOCÊ É? Amado, mal algum pode estar presente em ou como a sua Consciência – que é o seu Universo – porque VOCÊ SABE O QUE VOCÊ É, E O QUE VOCÊ CONHECE, VOCÊ É. Você é o Amor irrestrito, vivo, onipresente e onipotente, e VOCÊ SABE O QUE VOCÊ É. Esta será a sua resposta a cada suposta aparência de algo que iria tentá-lo – caso pudesse – a aceitar e a parecer experienciar a desarmonia. O Amor irrestrito, vivo, onipresente, onipotente, é a sua imunidade, e VOCÊ É ESTE AMOR.
Para a humanidade, estar suprido, financeiramente falando, significa alguém estar de posse de muito dinheiro, aplicações, bens, imóveis, joias, etc.. Partindo deste referencial, que é sempre limitado ou finito, por mais que alguém se julgue muito rico, se comparado com o que nos está agora disponível a todos, como “herança divina”, sua riqueza será o mesmo que nada!
Todo Filho de Deus é Deus identificado como indivíduo; assim, a expressão “herdeiro de Deus” tem o sentido de “unidade”, Pai e Filho são um, e quando este reconhecimento é feito, desaparece a CRENÇA de que somos “humanos apartados de Deus”, graças a estas dedicadas e assíduas contemplações da Verdade Absoluta.
DEUS É A FONTE ÚNICA DE SUPRIMENTO! Em vista disso, cada um deve habituar-se a “ver-se suprido”, por ser UM COM A FONTE! Aqui e agora, todos estamos ligados à Fonte divina de Suprimento, e este Suprimento é a Substância espiritual que, ininterruptamente, é “jorrada de Pai para Filho”!
A maioria das pessoas, em vez de se ocupar no reconhecimento desta Verdade, mede o que possui acreditando em “aparências ilusórias”, pondo toda a atenção no insubstancial “mundo do pai da mentira”, acreditando ser ele um mundo real! Desse modo, vive avaliando o montante que traz nos bolsos, em aplicações bancárias, na suposta matéria! PORÉM, NÃO EXISTE MATÉRIA!
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mt. 6: 19).
O suposto “suprimento material” é “sombra” do real Suprimento, a divina Substância espiritual, que acumulamos através de orações e contemplações científicas, que são o “reconhecimento pleno” de que “DEUS FAZ JORRAR, A CADA FILHO, SUA INFINITA SUBSTÂNCIA AUTOSSUPRIDA!
Aquele convicto desta Verdade não ficará “acumulando sombra” nem “reclamando de falta dela”! ESTARÁ RECONHECENDO A SUBSTÂNCIA SUPRIDORA ONIPRESENTE, E, A SUA “SOMBRA” SE PROJETARÁ VISIVELMENTE.
Feche os olhos para “mundo da matéria”, assuma ter a Mente de Cristo, una com o Pai, e perceba o FLUIR LIVRE DA SUBSTÂNCIA DIVINA, DE PAI PARA FILHO, SEMPRE JORRANDO INVISIVELMENTE EM SEU PRÓPRIO SER.
“Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam (Mt. 6: 20).
A Substância divina é “ajuntada” através de nosso consciente “recebimento” dela em nossa “comunhão com Deus”. É quando recebemos, também, intuições, ideias ou inspirações sobre o que fazer e como fazer, e estas ideias devem ser postas imediatamente em prática, o que significa estarmos de olho na Oniação divina, e, como sombra, estarmos “agindo pelo não agir”.
É dessa forma que o Suprimento invisível se mostra como “sombra visível”,isto é, como “aparência de suprimento” deste mundo!
“Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?
Isaías 2: 22
A “aparência” de “homem carnal” é a ILUSÃO a ser desacreditada, para que o que somos, segundo a concepção de Deus, possa “vir à luz”. Não há como associar o Cristo que somos com a “aparência” de “humano nascido”!
Todos os supostos problemas, defeitos ou enfermidades que a mente humana faz vincular com “seres humanos” são ILUSÓRIOS! Não poderiam ser reais, pois DEUS, A PERFEIÇÃO, É TUDO! Mas a Verdade se mostra tão absurda, para o entendimento humano, que a humanidade nem dela toma conhecimento, considerando o ilusório “mundo terreno” como seu Universo, e considerando uma “imagem hipnótica”, com cabeça, tronco e membros, como seu corpo!
Isaías assim disse: “Deixai-vos do homem cujo fólego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?” (Isaías 2: 22). Havia conhecido a Verdade, e percebido que a Verdade é, de fato, a Verdade! Havia percebido que SOMOS ETERNOS DEUSES, E NÃO CARNAIS TEMPORAIS! E havia percebido que “carnais” são “imagens falsas”, enquanto TODOS JÁ SOMOS “IMAGENS VERDADEIRAS”!
Estas experiências ou descobertas foram anunciadas para que todos os demais, iludidos pelas CRENÇAS contrárias à Verdade, pudessem se libertar de mero HIPNOTISMO COLETIVO, e, igualmente, pudessem viver a Vida verdadeira, tal como concebida pela divina Inteligência infinita, e que é, constantemente, o Cristo em todos.
A cegueira do mundo iludido se estendeu aos ensinos religiosos, que, em vez de entenderem as revelações como anúncios da percepção do Cristo em todos, difundiram a CRENÇA de que eram “profecias” referentes à “vinda de Jesus”. A revelação de Isaías é dirigida a todos: DEIXAI-VOS DO HOMEM CUJO FÔLEGO ESTÁ NAS SUAS NARINAS!Nunca as revelações estiveram sendo restritas à vinda de um Salvador externo!
Isaías sabia que o Cristo constituía a VERDADE SOBRE TODO FILHO DE DEUS, e, como Jesus, Paulo, e tantos outros, expunha a RENÚNCIA ao suposto “eu nascido”, que aparentemente se mantinha vivo graças ao ar que respirava! Sabia que todo o “cenário hipnótico”, como mágica, sumiria de vista, tão logo este suposto ser DESPERTASSE E SE VISSE SENDO DEUS!
As Escrituras apresentam muitas outras revelações semelhantes à de Isaías, como, por exemplo, a de Jeremias, que disse: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor” (Jer. 17:5).
Portanto, em suas “contemplações da Verdade”, acate o que é a Verdade, reconhecendo que DEUS É TUDO, E QUE SOMOS TODOS “DEUSES”, POR ESTARMOS EXPRESSANDO O DEUS INFINITO COMO “SERES INDIVIDUAIS”!
Quando a Bíblia revela que “sem o Verbo”, NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ, declara a nossa real natureza como divina e absoluta, ou seja, O QUE SOMOS, É O QUE DEUS É, e afora esta Verdade, nada há que nos seja acrescentado ou tirado. É nesta compreensão que a ILUSÃO é entendida como ILUSÃO, e não como “algo” que se agregou a nós!
Cada Filho de Deus tem de ASSUMIR A VERDADE ABSOLUTA, deixando realmente de ser tapeado pela ILUSÃO, e pelas doutrinas e ensinamentos ILUSÓRIOS, que pregam a existência de matéria e de seres carnais nascidos!
Não há “matéria” em parte alguma da Onipresença, que é Espírito! Não há nascimentos nem mortes! Há UNICAMENTE o Verbo divino Se expressando como Unidade Perfeita Onipresente!
O “Eu ÚNICO” aparece como o Cristo de cada um de nós! Quando Paulo revelou que “Cristo é tudo em todos”, assim anunciou para que nos reconhecêssemos como o VERBO DIVINO, e jamais como “carnais ilusórios”.
Enquanto a humanidade não entender que A VERDADE É DEUS SENDO TUDO, insistindo em fazer identificação com “mente ilusória”, com seu mundo do “pai da mentira”, e suas crenças e conceitos vãos, e enquanto os propagadores da Verdade a ficarem ocultando, pregando as mentiras de “evolução”, de “estágios de consciência”, e de “existência do tempo”, ligando cada CRISTO a irreais “seres nascidos”, a ILUSÃO estará sendo honrada, e DEUS estará sendo desonrado!
Você não honra a Deus se achando “carnal devoto” que “crê em Deus”! VOCÊ SOMENTE HONRA A DEUS MEDIANTE O “JULGAMENTO JUSTO”, QUE É ACEITAR, PERCEBER E RECONHECER A AÇÃO DIVINA DE SE MANIFESTAR COMO O CRISTO QUE VOCÊ É!
Deus é tudo COMO tudo! Tudo que Deus faz é PERMANENTE! Tudo que não é permanente é ILUSÃO! Tudo que é ILUSÃO é NADA!
O ensinamento absoluto nos conduz ao direto reconhecimento da Verdade, sem rodeios e sem desvios, ou seja, VOCÊ É O VERBO DO DEUS VIVO! VOCÊ JAMAIS FOI UM SER HUMANO OU “NASCIDO DA CARNE”! Sua IDENTIDADE é sempre LUZ, e nunca SOMBRA! SEM O VERBO, NADA FOI FEITO! COM MATÉRIA, NADA FOI FEITO!
O VERBO É DEUS, É LUZ, É TUDO, E É VOCÊ! CONTEMPLE DIRETAMENTE ESTAS VERDADES!
“Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.
Col. 3: 9
Muitas pessoas deixam de vivenciar as revelações absolutas por acreditarem que estes ensinamentos são destinados a “transformar”, passo a passo, supostos seres carnais em seres espirituais. Quem acreditaria que um escafandrista fosse capaz de “transformar-se” em ser humano? Ou que seu escafandro “um dia” chegaria a ser quem ele “almejasse ser”? Ninguém, certamente!
Até hoje a humanidade nada entendeu da citação de Paulo, que ensina a todos “a se despir do velho homem e seus feitos”, para experienciarem a glória da real identidade de si mesmos: o Cristo! Ouvem-se ensinamentos falando em evolução, livre-arbítrio, “reformas interiores”, “estágios de consciência, ouvem-se as falas de que “um dia chegarão lá”, e, desse modo, encontramos a humanidade como se fosse constituída de escafandristas, com total atenção dada ao suposto “escafandro carnal nascido”, sem qualquer “percepção” de não ser ele e nem fazendo parte dele!
“Despir-se do velho homem” não significa evoluí-lo, melhorá-lo ou “torná-lo” Deus! Sempre que esta CRENÇA FALSA estiver sendo “praticada”, alguém estará se achando um “escafandrista” e, acreditando “ser o escafandro”! Não há inverdade maior do que alguém se considerar “corpo carnal”, crendo que esta ILUSÃO constitua a sua verdadeira identidade, e viver achando que “melhorá-lo” é cumprir seu papel na vida!
VOCÊ CUMPRE O SEU PAPEL NA VIDA DE UMA ÚNICA FORMA: ACEITANDO, RECONHECENDO E CONTEMPLANDO A VERDADE ABSOLUTA DE QUE VOCÊ É DEUS, ESPÍRITO, CUMPRINDO O PAPEL DELE DE SER SUA IDENTIDADE, SUA TOTALIDADE, SUA EXISTÊNCIA PLENA EM SEU PRÓPRIO REINO! QUANDO? NESTE EXATO AGORA!
“Despir-se do velho homem” significa libertar-se da CRENÇA COLETIVA, que entende o SER QUE SOMOS como “escafandro de carne e osso”! LIVRE-SE DESTA CRENDICE INSANA, E JULGUE-SE SEGUNDO “JUÍZO JUSTO”, HONRANDO A SI MESMO COMO HONRA O PAI!ESTE É O ENFOQUE ABSOLUTO DA VERDADE!
O enfoque absoluto foi o empregado por Jesus, tanto no reconhecimento de si mesmo como no reconhecimento de todos os demais! “Sois DEUSES”! “Sois LUZ DO MUNDO”! Não veio pregar “reforma de escafandros”, mas ANUNCIAR A VERDADE DE QUE DEUS É TUDO! A TOTALIDADE DO SER QUE SOMOS!
Faça as suas “contemplações da Verdade” de forma correta! CONTEMPLE A DEUS CUMPRINDO O SEU PAPEL DIVINO DE SER TUDO, E NESTA SUA TOTALIDADE, ESTAR SENDO QUEM VOCÊ É! DEUS NÃO VAI “SER VOCÊ” EM ALGUM “AMANHÔ!
Caso Deus não estivesse sendo VOCÊ agora, Ele não seria você jamais! Por quê? PORQUE SOMENTE O AGORA É REAL!
SOMENTE ESTE AGORA É RECONHECIDO POR DEUS! E ELE O RECONHECE COMO TOTALIDADE PERFEITA, HARMONIOSA, AUTOSSUPRIDA E PERMANENTE!
ESTA É A VERDADE REVELADA! ESTA É A VERDADE QUE AGORA INCLUI VOCÊ! CONTEMPLE-A!
Se pelas ruas perguntarmos a alguém: “Você está vivo?”, talvez ele pense não ter entendido a pergunta e até peça que ela seja repetida! Por quê? Pela certeza de que “vida terrena” é vida! E esta ILUSÃO, já denunciada por todo revelador da Verdade, ainda não ecoou no seio da humanidade!
Buda disse o seguinte: “Não há conhecimento para aquele que não medita; não há meditação para aquele que não busca o conhecimento. Aquele em que habitam conhecimento e meditação, está perto do Nirvana”.
Este ensinamento de Buda revela a importância da meditação, não por ela mesma, mas como meio para que cada um desperte para a própria Vida, que é DEUS! O ensinamento absoluto tem por FOCO a identificação imediata e direta com a Verdade revelada, quando fazemos, de nossas “contemplações”, radicais momentos de total identificação com Deus ou com a Mente de Deus.
Unicamente Deus é Vida! Unicamente Deus é a nossa Vida! O suposto “rascunho de existência”, engendrado pela “mente carnal”, não contém Deus nem contém o Cristo que somos. Por isso Jesus foi claríssimo: “O Meu Reino não é deste mundo”! Como o Reino divino não é deste mundo, o que sobrou, para que este mundo fosse definido, foi a palavra ILUSÃO, no Budismo, e a expressão MUNDO DO PAI DA MENTIRA, no Cristianismo.
Apesar disso, só encontramos budistas falando do mundo e, da mesma forma, cristãos falando do mundo! Se isto for traduzido pelas definições, assim seria dito: só vemos budistas falando de ILUSÃO, e cristãos falando do “MUNDO DO PAI DA MENTIRA”! Eis por que Buda ressaltou que “não há meditação para aquele que não busca conhecimento”, ou seja, qualquer um que medite com o propósito apenas de meditar, não é meditante! NÃO BUSCA O CONHECIMENTO! Mas Buda disse antes: NÃO HÁ CONHECIMENTO PARA AQUELE QUE NÃO MEDITA!
A “meditação contemplativa”, indicada pelo enfoque absoluto, jamais prega a “meditação por ela mesma”; antes, indica o que Buda acentuou, revelando a importância e assiduidade das práticas contemplativas, mas deixando bem claro que o FOCO é a percepçãode que DEUS É O SER INDIVIDUAL QUE SOMOS!.
DEUS É TUDO, E DEUS É O SER QUE SOMOS! Medite para contemplar este FATO DO AGORA! PERCEBA A EXISTÊNCIA PARTINDO DO PONTO DE VISTA DA ONISCIÊNCIA!
Esta percepção revela sua VIDA REAL, ETERNA, VIVENDO NO “NIRVANA”, NO “REINO DE DEUS”!
É bem conhecida a maneira com que a suposta “mente humana” recebe tremendas revelações da Verdade, que é com a maior superficialidade possível de se constatar. Isto se explica pelo fato de ela não dispor de meios para perceber tais revelações! Seria comparável a um cego de nascença, recebendo a informação de que “há um enorme arco-íris” no céu; teria sido informado, porém, não poderia vivenciar o fato ali presente!
A Verdade contida em todas as Escrituras repete a revelação de Jesus, que explica a necessidade de renunciarmos à “mente cega”, para experienciarmos o que DEUS VÊ. Quando e de que modo isto se torna possível? Quando alguém não aborda o assunto como “possibilidade”, mas sim como FATO EVIDENCIADO, COM A IDENTIFICAÇÃO COM A MENTE QUE O ESTÁ PERCEBENDO: A “MENTE DE CRISTO”!
Um suposto “cego de nascença” não poderia ver o arco-íris visto pelos supostos humanos não cegos. Por quê? Pelo seguinte motivo: o cenário é inteiro uma ilusão! Tanto o que é visto por supostos seres humanos normais, como o que não pode ser visto pelos seres humanos cegos, é um SONHO COLETIVO! Que é a Verdade? É O FATO PERMANENTE, SEMPRE REVELADO PELO ENSINAMENTO ABSOLUTO: DEUS É TUDO COMO TUDO! “VER” SIGNIFICA ESTAR “VENDO O QUE DEUS VÊ”!
“Curar cego” é fazê-lo admitir, reconhecer e contemplar o FATO PERMANENTE de estar “SENDO DEUS”! Significa acatar a revelação de que DEUS É TUDO como válida, aqui e agora, para SI PRÓPRIO!
Quando perguntaram a Jesus se o suposto “cego” a ele trazido era cego devido aos seus pecados ou aos pecados de seus pais, a resposta de Jesus foi: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas nasceu cego para manifestar a glória de Deus!”.
Que fez Jesus ao homem desejoso de se ver curado? VIU-O COMO VIA A SI MESMO: COMO A PRESENÇA DE DEUS! Jesus não pensou em fazer com que o suposto “cego” pudesse “se curar”, ou que “pudesse enxergar” como aqueles à volta dele “enxergavam”! VIU O CRISTO MANIFESTO COMO AQUELE SER! E ESTA CONTEMPLAÇÃO DA VERDADE DISSIPOU A ILUSÃO DE “VISÃO TEMPORAL E MUTÁVEL” QUE, RENDIDA, FEZ A GLÓRIA DE DEUS “VIR À LUZ”!
É comum alguém estudar a Verdade e se dedicar a enfrentar e vencer os aparentes “problemas da vida”, tais como eles se apresentam através da mente humana. VÁ MAIS A FUNDO! VÁ À MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS EM E COMO VOCÊ! VÁ DIRETO AO CRISTO ETERNO E PERFEITO!
LOUVE E GLORIFIQUE A DEUS EM SEU CORPO! ESTA É A FORMA CORRETA E ABSOLUTA DE “PRATICARMOS A VERDADE”!
Nota: Ao dizer: “Arrependei-vos, é chegado o Reino de Deus”, João Batista antevia o “despertar da humanidade” para a Verdade de que “vida humana é uma ilusão”, e que, em vista disso, “já vivemos em Deus, aqui e a gora”. Esta percepção é a porta que conduz a todos à Verdade do “Filho de Deus herdeiro de todas as riquezas celestiais”.
O primeiro passo é sabermos com clareza onde focalizar nossa atenção, ao buscarmos por suprimento. Em algum lugar? No mundo? Em pessoas? Em um Deus exterior? Nada disso fazia Jesus, e ele conseguia tudo de que necessitava na hora! Não deveríamos estudar sua vida para descobrir o segredo de sua convicção e sucesso? Jamais ele se voltava para alguém na expectativa de receber algo; dependia total e completamente DELE PRÓPRIO! Como e por quê?
Jesus era autossuficiente, por saber ser o Caminho e a Luz para si mesmo. Só dependia de Sua Mente onisciente; como Verdade, trazia em Si todo o Poder! ELE SE FAZIA DEUS! Seríamos diferentes dele? NÃO! “Sigam-me”, ordenou ele! Assim, o primeiro passo é aceitarmos esta nossa posição real, deixando que esta mesma Mente crística atenda às nossas necessidades.
Como ser humano, ou mortal, você não pode dizer que tem a Mente divina; deve, antes, assumir sua posição como sendo a Mente de Cristo, certa e absoluta. Tendo fé plena neste PODER INTERIOR, reconheça que a coisa necessária, um trabalho, por exemplo, surgirá FACILMENTE, RAPIDAMENTE E DE FORMA BEM-SUCEDIDA!
Afaste a atenção de pessoas, coisas, épocas e aparências. Dependa UNICAMENTE de você próprio, vendo-se como sendo o Caminho pelo qual a necessidade será suprida. Se, antes, sua fé estava num Deus exterior, confie, a partir de agora, com confiança total, no DEUS QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ! Assim, logo estará face a face com a solução almejada.”
Comumente, aquele que se vê “habitante do mundo” como ser carnal, temporal e mortal, quando se mostra fragilizado por estar aparentemente judiado e sofrido, em virtude dos aparentes “problemas de seu mundo”, ao se perceber diante da Verdade Absoluta, sente logo certo alívio, passa a se interessar por ela, mostra-se de “ouvidos abertos”, enfim, apresenta uma receptividade enorme à revelação de que DEUS É TUDO.
Em vista dessa receptividade, dedica-se às leituras e meditações recomendadas, e, como era de se esperar, a “vida sofrida”, que anteriormente vivia, começa a “entrar no eixo”, cumprindo o que disse Jesus: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.
O princípio que rege este acontecimento é o da Unidade Perfeita, ou seja, a “vida sofrida” se devia às ILUSÃO de “haver vida separada”, como um “ramo cortado da árvore”, que, perdendo a fonte de seiva que o nutria, simplesmente fica seco. Voltando ao Pai, a aparente “vida seca” volta a se mostrar “dando frutos”.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados” (João 16: 6).
Quando entendemos a Existência com a Mente de Cristo, percebemos ser ILUSÃO o aparente “corte do ramo da árvore”. As obras de Deus são permanentes, intocáveis, atemporais!Unicamente a ilusória “mente carnal” vê “ramos cortados das árvores, e secando”, como, da mesma forma, vê “Filhos de Deus” apartados de Deus, e sofrendo. Por isso, assim disse Jesus: “Aquele que permanecer em MIM – na Unidade Espiritual – conhecerá a Verdade, e a Verdade o libertará”.
É tudo muito simples, pois, o “desejável” já é Verdade consumada e permanente, enquanto as CRENÇAS de separatividade são inteiramente ilusórias.
O apóstolo Paulo assim disse: “Porque quando estou fraco, então sou forte” (2 Cor. 12:10) Por que disse ele isto? Como foi dito anteriormente, ao se sentir abatido, fragilizado e sofrido, isto é, “fraco”, a Verdade atrai o suposto ser humano, que a ela se torna receptivo; a esta entrega com receptividade, Paulo atribui o fato de “ser forte”.
Esta condição de fortaleza, sentida por alguém, após ter-se voltado à Verdade, receptivo à percepção do Fato eterno de “estar em Mim”como “ramo integrante da árvore”, precisa ser muito administrada, para que ninguém vacile e volte a ser hipnotizado pelas CRENÇAS, deixando de se identificar com DEUS para se julgar “FORTE COMO SER HUMANO”!
Aquele que assim se permitir “mesmerizar”, logo se verá atrás de “doutrinas várias e estranhas”, que lhe preservem o suposto “eu nascido”, enquanto a consciência de “estar em Mim”, aparentemente, dele fica distante de ser reconhecida e contemplada, enquanto a “mente carnal” o ilude, até fazendo-o crer que este “eu” ilusório esteja sendo seu “EU VERDADEIRO”!
São vários os casos que conheci, de pessoas que entraram em contato comigo envoltas nos aparentes problemas do mundo, e que, por se mostrarem abertas ao ensinamento absoluto, logo puderam recuperar o equilíbrio de uma vida normal e em “divina ordem”! Algumas continuaram a se dedicar às “contemplações absolutas”, e puderam se manter “em Mim”, na Consciência de estarem “formando” a Unidade divina! Entretanto, outras, quando se sentiram libertas, não tiveram o cuidado de se manter na REALIZAÇÃO DO CRISTO, voltando às “metas e objetivos do ego”, retornando às “tribulações do mundo”, e deixando de VIVER A GLÓRIA DO AGORA CONSUMADO!
“Disse Jesus: o céu e a terra se desenrolarão diante de vós, e quem vive do Vivente não verá a morte. Quem se acha a si mesmo, dele não é digno o mundo”.
Evangelho de Tomé
Como disse certa vez Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã,“a Verdade está revelada; basta ser praticada”. As mensagens do Facho de Luz existem para anunciar os princípios da Verdade, porém, são muito mais para servirem de motivação para que cada leitor pratique o que lê e estuda, e não somente fique nas leituras ou mesmo em mera concordância intelectual das mesmas.
“O céu e a terra se desenrolarão diante de vós, e quem vive do Vivente não verá a morte. Quem se acha a si mesmo, dele não é digno o mundo”, disse Jesus. Declara que as “imagens hipnóticas” desfilam e desfilarão à nossa frente, mas, QUEM VIVE DO VIVENTE NÃO VERÁ A MORTE! Quem seria “o que vive do Vivente”? CADA UM DE NÓS, QUANDO SE IDENTIFICA COM O CRISTO “OCULTO EM DEUS”, sem se identificar com sua “sombra fenomênica” se desenrolando diante de si.
Todos “vivem do Vivente”, que é Deus, a Vida única e onipresente; porém, aquele que se vê como carnal, com corpo “nascido”, deixa de reconhecer esta Verdade, por estar hipnoticamente submisso à crença material, que somente apresenta a ilusão de nascimentos e mortes!
QUEM VIVE DO VIVENTE NÃO VERÁ A MORTE! E, IGUALMENTE, NÃO SE VERÁ “NASCIDO”. ESTARÁ SENDO A VERDADE: DEUS IDENTIFICADO!
É indispensável disciplina e dedicação no reconhecimento e contemplação da Verdade revelada! Nada mais é tão importante!
“QUEM SE ACHA A SI MESMO, DELE NÃO É DIGNO O MUNDO”, disse Jesus. De um lado, isto significa que um “mundo do pai da mentira” nunca poderia ter a dignidade de ter por habitante um Filho de Deus; de outro lado, como “quem acha a si mesmo”, acha Deus; para ele, o suposto “mundo” deixa de “ser mundo”, por estar, a REAL NATUREZA DO UNIVERSO, sendo reconhecida!
Cabe, a cada um, “praticar a Verdade”, reconhecendo a SI MESMO como o Cristo, dotado de “Corpo Glorioso”, vivendo do Vivente, ou seja, como EMANAÇÃO DO DEUS INFINITO, NO REINO DADO POR DEUS COM AGRADO, E INTEGRALMENTE, PARA QUE VIVA PLENAMENTE, AQUI E AGORA!
A Verdade revelada não é referente a pessoas separadas e supostamente iluminadas. Deus é TUDO, e a real Existência é inteiramente iluminada, por ser o próprio Deus Se evidenciando como Unidade Perfeita. Portanto, unicamente Deus poderia estar manifestado, e é o que o ensinamento absoluto diz, quando prega a TOTALIDADE E UNICIDADE DE DEUS.
Em vista disso, nossas “contemplações da Verdade” devem partir do reconhecimento da UNIVERSALIDADE DA VERDADE, e esta “visão iluminada” deve vir de nossa aceitação imediata de que tal reconhecimento decorre de nossa IDENTIFICAÇÃO com a Mente de Deus, a Mente real do Cristo, que todos temos e somos.
Não há “segredos da Verdade” entre Filhos de Deus, que são todos, sem exceção, a Verdade em si.
Aquele que se vê como humano, que “teve lampejo da Verdade”, e que poderia manter esta experiência em segredo, JAMAIS EXISTIU! Não existe “mente humana” ou “mente pessoal”, a não ser como FALSA CRENÇA!
O que chamamos de “TROCA DE REFERENCIAL” é simplesmente reconhecermos a “Luz presente” no lugar da “escuridão”, reconhecer a Mente do Cristo no lugar da ilusória “mente humana”, e, em todo reconhecimento, deve haver a aceitação incondicional de que TODOS OS SERES JÁ SÃO ILUMINADOS,SEM JAMAIS RESTRINGIRMOS A VERDADE POR ENTENDÊ-LA COMO VÁLIDA SOMENTE PARA NÓS!
Pedro, julgando-se “conhecedor da Verdade”, isoladamente dos demais, disse a Jesus: “E deste, o que será?” . Que estava ele fazendo? “Julgando alguém pelas aparências”! Assim, Jesus a ele respondeu: “Se eu quero que ele fique até que EU venha, que te importa a ti? Segue-me tu”(João 20: 22).
Que estava Jesus dizendo a Pedro? O seguinte:
“FAÇA COMO EU, NÃO O JULGUE PELA CARNE! PERMANEÇA RECONHECENDO A ELE COMO O “EU” ÚNICO QUE SOMOS! NÃO SEJA MAIS UM A HIPNOTIZÁ-LO! NÃO SE DEIXE HIPNOTIZAR PARA DEIXAR DE VÊ-LO TAL COMO ELE JÁ É!”
Em resumo, o “EU VIRÁ AO OUTRO” QUANDO NÓS ASSIM O RECONHECERMOS!
A resposta dada a Pedro é a prática correta dos “princípios da Verdade”, quando admitimos, reconhecemos e contemplamos a Verdade de que DEUS ESTÁ SENDO TUDO E TODOS, AQUI E AGORA!
É nesta “Visão do Olho Simples” que, aparentemente, interagimos com o suposto “mundo de aparências”! Esta “interação aparente” precisa ser entendida como “sombra da Oniação”, que, para o mundo, parecerá que “estamos vivos na carne”, enquanto sabemos que nós, e todos os demais, estão vivos em Deus.
Não nos prendamos à CRENÇA de que a Verdade deve ser mantida em segredo. A aparente ação de propagação da Verdade será uma “sombra em ajustamentos”. “Agimos pelo não agir”, espontaneamente, seguindo os impulsos divinos, de forma que saibamos quando e como falar com alguém sobre a Verdade, e, igualmente, quando e como devemos nos calar. Se a alguns, Jesus disse: “Eu Sou a Verdade”, quando diante da pergunta feita por Pilatos, “Que é a Verdade”, ele permaneceu em silêncio! Há regra? Não! Há sujeição à Oniação, e à percepção do que ela inspira, para que, aparentemente, nos comuniquemos com os supostos “outros”.
A palavra “segredo” tem sua utilidade, neste estudo, mas não no tocante à Verdade, e sim à ILUSÃO. Quando as “aparências fraudulentas” tentarem nos hipnotizar, para que deixemos de reconhecer a Vida de Deus e o Templo de Deus que somos, devemos fazer “segredo” de suas sugestões, sem as ficarmos alardeando, espalhando mentiras aos quatro ventos, como, por exemplo, que “o vizinho é depressivo”, que “as costas estão doendo”, que “o filho está desempregado”, etc..
Fazer “segredo” das “sugestões hipnóticas” significa reconhecer a Verdade de que “este mundo é o mundo do pai da mentira”, enquanto, de fato, unicamente DEUS é Realidade, e SOMOS UM COM ELE!
O principal da revelação de que DEUS É TUDO, E NÃO “QUASE TUDO”, no que diretamente lhe diz respeito, é a Verdade de que DEUS É TUDO COMO VOCÊ! Ser FILHO DE DEUS quer dizer SER INDIVIDUALMENTE TUDO E SOMENTE O QUE DEUS É!
Toda a natureza do Pai INFINITO está presente no Filho INFINITO; caso contrário, não poderia ser verdadeira a afirmação “Eu e o Pai somos um”. VOCÊ, como FILHO , necessária e obrigatoriamente, É TUDO E SOMENTE O QUE DEUS É! Em outras palavras, DEUS É DEUS COMO VOCÊ, EVIDENCIANDO-SE COMO A LUZ CRÍSTICA QUE VOCÊ É, E QUE TODOS SÃO!
Esta Verdade não lhe é revelada para que VOCÊ dela faça “segredo”! Há autores e ensinamentos que pregam inverdades em nome da Verdade, dizendo que “não devemos pregar a Verdade abertamente”, para “qualquer pessoa”, ou em “qualquer situação”, pois correríamos o risco de sermos alvo de zombarias, de acharmos pessoas somente “atrás de pães e peixes”, ou pior, que poderíamos “perder a Verdade” a nós revelada! Não poderia haver absurdo maior. Primeiro, porque a Verdade que conhecemos não está na suposta “mente humana”, mas na Consciência iluminada que somos! Segundo, porque quanto mais a revelarmos, mais a expressaremos! Por isso, Jesus assim disse: “COLOCAI A VOSSA LUZ NO ALTO”!
A Verdade que conhecemos é a Verdade que SOMOS, e jamais o que a suposta “mente carnal” acredita “ter aprendido”. E é a Verdade que TODOS já são, razão pela qual, ao fazermos a sua propagação, não iremos “medir cristicidade” ou “interesse” de “sombras mortas” do irreal “mundo fenomênico”! Ficarmos calados seria acreditar na ILUSÃO, em “poder humano”!
DEUS É TUDO, E SOMOS A ONIPOTÊNCIA ATIVA, A UNIDADE PERFEITA, MESMO QUE “A APARÊNCIA FRAUDULENTA” SE MOSTRE COMO “ELEVADO RELIGIOSO” OU COMO “TRAFICANTE DE DROGAS”. NÃO NOS CALAREMOS DIANTE DE UM MÍSERO OU ILUSÓRIO “MUNDO DO PAI DA MENTIRA”!
“Ao que TEM, muito lhe será dado”, disse Jesus. Esta é a Lei cósmica! Aquele que TEM A VERDADE CONHECIDA deve anunciá-la a todos com quem venha a ter contato, sem “juízo pela carne”, mas na nítida percepção de que SOMENTE EXISTE DEUS! Portanto, não deve jamais assumir a atitude covarde de omiti-la, temendo “reações” ou “pedradas do mundo”! SÃO ILUSÓRIAS! São meramente a crença hipnótica querendo ter voz!
Jesus não fazia segredo da Verdade, nem quando recebia pedradas dos judeus! Que eram os judeus? ERAM “DEUSES”, para Jesus! E foi o que ele disse a eles!
Quanto mais alheio à Verdade e quanto mais alguém se mostre “desinteressado por ela”, MAIS É NOSSA OBRIGAÇÃO DE TRANSCENDER ESTA IMAGEM FALSA PELA ADMISSÃO DA VERDADEIRA!
O Cristo é “tudo em todos”, e não somente em nós! Um famoso arrombador de cofres, preso nos Estados Unidos, Starr Daily, era judiado e castigado pelo carcereiro de seu setor; assim, vivia sendo maltratado e vivia odiando aquele carcereiro. Um dia, porém, viu a presença de Jesus em sua cela, sentiu o profundo Amor divino, e todo o seu ódio teve fim! Passou a ler as Escrituras e transmitir a Verdade aos demais presos. Posteriormente escreveu um livro, intitulado “O Amor é mais forte do que o castigo”!
Numa das firmas de engenharia em que fui trabalhar, quando nela entrei, ao ver discussões, alguém reclamando de problemas de saúde, ou de outra natureza, eu me dirigia à pessoa e lhe passava os ensinamentos. De início, ninguém se mostrava interessado nem dava crédito, e muitos até brincavam comigo, chamando-me de “pastor”. Eu sempre explicava: o que eu falo é Ciência espiritual e não religião! Com o passar dos meses, observaram que sempre aparecia alguém com problemas de saúde e de todo tipo, menos eu, e começaram a desconfiar que havia mesmo alguma Verdade no que lhes dizia! A partir de então, sempre eu estava visitando um deles, pois me convidavam para almoçar ou jantar na casa deles, PARA LHES EXPLICAR MELHOR O ENSINAMENTO!
Seja uma “aparência” mostrando-nos alguém muito interessado, ou pouco interessado na Verdade, a “aparência é ilusória”: DEUS É TUDO! De nossa parte, deve sempre ser feito o “juízo justo”, ou seja, “honrarmos cada Filho como honramos o Pai”. TODOS SÃO O FILHO! NENHUM É “APARÊNCIA ILUSÓRIA”!
Estando Jesus sendo apedrejado, fez a seguinte pergunta: “Por qual de minhas obras me apedrejais”: E os judeus responderam: “Não é pelas obras, mas pela blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus!” E Jesus, citando o Salmo 82, disse-lhes: “A vossa Lei não diz: ‘sois deuses’?, (e a Escritura não pode ser anulada”(João 10:34).
O sentido de “deuses”, portanto, está nítido e claro pelo emprego do termo por Jesus. Ele sabia que Deus é Tudo, e sabia que em Sua totalidade, era a Vida e a Luz dos homens, como João revela em seu Evangelho.
“Até quando julgareis injustamente e respeitarei a aparência das pessoas dos ímpios?” (Sl. 82: 2). O Salmo explica que quem estuda e conhece a Verdade são deuses, no exato sentido empregado por Jesus, isto é, mesmo aparentando ser “humano”, sabe que é Deus. Sua resposta cobrava dos judeus este respeito, mas eles agiam como ímpios, lançando sobre ele as pedras de sua ignorância.
Jesus não apenas se fazia Deus: sabia que era Deus! E empregou o plural para que os judeus também acordassem para a Verdade que desconheciam, e revelada em sua própria Escritura.
O Salmo 82 explica a obrigação que temos de “não julgar pelas aparências”. “Até quando julgareis injustamente e respeitarei a aparência das pessoas dos ímpios?” (Sl. 82) A palavra “ímpio” quer dizer “incrédulo”, “alguém que não vive segundo a Palavra da Verdade”. O Salmo explica que, caso assim enxergarmos os “ímpios”, estaremos iludidos pelas “aparências”, julgando injustamente.
“Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.Eles nada sabem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo” (Sl. : 3-6).
Ao mesmo tempo que “não julgamos os ímpios pelas aparências”, devemos ter olhos para livrar os “aflitos e necessitados” , tirando-os das aparentes mãos dos ímpios.
Aqueles que já tem o discernimento pela Consciência, e não pela suposta “mente humana”, andam na Luz, e mais ainda, têm o dever de ver “além das aparências”, com visão de compreender os que “nada sabem, nem entendem”! Andam nas “trevas” da visão material, sem noção alguma da Verdade de que “mundo terreno é ilusão”. Por isso é dito que “os fundamentos da terra vacilam”!
A justiça do mundo é vã! Por isso, Jesus disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”, e “todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.
O Salmo chama de “deuses” os já despertos, e chama de “filhos do Altíssimo” aqueles ainda identificados com “eu nascido”. Requer que os “despertos” os avaliem pelo “juízo justo”, como “filhos do Altíssimo”, e jamais como “ímpios”, que são meras “aparências fraudulentas”.
Somos uma UNIDADE ESPIRITUAL PERFEITA, e, caso a “dividíssemos” pelo “juízo segundo a carne”, acreditando em “deuses” e também em “ímpios”, estaríamos dando crédito à “mente em ilusão”, e maculando a percepção plena da Verdade.
O Salmo assim se encerra: “Todavia, como homens morrereis, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois te pertencem todas as nações”. Deus é chamado para mostrar-se evidenciado, e, com Sua Mente sendo a nossa, a “terra é julgada”, isto é, reinterpretada corretamente, vista e discernida como o Reino perfeito do Absoluto!
Toda Verdade revelada é Fato eterno, sem começo, mudança ou fim! Quando Jesus nos advertiu para que “não chamássemos de pai a ninguém na terra”, explicava que “um só é o nosso Pai, o qual está nos céus”. Eliminava a raiz da CRENÇA ILUSÓRIA de que somos “seres humanos”.
NOSSO PAI É DEUS! UMA INTELIGÊNCIA INFINITA ONIPRESENTE, QUE SE FAZ PRESENTE ESPIRITUALMENTE EM TODO O UNIVERSO, UNO COM TODAS AS SUAS OBRAS PERMANENTES!
Tão fundamental como importante, é reconhecermos esta Verdade de forma absoluta! E este reconhecimento requer o “despojamento do velho homem e seus feitos”, como disse Paulo! A humanidade sempre esteve frente a desvios sem fim desta Verdade tão pura e simples! DEUS É NOSSO PAI POR EMANAR DE SEU VERBO A EXISTÊNCIA ONIPRESENTE, QUE É ESPIRITUAL E AUTOSSUPRIDA!
“Quem crê no FILHO”, disse João, “tem em SI MESMO o testemunho da Vida eterna”. Este “EM SI MESMO” refere-se à Conciência crística que somos, que é a Consciência única do Pai reconhecendo o Cristo que somos!
Há pessoas que dizem sentir dificuldade para “contemplar a Verdade Absoluta”; entretanto, é o que há de mais fácil, pois, como disse Jesus, “O PAI FAZ AS OBRAS”! Mas primeiro, devemos entender que “as obras de Deus são permanentes”, e não “milagres terrenos”! NÃO EXISTE LUGAR MATERIAL EM QUE POSSA HAVER MILAGRES! DEUS É ESPÍRITO, E DEUS É TUDO!
Se as pessoas tivessem “se despojado do velho homem e seus feitos”, estaria extinto o “ser que vê milagres”! O MILAGRE É DEUS SENDO TUDO! O MILAGRE É DEUS EMANANDO DE SI MESMO O CRISTO QUE VOCÊ É! São estas percepções que Jesus queria que tivéssemos, ao revelar que “UM SÓ É O NOSSO PAI”!
Os desvios para “doutrinas várias e estranhas” fazem a humanidade se considerar com “pai na terra”! Esta aceitação é a raiz do “sonho de Adão”, vendo-se “expulso do Paraíso”! Tais ensinamentos são tão pegajosos, que, se passarmos a Verdade Absoluta a seus seguidores, na maioria da vezes só a escutarão por educação, achando tudo um tremendo absurdo. Quem já ouviu religiosos ensinarem que “não temos pai na terra”? Também eles acreditam ter!
“Cego guiando cego, cairão os dois na cova”, disse Jesus. Passou-nos a revelação completa sobre quem somos e sobre onde estamos!
DEUS É TUDO, E DELE EMANA QUEM SOMOS! E ESTA EMANAÇÃO É CHAMADA “FILHO DE DEUS”, UM SER INDIVIDUAL ILUMINADO, ESPIRITUAL E PERFEITO, O CRISTO, QUE “EM DEUS VIVE, SE MOVIMENTA E TEM O SEU SER”, como disse o apóstolo Paulo.
O conhecimento da Verdade está no seu reconhecimento de que DEUS É SEU ÚNICO PAI, que O CRISTO é o FILHO QUE O PAI EMANA ININTERRUPTAMENTE PARA SER VOCÊ, E QUE “O REINO DE DEUS” É A ÚNICA EXISTÊNCIA REAL, INFINITA E ONIPRESENTE, SENDO, PORTANTO, O “LUGAR” EM QUE AGORA ESTAMOS!
Em algum momento, impossível de se precisar, o Corpo Eterno, o “Templo de Deus” que somos, deixa aparentemente de ser reconhecido em seu Referencial ETERNO, passando ilusoriamente ao irreal “referencial humano”, quando alguém passa a se identificar erroneamente com um “bebê nascido”. Esta CRENÇA fez o mundo enxergar um CRISTO EM MANJEDOURA, NASCIDO DE MARIA, e, além disso, leva a humanidade a comemorar efusiva e anualmente este suposto “evento”, só reconhecido pela “mente carnal”, chamada por Paulo de “morte, a inimizade contra Deus”.
Jamais Jesus aceitou “nascimento” e, portanto, “data de nascimento”! “Antes que Abraão existisse, EU SOU”, disse ele aos judeus que o viam pelo “referencial das trevas”. Quando Maria dele se aproximou, para avisá-lo de que havia acabado o vinho, nas Bodas de Caná, que lhe disse ele? “Mulher, que tenho EU a ver contigo”? Em toda a Bíblia, encontramos Jesus defendendo sua posição de “ser enviado pelo Pai”, e de “ser um com o Pai”, com o constante cuidado de jamais se associar com “este mundo” ou com “seres deste mundo”. SABIA QUE ESTE MUNDO É IRREAL! UM TROTE SATÂNICO, DEFINIDO POR ELE DA SEGUINTE FORMA: “O PRÍNCIPE DESTE MUNDO É O SATANÁS, O PAI DA MENTIRA!”
O ensinamento absoluto revela que DEUS É TUDO, E QUE O MUNDO FENOMÊNICO É PURA ILUSÃO! UNICAMENTE O QUE DEUS É, E O QUE DEUS FAZ, É REALIDADE! E ESTA REALIDADE É PERFEIÇÃO ABSOLUTA ONIPRESENTE! É BEM PERMANENTE!
Jesus chamava de “Satanás” a ilusória “mente carnal”, ao que, na Metafísica, é dado o nome de HIPNOTISMO DE MASSA! O importante é a compreensão e aceitação de que “este mundo é NADA”, por ser uma “hipnótica criação” da suposta “mente carnal”: O NADA!
UNICAMENTE DEUS É MENTE! UNICAMENTE DEUS É A NOSSA MENTE, NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA ILUMINADA!
Não precisamos ver “sumir” o que é NADA! Basta-nos reconhecê-lo como NADA e vivermos na TOTAL aceitação da Verdade de que DEUS É TUDO! Esta “permanência em MIM” – em DEUS MANIFESTO COMO O CRISTO QUE SOMOS – faz com que deixemos de “ENDOSSAR O HIPNOTISMO” – e esta atitude faz com que nos vejamos NA ONIAÇÃO, na UNIDADE PERFEITA, E NÃO NO MUNDO! PORTANTO, ASSIM RECONHEÇA O SEU CORPO:
MEU CORPO É MINHA CONSCIÊNCIA ILUMINADA SE EXPRESSANDO COMO CORPO ETERNO. A SUBSTÂNCIA DE MEU CORPO É DEUS. O MEU CORPO É “TEMPLO DE DEUS”! ESTA É A REALIDADE ETERNA DE MEU CORPO ILUMINADO!
Nosso Corpo é a Consciência iluminada manifesta como Corpo! Todas as Formas conscienciais, absolutas, são perfeitas e eternas! E SÃO PERMANENTES! ASSIM COMO DEUS É, TODAS AS FORMAS REAIS SE INCLUEM NESTA “SEIDADE DE DEUS”. Por isso, Paulo disse que “SOMOS O CRISTO OCULTO EM DEUS”!
Jamais acredite em “corpo nascido”! Jamais acredite em “corpo carnal”! FAÇA SUA IDENTIFICAÇÃO DO CORPO COM DEUS, COM O “TEMPLO DE DEUS” QUE VOCÊ É! DESSE MODO, O “HIPNOTISMO DE MASSA” , que o poderia iludir com um CORPO IRREAL, deixará de fazê-lo. E PARA VOCÊ, BRILHARÁ O SEU CORPO ETERNO, RESPLANDECENTE E PERFEITO, EM SUA GLÓRIA DIVINA E PERMANENTE!
O cuidado a ser tomado, quando partimos da Verdade de que DEUS É TUDO, INCLUSIVE O SER QUE SOMOS, é estarmos conscientes de que NÃO HÁ REALIDADE EM EXISTÊNCIA MATERIAL, isto é, O SUPOSTO “EU NASCIDO” JAMAIS EXISTIU!
Aceitar a realidade do ilusório “eu nascido” significa desconsiderar a “pedra angular” do ensinamento absoluto, que revela a IRREALIDADE DE NASCIMENTOS HUMANOS! Pode a “mente carnal” afirmar que há “pessoas nascendo”, pode ela apresentar “quadros mentais” expondo “cenas de nascimento”, pode ela aparentar fazer o que for, para nos iludir com esta CRENÇA FALSA, que a Verdade permanece intocável: FILHOS DE DEUS SÃO DEUS! NÃO HÁ DEUS ALGUM NASCENDO NEM NASCIDO!
“Não chameis de pai a ninguém da terra”, disse Jesus, “porque UM SÓ é o Vosso Pai, o qual está nos céus” (Mt. 23: 9).
Toda relutância de alguém, quanto a aceitar esta Verdade Absoluta sem restrições ou reservas, parte da “mente em ilusão”. Assim, o que deve ser reconhecido, e taxativamente, é a Verdade de que, como DEUS É TUDO, unicamente a MENTE DIVINA É REALIDADE ONIPRESENTE E PERMANENTE. Somente DEUS sabe que “nascimentos e mortes” são ficções, e este “conhecimento divino” não aceita a CRENÇA DE NASCIMENTOS para “desmenti-la”! A MENTE DIVINA NÃO RETÉM CRENÇAS HUMANAS! UNICAMENTE RECONHECE A SI MESMA COMO ÚNICA, COMO PERFEIÇÃO EM MANIFESTAÇÃO, COMO VERDADE EVIDENCIADA!
Quando aceitamos que “TEMOS A MENTE DE CRISTO”, ACEITAMOS QUE “NÃO TEMOS NEM TIVEMOS PAIS NA TERRA”! A MENTE DE CRISTO, EM NÓS, É A MESMA MENTE DE CRISTO EM JESUS! POR QUÊ? PORQUE DEUS É MENTE ÚNICA, E, QUANDO DAMOS A ELA O NOME DE “MENTE DE CRISTO”, APENAS A IDENTIFICAMOS COMO “DEUS INDIVIDUALIZADO”, QUE É DEUS SENDO O CRISTO EM TODOS.
A falsa CRENÇA de que “somos carnais nascidos”, ou “espíritos encarnados”, precisa ser derrubada pela raiz, com “machadadas dadas à raiz da árvore”! ESTA ÁRVORE É A CRENÇA NA “MATÉRIA”! “DEUS É ESPÍRITO”, disse Jesus, “E IMPORTA QUE SEJA ADORADO EM ESPÍRITO E EM VERDADE”!
Faça, portanto, as suas”contemplações da Verdade” aceitando incondicionalmente:
EU TENHO A MENTE DE CRISTO, A MENTE DIVINA QUE DESCONHECE “MATÉRIA”, E DESCONHECE “EU NASCIDO NA MATÉRIA”. “EU SOU AQUELE QUE SOU”! “DEUS IDENTIFICADO”! AQUI E AGORA!
“Conhecer a Verdade” significa “permanecer em Mim”, como disse Jesus: “Se permanecerdes em Mim, conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”. De quê seremos libertos? Da CRENÇA COLETIVA”, que não endossa a Verdade de que DEUS É TUDO!
A humanidade vive sob uma tensão ilusória, ora buscando se livrar de “aparências negativas”, ora temendo perder as “aparências positivas”! O “conhecimento da Verdade” remove o FOCO em “aparências”, por revelar a TOTALIDADE DE DEUS como o Universo espiritual iluminado e perfeitíssimo em que vivemos. “O Reino de Deus está entre vós”, disse Jesus, revelando que “aparências” são ilusões e não realidades!
O ensinamento absoluto e a Ciência Mental trabalham associadas, para que endossemos unicamente o que é real e permanente, ou seja, o Bem ABSOLUTO! O que SOMOS é o que as Escrituras revelam, e jamais o que diz a ilusória “mente carnal”! Se nos alinharmos com o que DEUS FAZ, que é SER PERFEIÇÃO CONSUMADA, não poderemos viver identificados com as “aparências mutáveis”, que são simplesmente “imagens hipnóticas” em mutação fictícia!
Buda explicava a natureza da ilusão através das “fases da lua”, chamando a atenção de todos para o seu formato permanente, apesar de suas “mudanças de aparências”, chamadas “lua nova”, “lua quarto crescente”, “lua cheia” e “lua quarto minguante”. Em nenhum momento nela teriam ocorrido “mudanças reais”!
Se alguém acreditasse que a lua se alterasse, sumisse do céu e, em dado momento, “surgisse novamente”, estaria com seu FOCO nas “aparências”! Mas caso acreditasse que seu formato fosse permanente, permanecendo no FOCO de que “as aparências” eram puramente “ilusórias mudanças”, sem poder algum para afetar a “lua real”, estaria mantendo o FOCO na imagem verdadeira da lua.
Este ensinamento de Buda prega a IMUTABILIDADE DO VERBO DIVINO como todas as Suas “OBRAS CONSUMADAS”!
A Bíblia relata diversos “milagres de Jesus”, que sempre maravilharam a humanidade. Porém, para Jesus, essa admiração era decepcionante! Queria revelar a VERDADE, e não “aparências alteradas”! QUERIA QUE A HUMANIDADE ENTENDESSE QUE TUDO É DEUS, PERFEIÇÃO, BEM PERMANENTE!, E NÃO QUE SE VISSEM MARAVILHADOS APENAS COM “APARÊNCIAS” DE DOENÇAS ALTERADAS PARA APARÊNCIAS DE SAÚDE!
Seu descontentamento, diante da cegueira coletiva, fez com que dissesse: “Se não credes em mim, crede ao menos nas minhas obras!”, ou, “Geração incrédula e perversa, sempre em busca de sinais”!
JESUS REVELAVA AO POVO A “NOVA JERUSALÉM” ETERNA, SEM CONFLITOS, SEM DORES, SEM NASCIMENTOS E MORTES”! Mas o povo só conseguia se maravilhar, vendo, por exemplo, um “paralítico” sair andando!
Até hoje a humanidade não se maravilha com a VERDADE REVELADA! Continua crendo em “aparências” e continua “ficando maravilhada” diante de suas mudanças de boas para más! NÃO RECONHECE A LUA SEM FASES! NÃO CONTEMPLA A SUA IMUTABILIDADE! CONTINUA SE MARAVILHANDO, VENDO “VOLTAR AO CÉU” A SUPOSTA “LUA CHEIA”!
“CONHECER A VERDADE” É VIVER TOMANDO POR FOCO O QUE “DEUS FAZ”– O QUE EM ECLESIASTES ESTÁ REVELADO:
“EU SEI QUE TUDO QUANTO DEUS FAZ DURARÁ ETERNAMENTE; NADA SE LHE DEVE ACRESCENTAR E NADA SE LHE DEVE TIRAR. E ISTO DEUS FAZ PARA QUE HAJA TEMOR DIANTE DELE”(Ecl. 3: 14).
Nada há, mais próximo de todos nós, senão a Presença de Deus. Isto porque Deus é TUDO e, portanto, constitui nossa Essência absoluta! Quanto mais alguém empreender esforços para “achar Deus”, “entrar em comunhão com Deus”, enfim, em acreditar ser “outro”, que não Deus, mais endossará a ilusão!
Um fato que muito me chamou a atenção foi o seguinte: tanto Masaharu Taniguchi como Marie S. Watts disseram que durante o dia, muitas vezes interrompiam seus afazeres e diziam: “Deus!”, ou seja, “Kami”, em japonês, e “God”, em inglês. Isto lhes bastava para que retornassem às suas atividades conscientes de serem Deus e não meros seres humanos! Ambos adotaram a mesma prática, por saberem que unicamente Deus existe e constitui a real identidade de todos.
O mundo nos chama pelo nome ilusório de “eu nascido”, mas é um “mundo do pai da mentira”! Se fosse um mundo verdadeiro, todos seríamos vistos por ele como “deuses”, que é a Verdade sobre quem somos! Esta errônea identificação com mortais atua como “hipnotismo”, que se repete dia a dia, continuamente, sem tréguas, fazendo que o Cristo que somos receba sem parar unicamente “nomes escritos na ilusão”:“Vocês viram se Nelson já chegou?”; “Por acaso o gerente daqui se chama Oliveira?”; “Você pode dar um recado meu ao Frederico?” – e por aí vai!
O TEMPO TODO ALGUÉM SE VÊ HIPNOTIZADO PELA CRENÇA EM “EU NASCIDO”!
Aos discípulos que se mostravam alegres, por subjugarem “demônios”, disse Jesus: “Alegrai-vos, não por isto, mas por terem vossos nomes escritos nos céus!”. ESTAVAM ALEGRES ENDOSSANDO ILUSÃO, EM VEZ DE ESTAREM TESTEMUNHANDO A ONIPRESENÇA DE DEUS, COM O NOME DE DEUS SENDO O DELES PRÓPRIOS E O NOME DAQUELES ILUSORIAMENTE INTERPRETADOS COMO “POSSUÍDOS POR DEMÔNIOS”!
DEUS É TUDO! DEUS É O ÚNICO NOME QUE HÁ! “EU SOU” É O NOME DE DEUS! “EU SOU” É O NOSSO NOME! “EU SOU” É O NOME DE TODOS COM QUEM CONVIVEMOS OU CONTATAMOS!
DEMÔNIOS SÃO A ILUSÃO, A ARCAICA FALSA CRENÇA DE QUE “HÁ OUTROS AO LADO DE MIM” – sejam “bons” ou sejam “maus”! QUANDO A VERDADE ABSOLUTA DO “NOME ÚNICO” É RECONHECIDA, UNICAMENTE DEUS É ENTENDIDO EM SUA TOTALIDADE E EM SUA ONIPRESENÇA! E É QUANDO NOS ALEGRAMOS POR RECONHECERMOS “NOSSO NOME ESCRITO NOS CÉUS”!
A aparente cena em que “espíritos se sujeitaram aos discípulos”, corretamente interpretada, era meramente um quadro hipnótico se rendendo às imagens verdadeiras,às “obras permanentes de Deus”, que sempre são a perfeição imaculada evidenciada constante e universalmente!
O entendimento de que unicamente DEUS É REALIDADE faz com que, ao pronunciarmos a palavra “Deus”, com o seu real e total significado, sintamos nossa eterna UNIDADE COM O TODO, que faz apagar a fantasiosa CRENÇA DUALISTA, e deixa aflorar o “EU SOU AQUELE QUE SOU”,O NOSSO NOME ETERNO, ACIMA DAS CRENÇAS NO BEM E NO MAL, QUE NOS IDENTIFICA COMO “DEUSES”.
“Por que me chamas bom?” – disse Jesus àquele que se dirigiu a ele chamando-o de “Bom Mestre”! E assim completou sua resposta, dizendo-lhe: “BOM SÓ HÁ UM, QUE É DEUS!”
Em outras palavras, estava revelando que UNICAMENTE A UNIDADE PERFEITA QUE SOMOS, É O QUE HÁ DE “BOM”: DEUS SENDO TUDO!
Pare por diversas vezes, durante o dia, e CHAME A SI MESMO PELO SEU NOME CELESTIAL E ETERNO: “DEUS”!
DEUS É TUDO é a Verdade Absoluta. É a única Verdade. É uma Verdade vitalmente viva, ativa e poderosa. Muitos estudantes confinam a Verdade numa cadeira preguiçosa ou numa prece fechada. Mas a Verdade (Deus) é ativa em toda parte – o tempo todo. Especificamente, a Verdade é ativa em e como a vida e as atividades da pessoa de negócios.
Se você opera ou administra um negócio, os fatos aqui apresentados provarão ser de extrema utilidade para manifestar paz, alegria, prosperidade e amor em e como seus empreendimentos. Se estiver pensando em iniciar um negócio, estes fatos, ativamente contemplados, eliminarão as dores de cabeça e frustrações que parecem perturbar a fase de implantação.
Leitor, leve em consideração o seguinte: DEUS, SENDO ATIVO, É O ÚNICO NEGÓCIO QUE HÁ. O fracasso de muitos negócios está diretamente ligado à falsa crença de que existe uma atividade pessoal, ou responsabilidade pessoal pela atividade. Quão pessoal é a atividade dos planetas, e dos sistemas de galáxias? Quão pessoal é a atividade das ondas dos oceanos? Quão pessoal é o florir de uma rosa? Isto é Deus sendo ativo, e esta atividade é bastante bem-sucedida. Somente um falso conceito de atividade pessoal resulta em fracasso. Você está, sem dúvida, questionando a afirmação de que não há atividade pessoal. Ao mesmo tempo, provavelmente tenha aceitado devotadamente que DEUS É TUDO. Pergunte-se: “Deus é uma pessoa?” Não. Portanto, não pode haver nenhuma atividade pessoal, e nenhum negócio pessoal.
Constantemente você tem contemplado o fato de que DEUS É TUDO. Você já contemplou o fato de que Deus é a atividade de “seu” negócio? Você já contemplou o fato de que Deus é o negócio em si? Seu negócio é realmente a Presença, Poder, Substância, Inteligência e Perfeição de Deus em movimento. Apenas uma contemplação meditativa deste fato já eliminará a ansiedade de “fazer acelerar” o seu negócio. Uma percepção e contemplação mais profundas deste fato provarão visivelmente sua veracidade como sucesso crescente sem esforços.
Retorne sua atenção à atividade dos planetas e galáxias (Deus em ocupação). Estas atividades vêm se mantendo há milênios. E, a atividade é uma atividade bem-sucedida. Considere este fato: EXISTE UMA ATIVIDADE – DEUS. Meça esta Verdade com os inúmeros aparentes negócios que fracassam a cada ano. Como Deus poderia ser tão bem-sucedido como uma atividade e ser tão mal-sucedido como outras atividades? A resposta é clara: O negócio de nossa galáxia, e de incontáveis outras, é indisputavelmente percebido e reconhecido por todos como sendo a atividade de “algum poder superior”, enquanto os donos de negócios se veem como atividade separada, costumeiramente chamada de “meu negócio”. Eis a razão da aparente divisão. Tudo é uma questão de percepção. Quando alguém ligado a negócios eleva em prece sua percepção para “ver” que existe um único negócio, inseparável e indivisível – Deus em ocupação – pode observar a evidência crescente desta Verdade em e como o “seu” negócio.
Recentemente, os cientistas têm informado que existem no mínimo várias outras centenas de galáxias do tamanho da nossa, exatamente agora. Por que elas têm sido descobertas? Porque nenhuma “outra” galáxia tentou usurpar o lugar e a posição de uma galáxia qualquer. (Saturno, por exemplo, não tentou usurpar a órbita de Urano). Em outras palavras, não tem havido competição entre os planetas e galáxias. Você deseja liquidar com seu negócio? Eis uma boa receita: Acredite na ideia de competição. Ela é uma boa garantia de fracasso e frustração. Existe Uma Única Atividade Ativa – Deus. Deus compete com Ele mesmo? Não. A noção de competitividade surge de toda ideia generalizada de não existir mercado suficiente para que se prossiga. Ela não está baseada num Deus que é infinito. Se você “possui” um negócio e é estudante da Verdade, deve contemplar diariamente a ideia da “infinitude”, até deixar de se envolver com a ideia de limitação e restrição.
Outra noção errada é a de que alguém possui um negócio semelhante ao seu. Isto não pode ser verdade. Há diferenças sutis inerentes a cada negócio. Anos atrás, na indústria de modas, havia duas agências: Ford e Zolie. As duas eram nomes famosos na Indústria. Contudo, não havia muita competição entre elas. Os modelos Ford eram para as beldades de “padrão-diário”; os da Zolie eram para as beldades exóticas. Onde hoje está a Igreja do Cristo Universal, existe uma Igreja Grega Ortodoxa, uma catedral episcopal nacionalmente famosa, uma Igreja Presbiteriana e uma Igreja Católica. Todas estão muito próximas entre si. Todas adoram a Deus e apresentam atividades similares; obviamente, não a mesma atividade nem a mesma mensagem. A ideia de competição entre as igrejas existe apenas numa imaginação temerosa.
Ninguém possui um negócio exatamente igual ao seu. Portanto, nenhum outro negócio consegue usurpar a posição e sucesso de seu negócio. Se a competição fosse possível, Deus estaria em conflito com Ele próprio.
Lembre-se: DEUS É A ÚNICA ATIVIDADE EM OCUPAÇÃO. Através deste artigo, usei com muita frequência o verbo “contemplar”, incentivando-o, leitor, a contemplar certos fatos básicos. O que lhe sugiro é que você simplesmente considere o que é Verdade. Nas horas de prece, considere atentamente o fato de que realmente existe uma só Presença, um só Poder e uma só Atividade – Deus. E então, considere o máximo que puder as implicações desta Verdade em você, que está orando, e, especificamente onde o “seu” negócio é conduzido.
Considere o fato de que, para o fracasso ocorrer, Deus teria de fracassar. A conscientização fará aflorar que o fracasso é impossível. Se o fracasso estivesse incluso no reino da verdadeira possibilidade, você provavelmente não estaria lendo este artigo, em absoluto. Uma contemplação desse tipo traz revelações mais profundas dos negócios de Deus. Além disso, ela elimina a ideia de fracasso. É a ideia de fracasso que parece acobertar a atividade bem-sucedida de Deus aparecendo como o seu negócio. Ela é o “vidro fosco” que aparenta ocultar o sucesso radiante que você é. Mas, isto é somente uma aparência – DEUS É TUDO.